Pedágio volta a funcionar nas rodovias, mas ainda sem cobranças

Início das operações está previsto para 28 de fevereiro

Esther Kremer e Assessoria Via Araucária

A Via Araucária, concessionária vencedora do Lote 1 no leilão das rodovias do Paraná, deve dar início as operações nas rodovias às 0h do dia 28 de fevereiro. Para simbolizar o início dos trabalhos, a concessionária realizou um evento para apresentar uma frota robusta composta por 37 veículos.


Os presentes puderam conhecer de perto quatro guinchos pesados, seis guinchos leves, dois caminhões para resgate de animais, dois caminhões-pipa para apoio ao Corpo de Bombeiros, dez ambulâncias (três do tipo UTI) e 13 viaturas de inspeção de tráfego, que ficarão responsáveis pelo monitoramento terrestre diário de todo o trecho concedido.

Via Araucária realizou um evento para mostrar a sua frota de veículos que vai atuar no Lote 1 – Foto: Nilton Pabis

Com o início das operações, os veículos estarão estrategicamente posicionados em nove bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). As bases estarão distribuídas nas rodovias BR-277 (Campo Largo, Porto Amazonas, Palmeira, Irati e Prudentópolis); BR-373 (Guamiranga e Imbituva) e BR-476 (Araucária e Lapa). As SAUs oferecerão serviços essenciais e serão canais de comunicação direta por meio do 0800 277 0 376.


Jorge Baracho, gerente de operações da Via Araucária, falou sobre como será feito o atendimento. “Não haverá cobrança, a cobrança será definida pelo poder concedente, o que vai acontecer no dia 28 é somente a operação de tráfego. Prestaremos atendimento ao usuário, seja mecânico, socorro-médico, e incidentes, apoiado pelo Centro de Controle de Operações (CCO). E essas viaturas estarão alocadas nas bases aguardando o chamado. A passagem do DER para a operação da Via Araucária se dará de uma forma bem automática, assumimos às 0h do dia 28”, explica.


“O nosso centro de operações estará atuando a partir de Irati, coordenando toda a operação de atendimento ao usuário. Ao todo, já foram contratados cerca de 400 a 600 funcionários que estarão prestando serviços neste momento”, comenta Baracho.


Irati como maior centro de operações
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, comentou que Irati será o maior centro de operações das rodovias. “Será o maior, nós teremos uma operação muito maior do que era antigamente. Irati vai ter muita contratação, pois as obras de duplicação custam em torno de R$ 8 bilhões, primeiro que haverá muito imposto arrecadado por parte da Prefeitura e, segundo, isto vai gerar muito emprego. Nós prometemos que Irati vai se tornar, nos próximos anos, um novo destino de indústrias, de investimentos e isto acontece com a duplicação. Este é o nosso sonho, a região de Irati vai crescer”.

Ainda não haverá cobranças mesmo com a volta das operações – Foto: Nilton Pabis


Ainda, o deputado falou sobre o início das operações. “A empresa já demonstrou quais são os equipamentos, alguns profissionais que vão trabalhar, inclusive na praça de Irati. A Via Araucária já está mostrando a transparência com toda a sua frota”, comenta o deputado.


Segundo Sandro Alex, a tarifa para este contrato é reduzida e, ainda assim, a empresa entregará obras. “Poderíamos ter uma tarifa ainda mais reduzida, como no contrato anterior, mas não teríamos obras e, agora, vamos ter a duplicação. A população não quer apenas tarifas menores, ela quer a obra, a duplicação, o viaduto, as trincheiras, a marginal, enfim, muito mais”, explica.


Serviços iniciais
Com prazo contratual para finalizar em até 12 meses, os serviços que englobam atividades como roçadas, reparos no pavimento, limpeza de pista e dos sistemas de drenagem, serão fundamentais para proporcionar mais segurança aos motoristas, uma vez que garantem mais visibilidade das áreas.
Vale ressaltar que, mesmo que as atividades, por vezes, demandem bloqueios pontuais, estes serão previamente informados aos usuários. “Como em alguns momentos haverá a necessidade de interdição de tráfego, com fechamento parcial da via, os motoristas serão comunicados antecipadamente para que possam se programar e organizar suas viagens”, explica José Pereira, gerente de Conservação.


Sobre a Via Araucária
A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br

Áreas de atuação da Via Araucária

(I) BR-277/PR:

• Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;
• Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;
• Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;
• Do acesso a Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a PR-423, em Balsa Nova/PR.

(II) BR-373/PR:

• Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.

(III) BR-376/PR:

• Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba/PR.

(IV) BR-476/PR:

• Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.

(V) PR-418:

• Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.

(VI) PR-423:

• Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.

(VII) PR-427:

• Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento com a BR-277, em Palmeira/PR.

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