Prefeitura de Prudentópolis realiza reorganização do trânsito no município

Com a ação também foi feita a implantação do Prudetran

Redação

A prefeitura de Prudentópolis vem realizando a municipalização das ruas da cidade, ou seja, reorganização do trânsito. A iniciativa foi feita porque o município tem se desenvolvido bastante nos últimos anos e consequentemente, houve um aumento no fluxo de veículos. Por isso, foram necessárias adequações para comportar esse aumento. Essa reorganização foi feita através da implantação de rotatórias, mudança de sentido de ruas, pavimentação, obras de infraestrutura urbana e de atração turística.
Também foi implantado o Prudetran, que passa a ser o órgão responsável pelo trânsito na cidade. Todo o planejamento, cuidados e ideias relacionadas ao trânsito no município vão ser feitos por esse setor.
Para Nataly Tauany Filla, Diretora do Departamento de Engenharia e Obras, a municipalização de Prudentópolis veio com intuito de melhorar o trânsito. “A implantação de rotatórias facilitou a circulação em algumas vias que antes era bem complicado. Os turistas vão precisar se atentar ao entrar na cidade porque mudou o sentido. Agora o acesso é pela Rua Quintino Bocaiúva e a Capitão João Alves David é somente para saída”, destaca.
Conforme o secretário de Planejamento e Obras municipal, Alex Garcia, nos últimos seis anos a cidade passou por significativas pavimentações e obras. Isso ocorre porque houve crescimento de construções habitacionais e o aumento considerável de veículos circulando nas vias. “Por isso é preciso planejar e organizar para termos uma cidade com mobilidade eficiente”, ressalta o secretário.


Melhorias


Algumas das alterações feitas no trânsito, são: a implantação de rotatória na entrada da PR-170, onde o fluxo de veículos em horários distintos se tornou mais seguro para pedestres e motoristas. E a implantação de ciclofaixas em alguns trechos das vias urbanas.
Será iniciada a pavimentação em diversos bairros da cidade, na ordem de R$ 16,5 mi liberadas pelo SEDU. Serão recapadas a Rodovia Municipal Capitão João Durski Silva, principal via de acesso ao norte do município, também com recursos da SEIL. Estão sendo executadas pavimentações e recapes na ordem de R$ 3,5 mi com recursos livres.
Segundo Garcia, a pavimentação poliédrica que liga a Linha Abril até a localidade de Papanduva de Baixo, num trecho de 10,2 Km, está em fase de conclusão. Se espera ainda, a aprovação de projeto de engenharia para liberação de recurso na SEIL para a pavimentação da localidade de Ligação até a localidade de Herval, e também da Localidade de Nova Galícia.
O secretário prevê para os próximos dias a execução de 50 projetos de ampliação de rede de iluminação pública em vários bairros.

“No início do próximo ano devemos dar continuidade na substituição de luminárias novas de led”, diz.

Tanto para as obras como para as rotatórias são feitas licitações específicas por serem mais complexas, então não há um valor fixo. As mini rotatórias e as mudanças de sentido são investidos tachões, pinturas e placas de sinalização e esses itens o Departamento de Trânsito sempre está licitando pois usam diariamente para manutenção das vias.
Alex ainda falou que a Rua Coberta foi planejada para ser um espaço onde várias atividades possam ser realizadas, com bom acesso, boa estrutura e acomodação.

“Esse local foi planejado para receber a Feira do Agricultor, Feiras de Artesanato, Feiras de Produtos Turísticos e demais atividades”.

Garcia finaliza ressaltando que todo o planejamento e a execução das obras tem como propósito do Prefeito Osnei e do vice Evaldo o desenvolvimento e o bem estar do povo de Prudentópolis.