Profissionais da Escola Rural Municipal Margarida Alves realizam Projeto “Família na Escola”

Sthefany Brandalise

A Escola Rural Municipal Margarida Alves, localizada na Comunidade Rural de Assentamento José Dias, realizou no mês de maio o projeto “Família na Escola”. As famílias participaram de diversas atividades, como dinâmicas de reflexão, palestra com a psicopedagoga da Secretaria de Educação Waldeneya Mendes, brincadeiras, apresentação das crianças e partilha de alimentos. No final do encontro, cada família levou para casa uma lembrança deste dia.

A secretária de educação, Marinalda Fernandes, conta que esse projeto é uma maneira de aproximar ainda mais a família da escola. “Ao longo do tempo percebemos que apenas as reuniões de pais não bastavam para uma aproximação mais estreita entre família e escola. Pensando nisso, no planejamento anual do início do ano, foi incluído o projeto Família na Escola, o qual acontecerá uma vez no final de cada trimestre. O encontro será realizado nas dependências da escola, reunindo familiares, alunos, professores e funcionários”, disse.

Segundo Deisi, professora da escola, o encontro é um momento de fortalecer a união e a relação entre escola e família. “Estava muito ansiosa para esse dia, é um momento único para nós educadores e para os familiares, acredito que a partir deste momento nossa relação entre escola e família foi fortalecida, e a certeza de um trabalho realizado da melhor forma possível, agregando valores e memórias que jamais serão apagadas. Aproveito para agradecer a colaboração e a grande participação das famílias e alunos, nós como professoras ficamos imensamente gratas”, comenta.

Psicopedagoga Waldeneya Mendes realizou a palestra com o tema “Família e Escola uma parceria de Sucesso” diz que “A família é base importantíssima na constituição do ser humano, sendo o primeiro grupo social no qual convivemos e nos acompanha por toda a vida, nela sentimos segurança e apoio em todos os momentos, bem como, qual é o papel da escola na formação dos sujeitos. É nesse núcleo que aprendemos a conviver com as diferenças uns dos outros, a respeitar a individualidade de cada um, a compartilharmos afetos e construirmos valores que serão o alicerce da nossa maneira de nos relacionarmos com o mundo. A tarde foi regada de risos, exploração com atividades lúdicas e um lanche coletivo partilha onde cada família pode contribuir trazendo um prato”, disse.

“A escola e a família devem aprender a trilhar de forma unida esse caminho complexo que é a constituição de propostas educacionais inclusivas para todo e qualquer aprendiz. Devem, juntas, aprender a discernir quais são as amarras que, de fato, impedem ou atrapalham o acontecimento de uma educação de qualidade para todas as crianças”, finaliza Waldeneya.

Vanderleia Relly, mãe de um dos alunos da escola, comenta que a adorou o encontro. “Tivemos a oportunidade como pais de estar presente, conhecendo melhor o ambiente escolar do nosso filho, vendo seus materiais escolares, tarefas realizadas, sua sala de aula, seus colegas de classe, e vendo tudo isso, o mais importante com o nosso filho, ele mesmo nos mostrando todo orgulhoso. Achamos muito importante e muito emocionante esse encontro para nós pais e principalmente para as crianças, é um incentivo para elas verem sua família participando de sua vida escolar”, comenta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.