Novo decreto de Prudentópolis determina fechamento do comércio e proíbe venda de bebidas alcoólicas

Documento vale a partir das 20h desta sexta-feira (21) até as 5h do dia 31 de maio

Para tentar conter o avanço do coronavírus em Prudentópolis, o prefeito Osnei Stadler emitiu um novo decreto, na quarta-feira (19), com mais restrições para serem cumpridas no município, como o fechamento do comércio, a proibição de venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos e a mudança no toque de recolher, que passa a ser das 20h às 5h.

Os casos têm aumentado siginificativamente. De acordo com os boletins da Secretaria de Saúde do município, em um dia, Prudentópolis registrou 86 novos casos. Até o momento, a cidade tem 3.183 confirmações, com 2.507 recuperados, 614 pacientes estão com o vírus ativo, e 41 internados (cinco na UTI e 36 na enfermaria. Ainda, aguarda-se o resultado de 111 pessoas. 

O decreto vale a partir das 20h desta sexta-feira (21) e vai até as 5h do dia 31 de maio. 

Medidas

Suspensão de todas as atividades comerciais, empresarias, educacionais (escolas, colégios e cursos), esportivas, de treinamento físico, turísticas e sociais de qualquer natureza, inclusive, o atendimento ao público de concessionários de serviços público. Estas atividades podem funcionar apenas na modalidade delivery.

Os mercados, armazéns, mercearias, padarias e açougues, cuja atividade principal da empresa, notadamente ativa, seja esta; ficando autorizada apenas a venda de itens básicos de alimentação humana e animal, bebidas não alcoólicas, higiene e limpeza.

Está autorizado a funcionar, de domingo a domingo, apenas serviços de farmácias (proibida a venda de alimentos aos domingos); atendimento médico veterinário em situação de urgência e emergência. Postos de combustíveis somente para abastecimento, até o início do toque de recolher, de segunda a sábado, após o toque de recolher e aos domingos, estarão autorizados somente os abastecimentos de frotas oficiais, viaturas e veículos oficiais e de serviços públicos.

Distribuidoras de gás podem funcionar de segunda a sábado; também está autorizado serviços das indústrias. Atividades religiosas podem acontecer com 25% de ocupação, todos os dias.

Os Bancos e Cooperativas de Crédito podem funcionar através de atendimento via canais de comunicação, atendimentos agendados e através de caixas eletrônicos, devendo disponibilizar servidores em número suficiente para o devido controle de fila e manutenção de distanciamento entre os clientes, além da observância às demais medidas sanitárias já previstas.

O expediente das secretarias municipais, dos órgãos vinculados ao Poder Executivo Municipal e a prestação de serviços públicos deverá ser realizado com pessoal mínimo de forma presencial, sem atendimento ao público.

Os hotéis, motéis, hospedarias, pousadas, hosteis, pensões e similares, somente poderão hospedar pessoas que trabalham em Prudentópolis e necessitem de hospedagem, trabalhadores que realizem entregas para serviços essenciais, e profissionais da área de saúde ou a serviço da Secretaria Municipal de Saúde, inclusive na modalidade de locação de habitação para residência nestas hipóteses; estando expressamente proibidos de realizar a venda de pacotes turísticos, e de receber hospedagens de cunho turístico neste momento de excepcionalidade.

A fiscalização será mais intensa e será feita pela Vigilância Sanitária e órgãos de Segurança. O decreto completo pode ser acessado no site da Prefeitura: https://prudentopolis.pr.gov.br/faq/