Prefeitura e  Campo Real  firmam parceria e Castramóvel vai começar a funcionar

Jaqueline Lopes

Um serviço que a população de Irati espera para funcionamento vai iniciar as atividades nos próximos meses, o Castramóvel atuará através de uma parceria da Prefeitura com o Centro Universitário Campo Real, e vai realizar a castração gratuita de cães e gatos. O objetivo é controlar a população animal do município.

O convênio será assinado na segunda-feira (12), e curso e Medicina Veterinária ficará responsável pelas cirurgias no Castramóvel. Serão 50 castrações por mês em Irati. Os atendimentos serão agendados e será em todos os bairros, da cidade e do interior. A Prefeitura disponibiliza o automóvel, insumos e equipamentos e a instituição entra com a mão de obra. 

“Para nós, é uma coisa muito boa esse convênio que vai ser de custo zero, praticamente, para a Prefeitura, que entra com o Castramóvel e os alunos vem e fazem a castração e o acompanhamento. É uma grande vantagem para o município, porque a administração tem a obrigação e dever de cuidar, principalmente, dos animais de rua”, disse o prefeito Jorge Derbli.

o Castamóvel foi adquirido em 2019, com uma emenda de deputado Evandro Roman, mas ficou parado por causa de dificuldades em relação a mão de obra e equipamentos conforme a legislação. Mas agora, segundo o prefeito, com a vinda da Campo Real, está surtindo efeito concreto.

“50”

Quantidade de castrações realizadas em Irati mensalmente

Esta parceria só foi possível graças ao empenho do secretário de Defesa Animal, Wagner Beida. Ele visitou União da Vitória para conhecer como funciona o projeto, que também é em parceria com uma universidade. “Um dos objetivos da Secretaria era iniciar o funcionamento do Castramóvel, entrar com as castrações de baixo custo para, a longo prazo, diminuir a população animal, e agora se concretiza”, enfatiza o secretário.

A instituição já tem algumas parcerias com outras cidades, e a causa animal é uma questão que querem colaborar em Irati, junto com outras entidades que estão engajadas no tema. “A ideia da Campo Real é aproximar, deixar mais fácil o acesso para a população de cães a parte de castrações, de ter esse controle, de promover esse  desenvolvimento na cidade de Irati neste sentido”, destaca o diretor da Campo Real do campus Irati, Daniel Alberto Machado Gonzales. “Estamos bastante felizes de poder contribuir e esperamos contribuir também com todas as áreas que ofertamos em Irati”, completa.

A Campo Real tem muitos acadêmicos de Irati e região que estudam medicina veterinária em Guarapuava, e a instituição quer que eles tenham oportunidades dentro dos municípios, pois o Castramóvel será como um estágio e, assim, ajudar a desenvolver toda a região. “Nosso intuito é aproximar a realidade de onde o aluno está inserido na sociedade, de onde veio, da origem, que seria de Irati e região, e que permaneça nessa cidade e faça a diferença”, comenta o diretor.

COMO VAI FUNCIONAR

As castrações serão gratuitas, feitas pelos universitários e professores do curso de Medicina Veterinária do campus de Guarapuava, inicialmente. Serão dois profissionais do curso e três alunos. As castrações serão realizadas  uma vez por semana. Ao todo, serão 50 cirurgias por mês, e serão feitos pelos acadêmicos dos períodos finais. A instituição pretende trazer os acadêmicos que fazer o curso e moram em Irati ou nos município da região para as castrações.

Toda a mão de obra será da Campo Real, que não cobra nada por isso. De acordo com o diretor campus Irati, quem está intermediando essa parceria é a pró-reitora de pós-graduação, professora Moana Rodrigues França, que inclusive e a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, e o que preconiza as diretrizes curriculares da instituição é trazer o aluno para dentro da parte pratica, prepará-lo para o mercado de trabalho e na atuação profissional. Por isso, esta parceria será importante para o estudante.

De acordo com o secretário, após finalizar o contrato com a Campo Real, que vai acontecer em Guarapuava na segunda-feira, será encaminhado o projeto para o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), para aprovação. Depois disso, começa o funcionamento “Acredito que em um ou dois meses começam as atividades no Castramóvel, agora, só vai depender do CRMV aprovar”, destaca.

QUEM PODERÁ PARTICIPAR

O CRAS fará um cadastro para que as famílias possam solicitar o serviço, e precisa ter até três salários mínimos. A partir desse cadastro, poderá ter o benefício. “Será dada a preferência para aquelas pessoas que não conseguem pagar, por isso, esse valor dos salários”, comenta Wagner. Para os animais de rua, Vagner explica que será necessário um tutor, que vai cuidar desse animal no pós-operatório, que dura cerca de 10 dias. “Os animais recolhidos pela ONG Amigo Bicho e pelas protetoras independentes, também serão castrados dentro do projeto”. completa Wagner.

OUTRAS AÇÕES

A Prefeitura fez um trabalho para resolver a causa animal, como a criação da Secretaria de Defesa Animal do secretário Wagner, já fazendo alguns projetos, e está avançando bastante. Já foi solicitado recurso para o deputado Evandro Roman para a construção de uma clinica de reabilitação de animais. que ficará junto ao canil que será construído próximo ao kartódromo, em um terreno que já passou para a cessão de uso da ONG, já passou pela Câmara de Vereadores.   Nele, os animais machucados, atropelados ou doentes serão atendidos, vão receber vacina e tudo que for necessário, e depois colocados para adoção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.