Programa Saúde na Escola atende cerca de 800 alunos da rede municipal

Sthefany Brandalise

A Equipe de Odontologia de Fernandes Pinheiro, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde, está desenvolvendo o programa Saúde na Escola, onde os profissionais prestam atendimento em todas as escolas municipais e estaduais, APAE e Cmeis do município, com o objetivo de prevenir problemas odontológicos nas crianças e adolescentes.


No momento, o projeto foi realizado nas escolas municipais e APAE, atendendo aproximadamente 800 alunos.


O grupo realiza palestras, orientações e ações práticas nas escolas, como avaliação odontológica e encaminhamentos necessários. A equipe também explica sobre os cuidados diários, alimentação saudável, métodos de escovação, tempo para troca da escova dental, a importância do uso de fio dental e oferece acompanhamento com os profissionais de odontologia, através de agendamento na Secretaria Municipal de Saúde.


Neste ano, a Secretaria de Saúde também forneceu um kit de higiene bucal com estojo, escova, creme dental e fio dental para as escolas municipais.


Além das atividades com os dentistas, foi realizado também a verificação do peso e altura das crianças.


Cleonice Schuck, prefeita de Fernandes Pinheiro diz estar muito feliz com o projeto e com a participação das escolas. “A nossa Secretaria de Saúde tem uma preocupação constante, principalmente com a saúde das nossas crianças. Por isso, nossos profissionais, com muita dedicação e amor, visitam as escolas e trabalham nas crianças os hábitos de higiene bucal. Estamos muito felizes pela adesão das escolas, a atenção dos professores e principalmente, a dedicação dos excelentes profissionais que temos na área de odontologia e que trabalham com muito amor. Dessa maneira, as nossas crianças absorvem o conteúdo e os ensinamentos”, disse a prefeita.


A Secretária de Saúde Emanuelle de Matos, comenta sobre a importância do projeto para os alunos. “Faz parte da questão educacional da Secretaria de Saúde fazer essa interação dos profissionais com as crianças, levando até a escola a educação em saúde. Nosso objetivo é que todos tenham uma qualidade de vida melhor e não precisem de tantos tratamentos efetivos”, comenta.


Joilson Viegandt, direto Escola Floresval Ferreira, está muito satisfeito com o projeto, e conta como ele funciona na escola. “O projeto é realizado em duas etapas, uma no primeiro semestre e outra no segundo, atendendo crianças dos quatro aos onze anos de idade. Ele é de grande importância, pois além de orientar os alunos, os profissionais também conscientizam os familiares sobre importância deste acompanhamento em casa. Desta forma, o projeto é muito valorizado por nós da escola”, afirma o diretor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.