Prudentópolis caminha para profissionalizar o turismo local

Leticia H. Pabis com reportagem de Kauana Neitzel

Lugar de uma beleza estonteante e diversas cachoeiras, o município de Prudentópolis recebeu o apelido de ‘Terra das Cachoeiras Gigantes’, o que fez com que se tornasse referência em turismo por todo o Paraná.


Por conta disso, a administração municipal tem trabalhado em prol da profissionalização do turismo local, investindo cada vez mais em cursos, projetos e empreendimentos. Em 2021, a Prefeitura criou o AppPrude, um aplicativo para smartphones que tem o objetivo de dar suporte aos turistas e moradores, para que conheçam e divulguem as belezas do município.


“O turismo é um deslocamento de PIB, a pessoa vem e traz recursos e isso nós vemos aqui no município como uma atividade econômica. Então, pensando também na sustentabilidade, por conta de termos o turismo da natureza, da cultura, da fé, de aventura, estamos pensando no virtual. Colocando tudo dentro do aplicativo, que é sucesso total, para ter na palma da mão, tudo online”, conta a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Boiko Rossetim.


Este foi um avanço para que o turismo prudentopolitano conseguisse alcançar um nível de público nacional, pois além das mais de 100 cachoeiras, a cidade é conhecida como ‘Ucrânia brasileira’, por conta da forte cultura ucraniana. Além de se destacar na produção de mel, cracóvia e ser a maior produtora de feijão preto do Brasil.


A Folha de Irati foi até o município para ouvir as histórias de alguns empresários, escolhemos pessoas do ramo do turismo, gastronomia e hotelaria, as escolhas se deram pela disponibilidade dos entrevistados e destaque no setor. Tarcisio Michalczuk é agricultor e proprietário do Rancho Passo Velho, em Prudentópolis, e falou um pouco sobre como estas atitudes ajudam a impulsionar o município. “Começamos a trabalhar neste espaço para diversificar a propriedade, precisávamos de algo e optamos por trabalhar com essa área. O turismo local está bem avançado, está desenvolvendo bem e tem um potencial muito grande, isso é importante para a gente. Tenho a lanchonete há quatro anos e seis meses, e recebo muito apoio das Secretarias, elas ajudam no desenvolvimento, apoio da Prefeitura, inclusive com acesso”, relatou Tarcisio.


A sócia-proprietária da pastelaria e petiscaria Rancho do Sabor, Irene Jukgeirei, oferece no estabelecimento não só as comidas e petiscos brasileiros, como também a tradicional comida ucraniana, fazendo com que esta cultura chegue cada vez mais pessoas. “O turismo está sendo bem desenvolvido aqui, está sendo muito gratificante receber os turistas, eles vêm conhecer as cachoeiras e por isso nós trabalhamos bastante com os pratos típicos ucranianos. Quando chegamos aqui, achei que o turismo estava até bem parado, mas nestes últimos anos está cada vez mais intensificado, sempre tendo novas oportunidade junto ao SEBRAE e ao SENAI. Até mesmo os acessos as cachoeiras estão sendo melhorados”.


O ramo hoteleiro também entra em destaque. A fomentação das maravilhas prudentopolitanas fez com que o movimento nos hotéis crescesse, mostrando a alta demanda de turistas que querem visitar Prudentópolis.


Carla Andreia Veiga, proprietária do Mayna Palace Hotel, comentou sobre como este movimento aumentou em 2023, principalmente em feriados prolongados, fazendo com que mineiros, paulistas e até cariocas descessem até o Sul conhecer um pouco mais da cultura. “Nós caracterizamos o hotel dentro da cultura ucraniana, temos este diferencial, muitos turistas querem conhecer Prudentópolis, tanto as belezas naturais como a cultura. O trabalho feito aqui no município está muito bom, porque tem atraído mais pessoas para cá ultimamente”, comentou a empresária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.