Projeto de Saneamento Rural aumenta a distribuição de água potável em mais de 300km em Prudentópolis

Em cinco anos, o projeto atingiu mais de 300 km de rede, com 21 poços perfurados em 14 comunidades do município

Em 2015, a Prefeitura de Prudentópolis, implantou uma equipe de saneamento rural, com o objetivo de oferecer uma estrutura básica de água potável aos moradores de comunidades rurais, visando a prevenção da saúde e uma maior qualidade de vida. Em cinco anos, o projeto atingiu mais de 300 km de rede, com 21 poços perfurados em 14 comunidades do município.

A administração municipal investiu aproximadamente R$ 1.380.000,00. Em algumas localidades, as obras foram realizadas através de convênios, com o Instituto das Águas e Sanepar. Para cada poço artesiano são realizadas as seguintes etapas: projeto da rede de distribuição da comunidade, perfuração dos poços e execução dos serviços complementares de estrutura. Com a obra finalizada, a Prefeitura, cria um estatuto, passando orientações do bom uso aos usuários e então é delegado alguns representantes da comunidade para administrar o poço no local.

A vasão de cada poço artesiano é variável de acordo com as condições do espaço. “Realizamos um projeto e um estudo justamente para observarmos o lugar que há maior possibilidade de uma vasão maior, aproveitando o fluxo natural da água em nascentes, bicas ou cachoeiras”, explica o coordenador do Saneamento Rural de Prudentópolis, Marcelo Sharnei.

O projeto surgiu da análise da administração municipal na dificuldade de encontrar água potável no interior do município. “Ao longo desses anos, o projeto de saneamento rural sempre foi uma das prioridades, alcançamos várias comunidades rurais que não tinham nenhuma infraestrutura básica de água potável. Além de qualidade de vida e mais acesso, a água potável é primordial na prevenção de doenças de veiculação hídrica. Levar essas estruturas básicas até as comunidades é uma obrigação, resultado da honestidade e do respeito ao dinheiro público'', comenta o prefeito Adelmo Klosowski.

SERVIÇOS REALIZADOS

Desde 2015 foram realizados os seguintes serviços: microssistema de abastecimento de água na localidade de Perobas aprox. 13 km de rede, 25 famílias atendidas; microssistema de abastecimento de água na Serra da Esperança aproximadamente 5,5 km de rede, 15 famílias atendidas; microssistema de abastecimento de água na localidade de Poço dos Anzóis, aproximadamente seis km de rede, 12 famílias atendidas; microssistema de abastecimento de água na localidade de Linha Papua de Ponte Alta, aproximadamente 8,5 km de rede, 23 famílias atendidas; microssistema de abastecimento de agua em Taboãozinho aproximadamente 16 km; ampliação de mais 3km rede de abastecimento na localidade de linha Tabão, seis famílias beneficiadas; Melhorias na rede de abastecimento de água na localidade de Herval Grande aproximadamente 2,5 km de rede; microssistema de abastecimento de água localidade de Paraná Anta Gorda aproximadamente 8,5 km (obra em parceria com a comunidade); ampliação e melhorias na rede de abastecimento de água na localidade de Linha Dezembro aproximadamente 5,5 km; ampliação microssistema de abastecimento de água localidade de Rio Belo aproximadamente 7,5 km de rede; microssistema de abastecimento de água localidade de Marcondes 2ª Linha aproximadamente 6,5k m de rede; microssistema de abastecimento de água localidade de Ponte Alta aproximadamente 30 km de rede. (Convenio Sanepar); melhorias no microssistema de abastecimento de água Peróbas aproximadamente 7,5 km de rede.

A Prefeitura ainda pretende ampliar os serviços realizando obras em Terra Cortada, Senador Correa, Barra Bonita, Vista Alegre, Papanduva, Vitorino e Barra Vermelha.