Prefeitura entrega equipamentos agrícolas para associações de produtores

Equipamentos irão reduzir os gastos dos produtores no campo

Daniela Valenga

A prefeitura de Fernandes Pinheiro, por meio da Secretaria de Agricultura, entregou equipamentos agrícolas para associações de produtores rurais do município. Foram entregues quatro distribuidores de calcário, três carretas agrícolas e uma plantadeira. O valor investido foi de R$430 mil, sendo que uma parte foi por meio de emenda parlamentar e o restante com contrapartida do município.

As associação de produtores rurais beneficiadas com os equipamentos foram Queiflor, Santa Rita, São João Batista, Bituva dos Machados e Nossa Senhora Aparecida. A entrega ocorreu no dia 14 de julho.

“O uso de máquinas e equipamentos na agricultura familiar auxilia na redução dos custos de produção, na mão de obra e provoca um crescimento consequente do potencial produtivo para as famílias dos pequenos produtores”, destaca Luciele Aparecida Scheidt, diretora do departamento responsável.

A compra dos equipamentos para repasse foi realizada a partir das demandas apresentadas pelas associações. O produtor que deseja utilizar os equipamentos deve estar associado e com pagamento da mensalidade em dia com uma das associações beneficiadas.

Outras ações

Além da entrega dos equipamentos, a Secretaria realizou recentemente outras ações que beneficiam os produtores rurais de Fernandes Pinheiro.

Em 13 de julho, o secretário Pedro Stanislau acompanhou, em parceria com a Assocampos, a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos. A ação foi realizada nas comunidades do Assungui, Bituva dos Machados e localidades vizinhas. “Essa é mais uma ação em prol das comunidades e do meio ambiente, visando a qualidade de vida e bem estar de todos”, aponta Luciele.

Nos dias 13 e 14 do mesmo mês foi realizado um curso de ovinocultura na comunidade do Bituva dos Machados. A formação teve por objetivo melhorar as técnicas de manejo e o melhor  aproveitamento da genética do rebanho de ovinos, como carneiros e ovelhas. O curso foi realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).