Prefeitura de Imbituva passa por reforma administrativa e realiza troca de cinco secretários

Kauana Neitzel

A Prefeitura de Imbituva realiza uma reforma administrativa com a troca de lideranças das secretarias de Educação, Esporte, Indústria, Comércio e Turismo, Finanças e Administração. Objetivo é ter uma equipe alinhada as necessidades do município.

A reforma já vinha sendo pensada dentro da Gestão, entre o prefeito Celso Kubaski, juntamente com vice Zaqueu Bobto, o ex-presidente da Câmara Elcio Galvão e os secretários, para que ocorra uma rotatividade.

“Foi realizada a troca de cinco secretarias e tem mais duas em fase de estudo, tudo discutido com os secretários para encontrar as pessoas mais capacitadas. É possível que não haja está mudança nas duas secretarias que ainda estão sendo estudadas. Isso porque é um pedido dos próprios secretários, não sendo uma necessidade do executivo e sim pessoal”, explica Celso.

Nos dois anos à frente da pasta da Educação, Zaquel buscou trabalhar reformando estruturas e no pedagógico das escolas. “Fizemos importantes investimentos na educação, eu saio com o sentimento de dever cumprido. Continuo a disposição do município, da educação. Com o concurso público nos próximos dias teremos 100% do quadro dos professores concursado, com a contratação de 108 profissionais”, destaca.

Entre as mudanças que ocorreram Evandro Kruger Cherato deixa a Secretaria de Administração e assume a Secretaria de Finanças, a qual era liderada por João Izail Gomes Rodrigues, este se afasta por tempo indeterminado. Guilherme Kubaski assume a Secretaria de Administração. Danilo Paes do Nascimento (Toto) sai da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e assume a Secretaria de Esportes, já o vereador Elcio Galvão se licencia da Câmara e assume a Indústria, Comércio e Turismo. Na Educação sai Zaquel Bobato e entra Veranice Schelender.

O prefeito informa que o senhor João Izail entrou com a proposta de ficar por três meses a frente do cargo, mas deixa agora após dois anos. O Guilherme Kubaski já vinha a mais de dois anos trabalhando como braço direito de Celso dentro da Prefeitura, “trabalhou voluntariamente todo este período, sempre a disposição. Era o meu braço direito, mas não tinha poder nenhum para tomar decisões administrativas, então agora ele foi nomeado”, explica Celso. As alterações foram estudas visando as pessoas mais qualificadas para cada área.

Kubaski também falou sobre a possível interpretação de nepotismo no cargo do secretario de Administração, mas é ressaltado que Guilherme já vinha trabalhando pelo município sem nenhum respaldo e agora com a nomeação ele tem condições e meios legais para tomar as decisões que sejam necessárias. A lei permite que o prefeito contrate familiar para assumir cargo de secretario, se fosse à outra função entraria em isenção legal.

“O que nós precisamos é mostrar para a população é que vontade do vereador Elcio essa troca. Existe uma demanda muito grande de regularização dos parques industriais e ele tem capacidade pra isso”, diz Celso. “O Toto todo mundo sabe que é um apaixonado por esporte, sendo o perfil dele”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.