Norberto Ortigara visita Irati para discutir melhorias na agricultura

Esther Kremer e Kauana Neitzel

Nesta terça-feira (18), o Secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, esteve presente em Irati para uma visita oficial com importantes ações voltadas para o desenvolvimento agrícola da região. Durante a estadia, o secretário entregou mudas de uvas do Programa Revitis para 15 famílias do município, com o objetivo de fomentar e revitalizar a viticultura paranaense, além de participar da palestra sobre a adesão ao SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte).


O recurso, no valor de R$ 300 mil, foi possível graças a iniciativa do Programa Revitis que busca estimular o cultivo de uvas no estado, incentivando os agricultores a investirem na produção vitivinícola. As mudas entregues proporcionarão às famílias a oportunidade de diversificar suas atividades agrícolas, impulsionando a economia local e fortalecendo a cadeia produtiva da uva.


Durante a entrega das mudas, o secretário Ortigara ressaltou a importância da agricultura familiar para o Paraná. “Estamos sempre empenhados em fortalecer a agricultura no Paraná, principalmente a agricultura familiar que é a mais complicada, pois é a mais carente, se assim podemos dizer. Falar sobre o fortalecimento da fruticultura é muito importante, a produção de uvas é um apelo que estamos fazendo, e estamos tentando dar toda a assistência necessária, pois 85% do Paraná é feito da agricultura familiar. Somos pequenos e fazemos muito”, disse.


O prefeito de Irati, Jorge Derbli, também esteve presente e comentou sobre o assunto, segundo ele “foram entregues 3.600 mudas de uvas para fortalecer a viticultura, além das mudas vão receber todo os equipamentos necessários para construir o seu parreiral. É um incentivo muito grande por parte da Secretaria Estadual de Agricultura, também da Prefeitura, algo que vai fortalecer muito a cidade de Irati e toda região”.

O secretário municipal de Agricultura, Raimundo Gnatkoski, o Mundio, explicou sobre a adesão ao programa Revitis. “Irati foi contemplado com este programa devido a nós termos várias produções, como o vinho, o suco de uva, como por exemplo a vinícola do Cosmos, e nós precisamos fortalecer esta produção e aumentar a oferta da fruta em Irati. São 15 famílias que receberam as mudas para começara a produzir a uva, então este é o objetivo, fazer este fomento”, disse.

O secretário entregou mudas de uvas do Programa Revitis para 15 famílias – Foto: Esther Kremer


ADESÃO AO SUSAF
No período da tarde, Norberto Ortigara participou de uma discussão sobre a inspeção sanitária de produtos de origem animal, com o objetivo de fortalecer a pequena indústria local. Durante o encontro, foi abordada a importância da adesão ao SUSAF, que permite a venda de produtos de origem animal para fora do município.


A adesão ao SUSAF é uma medida estratégica para impulsionar a economia e promover o crescimento dos pequenos produtores, permitindo-lhes alcançar novos mercados e ampliar suas oportunidades de negócio. O secretário reforçou o compromisso do governo estadual em simplificar os processos burocráticos e garantir a qualidade dos produtos oferecidos à população.

Mariza Koloda Henning, gerente de serviços de inspeção POA/GIPOA (Serviço de Inspeção de origem animal do Paraná), destacou durante a palestra como o selo pode beneficiar os produtores. “Hoje o produtor que tem o serviço de inspeção municipal pode comercializar apenas no âmbito do município. A partir do momento que ele tem o SUSAF ele consegue comercializar em todo o estado do Paraná. Ele pode estar passando do seu município pequenininho, com seus 10 mil habitantes, para uma perspectiva de comercializar para 11 milhões de consumidores”, explica.


O secretário de Agricultura Raimundo conta que Irati já está há cerca de três anos tentando obter o selo, “a cidade conta com trinta abatedouros e três empresas, sendo que estas três já mostraram interesse em pelo SUSAF, mas primeiro o município precisa receber este selo de inspeção, para então levar as empresas a obterem esta condição de comercialização. Irati já entrou com o processo há três anos, estamos dependendo de alguns ajustes em leis, é isso que está travando o processo. Mas estamos muito próximos de ter o selo no município”, completa.


PEDIDOS
Ainda, durante a visita de Ortigara, o secretário Raimundo aproveitou o momento para fazer alguns pedidos. Dentre eles, barracões para a ExpoIrati, em outubro, pois há diversos trabalhos com ovinocultura, caprinocultura, produção do leite, de gado de corte e existe a necessidade desta estrutura de barracões para auxiliar não apenas a ExpoIrati, mas outras futuras exposições.


Houve também, a solicitação de um veículo novo para dar suporte as equipes do SIM-SUSAF, assunto discutido no período da tarde. E, para finalizar, foram pedidos novos equipamentos para a cozinha da Cidade do Idoso, que poderá ser utilizada para outras atividades, como cursos na área da culinária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.