Primeira reunião oficial sobre a 41ª Festa do Pêssego é realizada

Evento acontecerá entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro

Na tarde da última sexta-feira (16), foi realizada no salão nobre da Prefeitura de Irati a primeira reunião oficial para tratar a respeito da 41ª Festa do Pêssego, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, no Parque Aquático de Irati. Estiveram presentes, além de servidores municipais de diferentes setores, também representantes do Provopar, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB – PR), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), da Associação dos Fruticultores de Irati (ASFRUTIR) e dos grupos étnicos locais.

Será desenvolvida a comercialização de pêssego, morango e ameixa, bem como dos seus subprodutos, e também será vendido o Borrego no Rolete. Será realizada a Feira de Sabores e o Salão de Negócios, além de exposições, praça de alimentação e mostra de artesanato. As atrações musicais ainda estão sendo definidas.

RAINHA E PRINCESAS

O Baile de escolha da Rainha e Princesas da Festa do Pêssego está marcado para o dia 25 de outubro de 2019, no Centro de Eventos Italiano. O concurso entregará, no total, R$ 3 mil em premiação neste ano. As candidatas deverão representar seus bairros, localidades ou etnias, valorizando a diversidade cultural que encontramos em Irati.

PÊSSEGO

Trata-se de um produto agrícola tradicional, cultivado há mais de 41 anos. Passou a ter o seu reconhecimento pelo município a partir de 1977, quando aconteceu a 1ª edição da Festa do Pêssego. Desde então, a adoção de novas tecnologias vem proporcionando bons rendimentos em produtividade e lucratividade. O incentivo à produção de pêssego na região resulta em aumento no volume de negócios, agregando valor à economia municipal e regional.