Pastor Vanilson Rodrigues Soares é reconhecido como Cidadão Honorário de Rio Azul

Evento solene da Câmara marcou o 106º aniversário de criação do município

Câmara Municipal de Rio Azul/Fabio Souza, com revisão de Sthefany Brandalise

Na noite de terça-feira (26), data em que o Município de Rio Azul comemorou o 106º aniversário de criação, o Pastor da Igreja Assembleia de Deus, Vanilson Rodrigues Soares foi homenageado pelos Vereadores que lhe entregaram o título de Cidadão Honorário de Rio Azul. 

“É com grande alegria que recebo o titulo de cidadão honorário. A palavra é acreditar. Deus abençoe a todos que reconheceram esse trabalho que fazemos em Rio Azul, um trabalho sem fins lucrativos, onde não esperamos reconhecimento, mas trabalhamos para ajudar o próximo. Sou muito bem recebido aqui na cidade, e isso é uma honra muito grande. Obrigado!”, agradece Vanilson Rodrigues Soares, pastor da Igreja Assembleia de Deus,

Título de cidadão honorário 

Desde 1965, a Câmara Municipal tem homenageado personalidades diversas com o título de cidadania rioazulense, benemérita e honorária. O título de cidadania honorária é outorgado a personalidade natural de outras localidades que moram em Rio Azul há mais de dez anos e que, em sua profissão ou voluntariado, tenha desenvolvido trabalho em benefício da coletividade, com relevantes serviços prestados com resultados de interesse do município, cooperando para o desenvolvimento e progresso de Rio Azul, com conduta moral elevada. 

O título ao Pastor Vanilson foi iniciativa da Vereadora Ana Rita Vianna Boni, que posteriormente recebeu aprovação dos demais Vereadores em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade. 

O homenageado 

Vanilson Rodrigues Soares nasceu no dia 21 de novembro do ano de 1972, na capital mineira, Belo Horizonte, filho de Sebastião de Araújo Soares e de dona Maria Rodrigues Soares. Ele é Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, casado com a senhora Vilma dos Santos Ferreira Soares e pais de Haniel Calebe, Haziel Jefter e Hasael Marcos.

Teve infância com todas as dificuldades e alegrias de uma familia pobre, porém estável. Começou a estudar no ano de 1980, evadiu da escola quando cursava a 7ª série do Ensino Fundamental. Concluiu o Ensino Médio em 2016, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), logo em seguida iniciou curso superior. Quando criança ajudava seu pai na construção civil. Também exerceu a profissão de barbeiro. 

No ano de 1992 recebeu convite da Igreja Assembleia de Deus, em Curitiba, para auxiliar em um trabalho que estava sendo desenvolvido na comunidade do bairro Caximba, onde permaneceu até 2006. Também trabalhou como missionário em Umbaratiba e em Coronel Fabriciano, ambos os municípios no estado de Minas Gerais. 

Em janeiro de 2008 foi designado para a comunidade de Marmeleiro, em Rebouças, onde ficou até o mês de dezembro de 2009, ano em que foi destinado a atender a comunidade da Igreja Assembleia de Deus aqui em Rio Azul, onde permanece até os dias atuais. Além de Pastor, o senhor Vanilson Rodrigues Soares já desempenhou a função de Secretário de creche em Minas Gerais, e foi membro da Associação de Pais Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Dr Afonso Alves de Camargo. 

Indicado pelo Juiz da Comarca de Rebouças, por três mandatos seguidos preside o Conselho da Comunidade, onde desenvolve importante trabalho atendendo a comunidade carcerária e egressos do sistema penitenciário. Também atua no atendimento de pessoas atingidas pela violência e na prevenção de crimes junto a juventude escolar alertando para o perigo da vida no crime e no uso de entorpecentes. 

É idealizador e fundador da Assistência Social Betânia, entidade que se dedica a atender inúmeras famílias carentes mediante a entrega de cestas básicas de alimentos, doação de roupas e aquisição de medicamentos. Hoje o número de famílias atendidas é de aproximadamente 280.

Leandro Jasinski, prefeito de Rio Azul, diz estar muito honrado de participar da entrega do título. “O Pastor Vanilson foi uma das primeiras pessoas que entrou comigo no gabinete quando eu assumi o município, junto com a equipe. E nós tivemos a oportunidade de receber uma benção e suas palavras de apoio, sempre pensando o bem da nossa cidade e sempre esteve com a gente. O pastor sempre está presente, mostrando seu compromisso. E hoje temos uma alegria imensa de entregar esse titulo a ele. Temos uma amizade de longa data, sempre me espelhei muito nas suas atitudes, e fico muito honrado de vir aqui representar Rio Azul e dar os parabéns a todos por lhe receberem tão bem, pela pessoa que você é e pela humildade que você tem. Tenho certeza que esse título será um combustível para que você continue realizando seu trabalho, principalmente pelas pessoas que mais precisam. Parabéns!”

Ainda, Leandro parabeniza os vereadores por escolher o Pastor Vanilson para receber esse título. “É uma noite muito feliz, de muita emoção. Hoje eu estava na prefeitura falei para minha esposa preparar o terno, uma camisa do seu gosto, porque não é todo dia que o prefeito usa terno, mas hoje é um dia muito importante. É uma felicidade enorme participar desse ato, desta grande homenagem, uma das maiores honrarias que são concedidas pelo poder legislativo, proposta acatada por todos os senhores vereadores, o prefeito apenas deu a canetada final. Mas eu imagino a dificuldade, o quanto os vereadores pensaram, proferiram seu voto favorável pela maioria, e a vereadora Rita que teve a felicidade. Parabéns vereadora, parabéns a todos os vereadores que votaram a favor. É difícil você chegar a um consenso, você tem que pensar em uma pessoa que realmente tem os requisitos necessários, que tem bons feitos para a sociedade, que tem uma contribuição valorosa com o município, e a vereadora Rita foi muito feliz nessa escolha”, disse.

A vereadora Ana Rita Vianna Boni, proponente do título entregue ao pastor, lembrou em seu discurso que “o Pastor é uma figura muito importante no contexto bíblico. Ser pastor significa cuidar e zelar das ovelhas, ter amor às ovelhas e muitas vezes abrir mão de muitas regalias em favor das mesmas. E com o Pastor Vanilson, não é diferente, cuida dos outros membros de sua igreja, mas também de toda a nossa comunidade, exercendo sua liderança, os ajuda a crescer, exortando, corrigindo, aconselhando e ensinando a viver de acordo com a Palavra de Deus”, disse.

O Presidente da Câmara, Vereador Mariano Vicente Tyski, ressaltou que “o que motivou esta homenagem são os sentimentos e consideração que temos ao senhor Vanilson, que conquistou nossa simpatia se destacando de forma brilhante no cenário rioazulense. E, sem sombra de dúvidas, o senhor Vanilson é uma pessoa querida e merecedora do nosso reconhecimento. Um orgulho para esta Casa fazer a ele esta homenagem”, comenta.

Os dizeres do título 

O título entregue pela Câmara Municipal ao Pastor Vanilson, contém os seguintes dizeres: “Os Poderes Públicos Municipais de Rio Azul – Paraná, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a Lei Municipal nº 1.170/2023, de autoria da Vereadora Ana Rita Vianna Boni, conferem ao Ilustríssimo Senhor Vanilson Rodrigues Soares, o título de Cidadão Honorário para o que mandaram expedir o presente diploma. Em Rio Azul-Pr., 26 de março de 2024. 106º aniversário de criação. Mariano Vicente Tyski – Presidente da Câmara Municipal; Leandro Jasinski – Prefeito Municipal”.

A Sessão Solene contou com a presença de vereadores, do Prefeito Municipal Leandro Jasinski, do Vice-Prefeito Jair Boni, do Juiz da Comarca de Rebouças-Pr., DrJames Byron Weschenfelder Bordignon, de vários Secretários Municipais, do Pastor Euclides Rodrigues, Presidente da Igreja Assembleia de Deus – Campo Eclesiástico de Rebouças-Pr., da Diretora do Colégio Estadual Dr. Chafic Cury, Professora Luci Mari da Luz, amigos e familiares do homenageado, entre outros. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.