Primeira agência Smart do Sicredi é inaugurada

Sicredi inaugura agência smart com modelo inovador em Inácio Martins, município faz parte de projeto pioneiro da Cooperativa que oferece vários serviços de crédito sema utilização de dinheiro físico

O Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi trouxe para a região Centro-Sul do Paraná uma agência pioneira. Desta vez, o município de Inácio Martins foi contemplado com o empreendimento que marca um novo modelo de gestão financeira digital. A solenidade de inauguração aconteceu na noite de segunda-feira (21), na sede da agência, em frente à Prefeitura.

A semana começou com uma grande novidade para os moradores de Inácio Martins que, agora, contam com um novo serviço bancário. A agência smart não terá dinheiro físico, porém oferecerá outras opções de crédito.

“É um desafio para nós, como cooperativa, porque esta é a 22ª agência, porém, neste modelo formato, é a primeira. Para a comunidade também é um desafio e nós queremos fazer com que os moradores entendam que a circulação da moeda, do dinheiro, é apenas um item em relação a tantos outros produtos e serviços que temos para oferecer”, explica o presidente da Sicredi Centro Sul PR/SC, Santo Capellari, que participou da inauguração.

Ele observa que o Brasil é composto por muitos municípios pequenos e que é um hábito das pessoas sempre estarem com um pouco de dinheiro no bolso. “Neste novo modelo, nós estamos tentando fazer com que o nosso associado venha carregar no seu bolso o cartão de débito e de crédito. Isso é uma mudança de cultura”. Para Capellari, esta tarefa não é simples, mas confia que sua equipe terá habilidades e capacidades para mostrar à população de Inácio Martins que este serviço é viável.

Além disso, a agência smart ultrapassa mais uma barreira quando se trata de uma instituição financeira operar em cidades menores. Segundo a cooperativa, o projeto piloto em Inácio Martins mostrará esta possibilidade para outros municípios que também desejam ter o Sicredi.

Quem é o responsável pela agência no município mais alto do Paraná é Norton Sar, que retorna a sua terra natal. “De primeiro momento, fiquei impactado com este novo modelo, mas depois de treinamentos e visitas a agências de outras cidades menores que já operam este sistema, vi que o processo acontece normalmente”, comenta Sar.

O gerente denota que toda a equipe está bem treinada e preparada para atender a população. “Além de sermos uma agência smart, eu considero que somos uma agência sustentável porque as pessoas vão usar mais o cartão, ter mais segurança em suas compras. Também vamos ser diferenciados em relação ao custo do nosso associado, que poderá se associar com valor mais baixo, tendo isenção de anuidade e mensalidade de suas máquinas de cartões”. A expectativa de Norton é desenvolver um bom trabalho.

INÁCIO MARTINS ACOLHE AGÊNCIA

A comunidade de Inácio Martins recebeu a nova agência com muito entusiasmo. A empresária Liz Stroparo, que trabalho em vários segmentos comerciais, comemorou a vinda do Sicredi. “Eu acho que fazia falta uma agência que pensasse no ser humano, que trouxesse financiamentos e, além de tudo, ensinasse as pessoas a não trabalhar somente com dinheiro físico. Então, acredito que vai melhorar bastante para os moradores da cidade, pois é um empreendimento que a gente espera que vá pra frente, que traga bastante coisa. Como empresária, espero que a agência ofereça vários financiamentos para que eu também possa me beneficiar com os serviços do Sicredi”, disse Liz.

Entre as autoridades presentes, o prefeito Junior Benato, prestigiou a inauguração. “Foi uma semente plantada que, hoje, nasceu. Foi regada, acreditada por nós e está dando frutos. A vinda do Sicredi para nossa cidade só tratá benefícios para os agricultores, comerciantes e para todos os moradores. O Sicredi é uma instituição de confiança e será muito promissora em Inácio Martins. Devemos agradecer quem apostou nesta nova agência.