Notas informativas Prefeitura Municipal de Irati quarta-feira 19/08

Inscrições abertas para o curso de Gerontologia Social Estão abertas, até o dia 04 de setembro, as inscrições para o

Inscrições abertas para o curso de Gerontologia Social

Estão abertas, até o dia 04 de setembro, as inscrições para o curso “Complexidade das Fragilidades nas Velhices: Gerontologia Social e Atendimento Multiprofissional”.

O curso, que irá acontecer de forma remota, tem como objetivo geral desenvolver competências de profissionais sobre a complexidade do processo de envelhecimento, da longevidade e velhice, por meio de sensibilização e qualificação para melhor atendimento e enfrentamento da realidade imposta pelas pessoas idosas em situação de fragilidades.

As fichas devem ser retiradas na Secretaria de Assistência Social de Irati, à Rua Coronel Pires, 826, preenchidas e devolvidas no local. A iniciativa é uma parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e o Instituto Sedes Sapientiae, que irá gerar o canal para a transmissão do curso.

Pede-se que os interessados encaminhem a ficha de inscrição preenchida o quanto antes. Para mais informações, favor entrar em contato pelo telefone 3907 3104, falar com Denis. 

Conteúdo

O curso “Complexidade das Fragilidades nas Velhices: Gerontologia Social e Atendimento Multiprofissional” terá um total de 40 horas, começando em 15 de setembro e seguindo até 17 de novembro, sempre on-line, às terças-feiras, das 13 às 17h.

O conteúdo será composto pelos seguintes temas e respectivos explanadores.

15/09 e 22/09 – Envelhecimento e velhices na contemporaneidade – Beltrina Corte.

29/09 e 06/10 – Bioética, longevidade e envelhecimento – Ruth Lopes.

13/10 e 20/10 – Atenção multiprofissional ao idoso – Sérgio Paschoal.

27/10 e 03/11 – Atendimento gerontológico às velhices fragilizadas – Nadir Menezes.

10/11 e 17/11 – Serviços gerontológicos: planejamento, gestão, e ação sócio sanitária – Bernadete de Oliveira.

 

Páginas oficiais do município nas redes sociais estão fora do ar

Com a redação final da Emenda Constitucional nº 107 (disponível em: bit.ly/2VU61lM), que adia, em razão da pandemia da COVID-19, as eleições municipais de outubro de 2020, para o mês de novembro, os prazos para conteúdos institucionais do município também sofreram alteração.

Com as novas datas de eleição definidas para 15 de novembro, em primeiro turno, e 29 de novembro, em segundo turno, a publicação de notícias institucionais da Prefeitura deixou de ser veiculada a partir da última sexta-feira, 14 de agosto.

 

Cadastro para ajuda financeira a artistas pessoa física está aberto

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná comunica que está aberto o prazo para cadastramento de beneficiários da renda emergencial mensal (Lei Aldir Blanc). Este cadastro, via Governo do Estado, contempla trabalhadores e trabalhadoras que atuem informalmente (pessoa física) no setor artístico-cultural, e vai até 14/09/2020, visando atender profissionais que tiveram suas atividades interrompidas em decorrência da pandemia.

O cadastramento pode ser feito exclusivamente por meio do formulário virtual, através do site www.sic.cultura.pr.gov.br/auxilio . Informações poderão ser prestadas através do e-mail [email protected] .

A renda emergencial será concedida e paga retroativamente a contar do dia 1º de junho de 2020, nos termos da Lei Federal n o 14.017, de 29 de junho de 2020. O valor mensal é de R$ 600.

Para se habilitar ao benefício, entre outros quesitos, é necessário:

– Ser maior de 18 anos.

– Participar da cadeia produtiva dos segmentos artísticos culturais.

– Ter suas atividades interrompidas em decorrência da pandemia ocasionada pela COVID-19.

– Ter atuado social ou profissionalmente nas áreas artística e cultural nos 24 meses imediatamente anteriores à data de publicação da Lei 14.017/2020.

– Não ter emprego formal ativo.

– Não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial, ou beneficiários do seguro-desemprego, ou de programa de transferência de renda federal, exceto o Programa Bolsa Família.

– Não ser beneficiário do auxílio emergencial previsto na Lei n o- 13.982, de 2 de abril de 2020.

– Ter renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo, ou renda familiar mensal total de até três salários-mínimos, o que for maior.

– Não ter recebido, no ano de 2018, rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.

– Ser residente e domiciliado no Estado do Paraná.

O recebimento desta renda emergencial está limitado a dois membros da mesma unidade familiar. A mulher provedora de família receberá duas cotas da renda emergencial.

É de única responsabilidade do interessado, realizar a sua inscrição no presente cadastro, com a correta inserção de dados, cuja comprovação de veracidade poderá ser exigida a qualquer tempo. Após o recebimento das inscrições para o cadastramento, haverá a análise do cumprimento das condições exigidas.

Será divulgada a lista dos cadastrados aptos, assim entendidos os interessados que atenderem a todas as condições deste chamamento, cuja inscrição será considerada homologada e publicada no site www.comunicacao.pr.qov.br , e seu extrato na imprensa oficial.

O pagamento da renda emergencial para aqueles que tiverem a sua inscrição homologada será efetivado.

Encerrado o prazo para cadastramento, caso haja inscritos pendentes de pagamento e se for constatada a insuficiência dos recursos para tanto, será considerada a ordem de inscrição.

 

Fichas de cadastro da Lei Aldir Blanc disponíveis até dia 21

Para se habilitarem ao auxílio da Lei Aldir Blanc, os artistas, empresas e espaços culturais locais terão que, obrigatoriamente, preencher um cadastro emitido pelas secretarias municipais de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, e de Desenvolvimento Econômico. O cadastro é um pré-requisito inicial, e posteriormente serão feitos editais de chamamento para ver quem se enquadra como beneficiário.

Os formulários com os dois modelos de fichas de cadastro estão disponíveis para retirada até SEXTA-FEIRA, dia 21, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Irati, na Rua da Cidadania, Travessa Frei Jaime, 40, segundo andar. Até a mesma data os documentos também estão disponíveis para download e impressão no site oficial da Prefeitura (www.irati.pr.gov.br), clicando no banner “Lei Aldir Blanc Irati”, que aparece no menu rotativo. No rodapé da página que se abre, estão as opções de documento (Artistas ou Empresas) para download e impressão.

Qualquer que seja a opção – retirada na secretaria ou impressão – o formulário do cadastro deverá ser entregue assinado, presencialmente, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Irati. Informações pelo telefone 3907 3030.

 

Trecho da Rua Expedicionário José de Lima tem NOVO SENTIDO

Parte da Rua Expedicionário José de Lima, que contorna o Parque Aquático, no Bairro Rio Bonito, tem NOVO SENTIDO de tráfego. O trecho entre o IAP e a 8ª Companhia de Polícia Militar, passou a ter mão INVERSA, no sentido do IAP em direção à 8ª Companhia.

 

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realiza eleições online

Está marcada para o dia 23 de setembro de 2020, uma quarta-feira, com início às 14h, a assembleia para eleição de representantes das organizações da Sociedade Civil no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) para o biênio 2020 – 2022 (informações pelo telefone 3907 3101).

Deverão ser eleitos, na ocasião, seis conselheiros titulares e seus respectivos suplentes. O processo de eleição será coordenado pela atual presidente do Conselho, Fernanda Rocha. O evento ocorre de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, pelo link: meet.google.com/rvq-xpnc-fcz

O credenciamento para os interessados em uma vaga no Conselho acontece no próprio momento da Assembleia. O edital de convocação, bem como o calendário oficial e as fichas de credenciamento para a eleição, estão disponíveis no site oficial da Prefeitura (www.irati.pr.gov.br), no banner específico. Também é possível acessar a página pelo link direto a seguir: bit.ly/2Y2mWU7

 

ADAPAR está atualizando rebanho em Irati

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) comunica que em 2020, excepcionalmente, está ocorrendo apenas uma Campanha de Atualização de Rebanho, que iniciou em maio e vai até novembro. O Estado do Paraná atualmente é Livre de Febre Aftosa SEM VACINAÇÃO, e desde 24 de outubro de 2019, através da lei nº 332, as campanhas que eram de vacinação contra a doença foram substituídas por "campanhas de atualização do rebanho", nos meses de maio e novembro.

Devem preencher o comprovante todos os produtores de animais, não só os criadores de gado. Proprietários de ovinos, caprinos, suínos e equinos também precisam atualizar.

Os produtores, ao receber o documento, deverão preencher, por a data, assinar, e enviar foto do comprovante via WhatsApp para a ADAPAR, no número 3421 3504.

Desta forma, evita-se a aglomeração de pessoas, e facilita mesmo para aqueles que moram mais longe da cidade. Os comprovantes de atualização também estão disponíveis nas lojas veterinárias.

A ADAPAR de Irati solicita a colaboração dos criadores para que façam a atualização o quanto antes, sem deixar para a última hora. Em caso de dúvidas, ligar para o telefone 3421 3504.

 

Proposta de alteração da Lei de Uso e Ocupação do Solo online

A Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati comunica a toda comunidade iratiense que está disponível na página oficial da Prefeitura (www.irati.pr.gov.br), o Projeto de Lei que propõe a alteração da Lei de Uso e Ocupação do Solo no Município.

Estão disponibilizados o Projeto de Lei sobre o Uso do Solo, referente às alterações  no anexo 3, e o mapa de uso do solo, de acordo com as prerrogativas legais da Lei Municipal 4228/2016 – Plano Diretor Municipal (artigo 70, parágrafos 1º e 2º) e  Lei Municipal 4231/2016 – Lei de Uso e Ocupação do Solo, artigo 8, inciso 13.

Este material permanecerá on-line para consulta no site da Prefeitura Municipal de Irati até 01 de setembro de 2020. Dúvidas e sugestões devem ser encaminhadas para o email [email protected] .

 

Sala do Empreendedor de Irati faz cadastramento e recadastramento de MEI

Com o objetivo de levantar o número exato de MEIs (Micro Empreendedores Individuais) em Irati, levá-los para a Sala do Empreendedor e para a Associação Comercial e, com isso, poderem desfrutar dos diversos benefícios oferecidos, está acontecendo a Campanha de Cadastramento e Recadastramento deste setor.

Com isso, estes empreendedores poderão desfrutar de recursos importantes para o seu trabalho como alvará, crédito, consultoria, cursos EAD, aposentadoria e nota fiscal, entre outros.

Para participar, basta preencher um formulário disponibilizado no site da Prefeitura, na Sala do Empreendedor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e também na Associação Comercial. A Campanha termina no dia 30 de novembro.

Informações pelos telefones 3907 3341 e 9 9107 0283.

 

Lixo de doente de Covid-19 deve ser identificado

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati pede às famílias que tenham um familiar doente de Covid-19 para separar o lixo do seu enfermo, e o colocar em um saco com fita vermelha, para identificar. Feito isso, pulverizar a embalagem com um desinfetante.

O setor pede encarecidamente que todos colaborem com estes funcionários responsáveis pela coleta de lixo, dando esse apoio para que possam cumprir com mais eficiência o seu trabalho e, acima de tudo, cuidar deles.

O telefone da Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati é 3907 3045.

 

6º encontro online dos "Sábados Literários" acontece dia 29/08

Em respeito às medidas de contenção à COVID-19, os encontros do projeto "Sábados Literários" estão sendo feitos on-line, por meio da plataforma Google Meet, e transmitidos ao vivo nas redes sociais.

O próximo encontro acontecerá no dia 29/08, com início às 14h. A palestrante é a professora doutora Andrea Paraiso, que vai tratar sobre o escritor francês Gustave Flaubert, como parte do tema central da 8ª edição dos Sábados Literários: "Entre Clássicos e Releituras". Segue o link para assistir ao evento por meio do YouTube:

bit.ly/3gopFyB

O projeto "Sábados Literários" foi idealizado pelo professor Edson Santos Silva, e é desenvolvido em uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati, o Centro Cultural Clube do Comércio, a Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) a Associação Cultural Denise Stoklos e o Sebo Centenário. Os interessados podem se inscrever no link a seguir, que leva a uma página específica no site da Unicentro:

bit.ly/2XaheiB

 

Assistência Social disponibiliza material de apoio para idosos

A Secretaria de Assistência Social de Irati elaborou um material de apoio para ser disponibilizado à população idosa, e consiste em um caderno com diversos tipos de atividades para raciocínio e entretenimento. A iniciativa foi promovida através do Departamento da Política da Pessoa Idosa, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Os idosos que receberem o material, também terão acompanhamento nestas atividades.

O material de apoio contém diversas atividades desenvolvidas pelos profissionais que atuam no departamento, como práticas corporais, caça-palavras, palavras cruzadas, jogo das diferenças, ações de memorização, desenhos para pinturas e informações sobre os direitos da pessoa idosa. Além desse documento, o material de apoio possui um lápis, uma borracha, um apontador, um conjunto de lápis de cor, um conjunto de tinta guache, um pincel, 10 folhas de papel A4, dois pesos para atividades físicas, um estatuto do idoso, um tangram, e jogos como xadrez, dama ou dominó.

Essa é uma das ações contidas do Plano de Contingência de Assistência Social com o objetivo de acompanhar o idoso na execução de algumas atividades como estratégia de cuidado nesse momento de pandemia.

Como acessar o documento

O documento pode ser acessado através de busca ativa, demanda espontânea e encaminhamentos realizados pelos CRAS/CREAS, ou serviço de escuta para as pessoas idosas. O acompanhamento será feito pelos profissionais via contato telefônico.

O caderno de apoio também está disponível online para download. Basta acessar o site da Prefeitura de Irati, em www.irati.pr.gov.br e clicar no banner correspondente que aparece na parte superior, em rodízio. Na página com a reportagem, basta ir até o rodapé da mesma e clicar em “download”.

 

Escuta telefônica para idosos está disponível

A Secretaria de Assistência Social de Irati, através do Departamento da Política da Pessoa Idosa, está disponibilizando um serviço de ESCUTA TELEFÔNICA exclusivo para idosos. O atendimento está acessível pelos telefones 3907 3101 e também pelo celular 9 9141 4872, que além de ligações também recebe mensagens de WhatsApp.

O serviço de escuta telefônica tem o apoio da UNICENTRO através do curso de Fonoaudiologia e Psicologia.

 

Assistência Social dispõe de WhatsApp para idosos

A Secretaria de Assistência Social de Irati, através do Departamento da Política da Pessoa Idosa, dispões de grupo de WhatsApp exclusivo para atendimento a esta faixa etária no Município.

Entre as várias opções de conteúdo estão:

– Orientações sobre enfrentamento e prevenção ao Coronavírus (Covid-19).

– Vídeos das oficinas de práticas corporais, yoga e práticas de memorização.

– Jogos on-line.

– Bate papo sobre plantas medicinais.

– Diálogo sobre o Estatuto do Idoso.

– Artes em geral.

Todos que desejarem podem participar do grupo acessando o link que está disponível no Face da Prefeitura, ou digitando bit.ly/3jqjOdT.

 

Assistência Social oferece disque-apoio para pessoas idosas

A Secretaria de Assistência Social de Irati está oferecendo o Disque-Apoio para Pessoas Idosas pelo telefone 9 9141 4872. O serviço atende de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h, sem intervalo de almoço.

Pelo telefone podem ser solicitados serviços de mercado e farmácia para pessoas idosas – preferencialmente aquelas que não conseguem suporte familiar para este fim. Os veículos a serem utilizados para a realização do serviço de disque-apoio ao idoso são Fiat Uno placa AQV-3023, Fiat Palio placa EMJ-2634, e Volkswagen Gol placa BCB-5799.

 

Prorrogado prazo do 1º Concurso de Haicai Professor José Maria Orreda

Está prorrogado o prazo de envio dos livros com os poemas selecionados para o 1º Concurso de Haicai “Professor José Maria Orreda”. Inicialmente, o prazo divulgado para o envio, através do correio, era agosto de 2020, mas em virtude da pandemia, este prazo foi prorrogado, ainda sem definição de data.

Também fica adiada a premiação dos classificados no 1º Concurso de Haicai “Professor José Maria Orreda”, com a publicação dos poemas selecionados na obra RIO DE MEL – Antologia de Haicai, após o lançamento no 8º Encontro Regional de Haicai de Irati.

Integrantes do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais de Irati, promotores do concurso, agradecem a compreensão e se colocam à disposição para esclarecimento de dúvidas nos e-mails: [email protected] , [email protected] e [email protected] .

 

Serviços odontológicos municipais somente para urgência e emergência

Desde o mês de março, os serviços de Odontologia do município de Irati estão concentrados no Centro Odontológico Municipal, localizado na Avenida Armando Van Der Laars, S/N, Centro, ao lado do setor de Fisioterapia. O atendimento é exclusivo para situações de urgência e emergência (casos de dor intensa). Os agendamentos de consultas estão temporariamente suspensos.

A centralização dos serviços de odontologia em um local separado é feita para evitar a possibilidade de que os pacientes de urgência odontológica venham a ter contato com pacientes que possam eventualmente estar contaminados com o Coronavírus.

A Secretaria de Saúde de Irati reforça que, neste período, os atendimentos da Odontologia são exclusivos para casos de urgência e emergência, que podem ser definidos da seguinte forma:

URGÊNCIA

Ocorrência imprevista de agravo à saúde, com ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessita de assistência odontológica imediata (exemplos: pulpite, pericementite, abscesso periapical agudo, hemorragia alveolar, entre outros).

EMERGÊNCIA

Constatação odontológica de condições de agravo à saúde que impliquem em dor intensa ou em risco iminente de morte, exigindo tratamento odontológico imediato.

 

Telefone gratuito para esclarecimentos sobre Saúde: 0800 591 3690

Irati dispõe do telefone Ligue Saúde Cidadão, um canal de atendimento para esclarecimentos e orientações relacionadas a problemas de saúde, por meio do telefone de chamada gratuita 0800 591 3690, disponível 24 horas por dia e nos sete dias da semana.

O serviço é uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Irati e a empresa ShareCare Brasil.

 

Carnês do IPTU e taxas estão sendo entregues

Estão sendo entregues pelos Correios os carnês do IPTU e das taxas, referentes ao ano de 2020. Através do decreto 152/2020, a Prefeitura de Irati estabeleceu que a quota única do IPTU 2020, poderá ser paga em 10 de agosto próximo, com desconto de 10%.

O desconto de 10% para pagamento em quota única não incide sobre a TI e sobre a CIP, cobrada sobre os imóveis não edificados.

O IPTU, Taxa de Combate a Incêndio (TI) e a Taxa de Custeio de Iluminação Pública (CIP), poderão ser pagos em cota única ou em até 06 seis parcelas, sendo o valor mínimo da parcela de R$ 30,90.

Por motivo da pandemia de COVID-19 as parcelas um, dois e três, que têm vencimento respectivamente em julho, agosto e setembro, poderão ser pagas sem correção, multa e juros, nos vencimentos prorrogados, estipulados para outubro, novembro e dezembro.

Já o decreto 153/2020 determina que o ISSQN fixo, pode ser pago em cota única em 10 de setembro, ou em até quatro parcelas, a partir desta data. A Taxa de Vistoria e Funcionamento Regular (TVFR), e a Taxa de Licença e Localização (TLL) poderão ser pagas em cota única em 10 de setembro.

É possível também consultar, baixar e imprimir o carnê do IPTU e das Taxas pelo site oficial da Prefeitura (www.irati.pr.gov.br), no banner específico.

O telefone para informações é o 3132 6138. Quem não receber o boleto em casa e não conseguir acessar pelo site oficial, poderá ainda fazer a retirada no setor de Tributação da Prefeitura de Irati.

 

Boletim da COVID-19 do dia 19/08

Segundo o mais recente boletim da COVID-19 emitido pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Irati no dia de HOJE (19), a situação em Irati atualmente encontra-se neste índice:

CONFIRMADOS – 233

INTERNADOS – 02 (em enfermaria)

ISOLAMENTO DOMICILIAR – 25

RECUPERADOS – 200

ÓBITOS – 06

CASOS EM INVESTIGAÇÃO – 71 (ainda em atualização)