Prefeitos se reúnem para discutir sobre IML e Hospital Erasto Gaertner

Esther Kremer

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) se reuniram, na quinta-feira (29), para abordar questões de grande importância para a região envolvendo saúde, educação, comércio, turismo e etc. O encontro teve como destaque a discussão sobre a construção do Instituto Médico Legal (IML) em Irati, com o objetivo de agilizar a liberação de corpos e fortalecer os serviços forenses locais. Outro assunto destaque foi a agilidade nas consultas do Hospital Erasto Gaertner. A reunião contou com a participação do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia, Hussein Bakri, dos prefeitos e demais lideranças municipais.


Atualmente, Irati e toda região são atendidos pelo IML de União da Vitória, mas há uma demora significativa na liberação dos corpos. O projeto do IML visa suprir uma demanda crescente da região. A iniciativa conta com o apoio dos prefeitos que reconhecem a importância de uma estrutura adequada para atender as necessidades da população e dos profissionais envolvidos no trabalho pericial.


O coordenador de operações da polícia científica, Mariano Schaffka, que foi convidado para explanar sobre o tema, apresentou dados e informações relevantes sobre a necessidade e os benefícios da Polícia Científica ser instaurada em Irati. “Existe um projeto, por parte da Polícia Científica, pois há uma necessidade de atender, de forma mais célere, a população na região. O Governo está ciente disso, mas como é uma implantação de um serviço complexo, tem vários passos, recursos, mas há um interesse grande de todas as partes”, disse.


O prefeito de Irati e presidente da Amcespar, Jorge Derbli, falou sobre o assunto e disse que “o IML é uma demanda muito grande da região e temos uma notícia boa, a região está em uma programação do Governo para a construção de um IML em Irati. Estamos em busca, juntamente com os prefeitos, vereadores e deputados da região, de um recurso que gira em torno de R$ 7 milhões que é o projeto desta obra, temos uma doação de um terreno, feito pela Unicentro, para abrigar este importante setor”, disse.


HOSPITAL ERASTO GAERTNER
Além da construção do IML, outro assunto discutido durante a reunião foi a agilidade nas consultas no Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento de câncer na região. Mas, há uma demora no atendimento dos pacientes e a maioria é transferida para ser atendida em Curitiba. O presidente da Amcespar, Jorge Derbli, solicitou apoio ao deputado estadual Hussein Bakri, que esteve presente no evento, visando buscar soluções para reduzir o tempo de espera e garantir um atendimento mais rápido e eficaz aos pacientes.


O deputado fez um pedido ao secretário de Saúde, Beto Preto, por telefone, durante o evento, pedindo uma posição em relação ao assunto. Segundo Hussein, “o secretário Beto Preto afirmou que faremos um contrato direto com a filial do Erasto, em Irati, para acabar com este problema. O objetivo é que esta questão seja resolvida e vamos cobrar com muita ênfase uma data para que tenhamos este contrato funcionando. Infelizmente no serviço público nada é rápido, o que falta é superar a burocracia, existe a decisão e o recurso, mas, muito em breve, teremos está situação definida”, disse.


Jorge Derbli também comentou sobre o Erasto e, segundo ele, é um assunto bastante discutido entre todas as autoridades. “É uma questão da liberação de códigos para o atendimento. Em 2019, quando o Erasto foi criado em Irati, foram liberados em torno de mil códigos para esta filial, mas este ano, em seis meses, não tivemos apenas oito liberações. Conversamos com o com o deputado Hussein Bakri e secretário de Saúde, Beto Preto, que está liberando uma verba de R$ 350 mil para atender a população, eu acredito que até o mês que vem tudo estará normalizado”, disse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.