Prefeitura de Irati esclarece sobre casos confirmados e recuperados da Covid-19

Diante de vários questionamentos, a administração resolveu se pronunciar para explicar a situação

Recentemente, muitos cidadãos entraram em contato com a Prefeitura de Irati, questionando o aparecimento de casos da COVID-19 que, ao mesmo tempo em que são registrados como casos confirmados, aparecem também nos registros de casos recuperados. O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, desde o dia 04 de junho, conforme orientação da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA – PR), na complementação da Nota Técnica da SESA n° 07 de 29/05, os pacientes que anteriormente haviam sido descartados por critério Clínico-Epidemiológico, por terem apresentado somente sintomas leves de Síndrome Gripal, foram recentemente chamados para a realização dos chamados testes rápidos. Muitos destes pacientes já estão curados da COVID-19, e tiveram a confirmação da mesma somente agora, pois no período anterior ao da publicação desta Nota Técnica, não atendiam aos critérios que, naquela época, eram estabelecidos para realização dos exames laboratoriais. Dessa forma, com a chegada dos resultados destes testes rápidos, quando há confirmação da COVID-19, os pacientes entram, no mesmo momento, tanto na conta de casos confirmados, quanto na conta de pacientes recuperados. Esta explicação foi postada tanto no Facebook quanto no site oficial da Prefeitura.

Seguem os links:

http://irati.pr.gov.br/noticiasView/?id=3099

https://www.facebook.com/PrefeituradeIrati/posts/2928630383932766

Também é importante esclarecer que, desde 26/05, em razão da Nota Técnica SESA n° 01/2020, todos os pacientes que apresentam sintomas de Síndrome Gripal (mesmo sintomas leves) estão tendo amostras coletadas para a realização dos Testes de Biologia Molecular RT-PCR (transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) para a detecção do RNA do coronavírus (SARS-CoV-2). Da mesma forma, esta explicação também foi postada tanto no Facebook, quanto no site oficial da Prefeitura. Seguem os links:

http://irati.pr.gov.br/noticiasView/?id=3099

https://www.facebook.com/PrefeituradeIrati/posts/2905874902874981

https://www.facebook.com/PrefeituradeIrati/videos/2323996537906571/

Os links com as explicações dos protocolos da COVID-19 publicadas no site oficial da Prefeitura estão disponíveis para acesso também na página onde estão sendo postados os informes epidemiológicos:

https://bit.ly/2MJxAJt