Prefeitura de Rio Azul vai subsidiar 50% do transporte universitário

Ideia começa a valer após aprovação na Câmara de Vereadores, e já no início do retorno das aulas presenciais

Jaqueline Lopes

Com mais investimento em Educação, a Prefeitura de Rio Azul criou um projeto de subsídio de 50% da mensalidade do transporte universitário no município. A Lei está para a provação da Câmara de Vereadores e precisa ser aprovada em duas votações. Este é um presente para a população neste aniversário de 103 anos, comemorado no dia 14 de julho.
Este projeto vai beneficiar todos os alunos que vão para União da Vitória e também para Irati, a ideia é que já inicie assim que retornem as aulas presenciais nas instituições, que estão paradas desde o ano passado.
O programa já existia no município, e agora será retornado. “Isso foi uma grande promessa da nossa campanha e é um grande pedido de muitos universitários, não considero a educação como custo, mas, sim, como investimento. Com certeza, vai ajudar muito no orçamento de muitos jovens e muitas famílias”, comenta o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski.


O recurso para o subsídio do transporte universitário é da Prefeitura e foi possível retornar o projeto através das economias feitas pela administração. “Nós procuramos fazer vários ajustes, evitar ao máximo o desperdício, afinal, é o dinheiro da população. Nesta gestão a gente evita qualquer tipo de gasto que seja supérfluo, procuramos gastar apenas o necessário, assim, fazemos sobrar dinheiro para investir nesses pontos que consideramos fundamentais, como a Educação”, destaca Jasinski.
Com este projeto, a Prefeitura colabora com o ensino superior, na formação dos jovens, em futuros profissionais que podem atuar no município e auxilia em todo o desenvolvimento da cidade, fazendo com que seja um investimento em longo prazo para Rio Azul.
Agora, o projeto de Lei está na Câmara de Vereadores e passará por duas votações.

“É dessa forma que fazemos em todas as áreas, procurando cuidar ao máximo do dinheiro da população, em melhoria e qualidade de vida para todos”. Leandro Jasinski

PROJETOS NA EDUCAÇÃO


A Prefeitura de Rio Azul também investe no ensino municipal. Além dos kits escolares entregues a todos os mais de 1.500 alunos no início deste ano, agora, fará a entrega dos uniformes. O material está na fase de licitação, e após os trâmites deve iniciar a distribuição nas escolas. Todo o investimento também é feito com recurso próprio da administração.
A entrega será feita todos os anos e isso vai contribuir para muitas famílias do município, pois terão economia na compra destes utensílios. As aulas estão previstas para iniciarem na próxima semana, entre o dia 20 e 21 de julho.
Também, na semana passada, o prefeito Leandro assinou um termo aditivo referente a construção da nova escola na Vila Diva, que foi iniciada na gestão do prefeito Paulo Girardi, e vai substituir a escola atual Vanda Hessel. O valor total da obra é de, aproximadamente, R$ 4 milhões. “Nós pretendemos agilizar essa obra para entregar para a população o quanto antes, afinal, são as crianças que vão utilizar. É uma escola moderna, bem mais aconchegante, uma construção nova. Nossos alunos merecem e os professores também”, comenta o prefeito.
“Tudo isso: o kit escolar, os uniformes, o subsidio de 50% ao transporte universitário, tudo sai do recurso livre. Poderíamos com esse dinheiro fazer outras obras, como asfalto, mas acredito que investir na educação é o melhor investimento. É uma promessa que vamos conseguir cumprir, pois antes de ser uma promessa política é um direito do cidadão, todos os pais que trabalham e pagam impostos têm esse direito, nós como gestores públicos precisamos fazer com que os impostos voltem em beneficio para a população”, completa Leandro.

“Quero parabenizar toda a população de Rio Azul pelos 103 anos. O município é uma terra de gente trabalhadora, temos aqui agricultura que é muito forte, que é a base da nossa economia, que gira o nosso comércio, toda a nossa cidade, que faz gerar emprego. A todos vocês que trabalham, dia a dia, sol a sol, nas lavouras na nossa agricultura, na pecuária, no comércio, para poder levar o nosso município à frente, que fazem parte da nossa história. Hoje, como prefeito, agradeço sempre pela confiança da população. Nós estamos aqui focados, junto do Jair e toda nossa equipe, buscando sempre trazer o melhor para todas as áreas que compõe a administração. Temos muitas notícias boas que virão no futuro, muitos projetos para desenvolver. Parabéns, Rio Azul”.