Projeto Folha na Escola de 2024 inicia com o tema “tecnologia na infância”

Serão atendidas todas as crianças do ensino municipal dos 3º, 4º e 5º anos dos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro, Mallet, Prudentópolis e Imbituva

Sthefany Brandalise

Este ano o Projeto Folha na Escola 2024 traz um tema da atualidade e de muita importância, a “tecnologia na infância”. As inovações tecnológicas estão presentes em boa parte do nosso dia a dia, facilitando várias tarefas, transformando as relações humanas e até mesmo as formas de trabalho, a tecnologia está sempre nos cercando.


A utilização da tecnologia na infância está cada vez mais precoce, fato que provoca questionamentos quanto ao desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança, já que as gerações atuais são apresentadas aos aparelhos eletrônicos ainda nos primeiros anos de vida.

A internet é como uma grande biblioteca que contém muitas informações. Com ela, podemos aprender sobre qualquer coisa, assistir a vídeos engraçados e até mesmo conhecer novos lugares. Ainda, podemos jogar jogos online, que são feitos para ensinar coisas novas, no qual podemos aprender sobre números, letras, animais e muito mais.


Mas lembrem-se, assim como a segurança é importante na vida real, também é importante quando usamos a tecnologia. Nunca compartilhem informações pessoais online e sempre peçam ajuda se encontrarem algo estranho na internet. Ainda, principalmente para os pais, é necessário entender o momento certo de incentivar a utilização da tecnologia, compreender os benefícios e os possíveis riscos que ela pode causar para as crianças.


O PROJETO
Em 2024, o Projeto Folha na Escola vai buscar atender todas as crianças do ensino municipal dos 3º, 4º e 5º anos dos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro, Mallet, Prudentópolis e Imbituva que vão receber semanalmente o jornal impresso da Folha de Irati.


Durante as edições, vamos trabalhar um tema específico, mas o jornal pode ser utilizado da maneira que os professores acharem mais adequada. Além do jornal em sala, também vamos realizar atividades lúdicas e concursos de redação e soletração de palavras para estimular o convívio social entre alunos e a comunidade escolar. Todos os alunos participantes do projeto podem competir nos concursos realizados.
Ainda, todos os professores podem entrar em contato pelo número (42) 98423-2331 (Folha na Escola) para enviar fotos de atividades e projetos envolvendo o tema deste ano. Enviando sua foto, o/a professor(a) e a turminha podem aparecer na edição impressa do jornal.


Também será disponibilizado nas páginas do Folha na Escola um QRCode que vai direcionar o aluno ou o educador para o site da Escola Games, disponibilizado pelo Colégio da Indústria Sesi de Irati. Além de vídeos educativos e atividades para serem feitas em casa.


Fiquem ligados nas próximas edições do Projeto Folha na Escola, onde aprenderemos mais sobre como a tecnologia está moldando o nosso mundo. Contamos com a participação de todos para que este ano letivo seja ainda mais produtivo e especial para todos.


NOVIDADES
Para o ano de 2024, a equipe do projeto Folha na Escola separou muitas novidades para os participantes. Além dos tradicionais concursos, de redação e de soletração, teremos um concurso especial para as merendeiras de todos os municípios participantes. Haverá também um concurso apenas para as merendeiras dos CMEIs de Irati.


Além disso, toda primeira quarta-feira do mês, às 19h30, traremos uma palestra online para pais e professores acerca do tema “tecnologia na infância” com especialistas na área. O objetivo é trazer mais informações sobre como o uso da tecnologia pode implicar no futuro dos pequenos. Mas atenção! Fiquem atentos as datas e horários, pois estas podem mudar.


Também, a equipe do projeto estará mais próxima das escolas, levando para os alunos contações de história, brincadeiras e atividades. Professores e equipes pedagógicas fiquem atentos, pode ser quer a gente apareça para fazer uma visita na sua escola qualquer dia desses para conversar sobre o projeto!


IMPORTÂNCIA DO JORNAL NA ESCOLA
A introdução do jornal na escola desempenha um papel fundamental no processo educativo, promovendo uma série de benefícios para os alunos, professores e toda a comunidade escolar. O jornal oferece uma ampla variedade de textos, e isso expõe os alunos a diferentes estilos de escrita, enriquecendo seu vocabulário, compreensão de leitura e habilidades de escrita.


Ao ler notícias e artigos opinativos, os alunos são incentivados a pensar criticamente sobre questões sociais, políticas e culturais. O jornal fornece informações atualizadas sobre eventos locais e nacionais, e isso ajuda os alunos a entenderem melhor o contexto em que vivem e a se tornarem cidadãos mais informados.


O uso do jornal pode ser integrado a várias disciplinas, o que permite que os alunos apliquem conceitos aprendidos em diferentes áreas do currículo de maneira prática e significativa.


O jornal em sala de aula desempenha um papel vital na escola, não apenas como uma fonte de informação, mas também como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos.

IMBITUVA


“A inserção do jornal impresso em sala de aula é de suma importância, já que hoje a maioria das pessoas tem sua formação crítica a partir de algo que leu na mídia. No meu ponto de vista a utilização do jornal é válida em todos os anos e disciplinas. O professor pode desenvolver atividades de textos jornalísticos e estimular a crítica e o debate sobre os temas da atualidade, proporcionando aos alunos o interesse à leitura e informações que muitos não têm acesso. Só temos a agradecer esta maravilhosa parceria entre a Educação de Imbituva e o Jornal Folha de Irati.”


Veranice Eliane Schlender

PRUDENTÓPOLIS

O Projeto Folha na Escola desempenha um papel fundamental na formação dos alunos, contribuindo para seu desenvolvimento acadêmico, pessoal e cidadão. Além de estimular os alunos a ler e escrever de forma mais crítica e reflexiva, ampliando seus conhecimentos sobre diversos assuntos ele desenvolve o senso crítico e a capacidade de questionar, analisar e opinar sobre os fatos e informações apresentadas. Com o Projeto Receita da Vovó nossas crianças têm a oportunidade de uma interação maior com suas famílias, resgatando receitas, valores e vivências passadas, assim cria-se um vínculo afetivo mais significativo entre família e escola promovendo a integração com a comunidade escolar.


Eliane Dal Pisol

IRATI

O projeto folha na escola vem contribuindo para uma leitura diversificada aos nossos alunos nas escolas municipais, além de que essa leitura não se dá somente nas escolas, estamos proporcionando uma leitura para todos da família, pois o aluno leva o jornal para casa, informando os acontecimentos em tempo real, do que acontece na semana em nosso município. É um projeto que traz informações. “Só se sabe dos acontecimentos quando somos informados dos mesmos”.


Jandira Girardi

MALLET

“O projeto ‘Folha na Escola’ não apenas enriquece o processo educativo, mas também fortalece os laços entre a comunidade escolar e a realidade da nossa região. O jornal não é apenas um veículo de informação, mas uma ferramenta para o desenvolvimento crítico e a ampliação do conhecimento. Através dele, os estudantes têm acesso a uma variedade de temas. Além disso, ao lerem notícias locais e regionais, eles se tornam mais conscientes do mundo que os cerca, desenvolvendo, assim, uma visão mais ampla e uma compreensão mais profunda da sociedade em que vivemos. É muito bom participar!”

Elson Rogerio Krinski

FERNANDES PINHEIRO

“O projeto Folha na Escola estimula o pensamento crítico. Os alunos são desafiados a questionar, a debater e a formar suas próprias opiniões sobre os assuntos discutidos nas páginas do jornal. É importante ressaltar que o projeto não é apenas para a sala de aula, mas uma iniciativa que envolve toda a comunidade escolar.”


Sergio Gomes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.