Programa VIGIAGUA garante consumo saudável de água em Guamiranga

Karina Ludvichak e Guilherme Gonçalves

A água utilizada para consumo humano garante saúde e qualidade de vida à população quando coletada, tratada e distribuída em quantidade suficiente e com qualidade que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na legislação.


Segundo Guilherme Gonçalves, responsável técnico do Serviço de Inspeção de Guamiranga, o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água em todo o território nacional.


“Em Guamiranga, a implantação deste programa faz parte das ações da Vigilância Sanitária (VISA) que consiste na execução sistemática de coletas de amostra de água em poços rasos, artesianos, águas superficiais e na rede de distribuição”, esclarece Gonçalves.

O técnico explica que as amostras seguem para laboratórios credenciados que em poucos dias encaminham os laudos físico-químicos e microbiológicos ao escritório da VISA Guamiranga. “Os laudos são entregues em mãos aos produtores rurais e cidadãos que participam do programa. Neste momento, são esclarecidas dúvidas e efetuadas as devidas recomendações técnicas para correção de não-conformidades na fonte ou no sistema de distribuição de água”, completa.

Os dados gerados pelo SISAGUA são utilizados em outros setores – Foto: Reprodução WhatsApp


Guilherme conta que os dados gerados também são inseridos no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), que gera relatórios com informações que possibilitam conhecer as características do abastecimento de água na região, tais como: cobertura populacional por cada uma das formas de abastecimento de água nos municípios; relatório de amostras fora do padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para cada forma de abastecimento; compilação de informações para a tomada de decisão do setor saúde em todas as esferas de gestão do SUS.


Há também um plano de amostragem específico para controlar os parâmetros de agrotóxicos e avaliação de seus usos na bacia hidrográfica do manancial de contribuição, bem como a sazonalidade das culturas. “Este ano foram analisadas 91 amostras de água, dentre estas se soma as de rotina físico-química (fluoreto, cloro e turbidez), microbiológica”.


A Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente utiliza os dados gerados pelo SISAGUA e VISA para propor ações de melhoria nas propriedades rurais com a adesão ao Projeto de Proteção e Conservação de Nascentes e para contratação de técnico ambiental para desenvolver o programa.
Para mais informações sobre a solicitação do serviço, entrar em contato pelo e-mail: [email protected] (Fernando Bail) ou [email protected] (Guilherme Gonçalves).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.