Prudentópolis amplia unidades de saúde e comunidade questiona superlotação

Kauana Neitzel

A Prefeitura de Prudentópolis vem investindo na reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Com o inicio das obras na localidade de Marcondes, os moradores terão que se deslocar para buscar atendimento na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Tijuco Preto. Sendo assim, a comunidade está questionando se haverá uma superlotação.


A Gestão Municipal, através da Secretaria de Saúde, comunicou a mudança nas redes sócias, alertando quais comunidades deverão buscar atendimento na ESF Tijuco, sendo elas: Baixada, Linha Brasilia, Dezembro, Maurício, Nacar, Visconde de Guarapuava, Marcondes Sede, Marcondes 2ª Linha, Marcondes 3ª Linha, Santo Antonio e Ponte Alta.


“Só com poucas comunidades é difícil ficha para consulta no Tijuco, imagina agora com mais comunidades. Ficará impossível”, desabafa moradora. Mas a Prefeitura explica que a equipe de atendimento da UBS Marcondes será deslocada para não haver prejuízos. “Com a construção de uma unidade nova na região de Marcondes, estamos deslocando a comunidade para ser atendida no Tijuco no primeiro momento, até alinharmos outra unidade provisória. Então a equipe também vai dobrar e, assim, a população não vai perder nada”, explica o prefeito Osnei Stadler.


O prazo de conclusão da obra é de oito a dez meses, “tudo correndo bem, a gente está fazendo este trâmite rápido para que não ocorra uma demora da empreiteira. Que consigamos entregar o quanto antes, ainda este ano, para a comunidade”, completa Osnei.


O município tem hoje 25 postos entre UBS e ESF, atingindo 100% de atendimento na atenção primária e, agora , o objetivo da gestão é ampliar e reformar todas as unidades. Até o mês de janeiro quatro deles já haviam sido licitados, sendo um novo e mais três reformas. O prefeito destaca que será entregue uma UBS nova na Vila das Flores no mês de fevereiro, na Vila da Luz a nova unidade já está em funcionamento. “Estamos alinhando mais questões de saúde, voltadas às unidades básicas. Hoje estamos com um trabalho diferenciado para a ampliação do Samu”, destaca.


Na última semana, foi finalizada a ampliação e reforma da UBS de Perobas. Tais mudanças vêm ocorrendo, segundo a Gestão, para que sejam entregues unidades mais modernas, que trarão melhores condições de trabalho à equipe. Refletindo, assim, na qualidade dos serviços de saúde para os pacientes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.