Prudentópolis é finalista do concurso “Paraná Mostra o SUS que dá certo”

Sthefany Brandalise

Nos dias 18 e 20 de outubro, em Foz de Iguaçu, vai acontecer o XXXVI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, e a cidade de Prudentópolis está entre as finalistas com três projetos, desenvolvidos pela Secretaria de Saúde Municipal, junto com a Atenção Primaria à Saúde (APS). O evento recebeu 415 projetos de diversas cidades do Paraná, e apenas 100 foram aprovados.


O primeiro projeto, “Sustentado fazeres:a qualificação do cuidado na rede de atenção psicossocial de Prudentópolis – PR”, foi idealizado e escrito por MaurenIzilda C. Lubczyk, psicóloga da APS, juntamente com Vanderléia Schinemann, assistente social, Camila Siqueira, coordenadora da APS, e pela psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, Suélen Dalpiaz.


Mauren explica que o projeto é algo que elas estão buscando implantar na cidade, com objetivo de fortalecer o cuidado com a saúde mental. “O objetivo do nosso trabalho é fortalecer a descentralização do cuidado em saúde mental para o território de abrangência da APS. Buscando preparar as equipes para atendimentos em saúde mental, como forma de articulação entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada. A principal sensação é a gratificação em saber que estamos no caminho certo, isso é a validação de um trabalho que exercemos em nosso dia a dia.”, disse.


O segundo projeto, “Qualidade e Integralidade no Cuidado Ofertado à Mulher Durante o Pré-Natal na APS”, foi escrito por Camila Szymanski Tluski Siqueira, enfermeira e coordenadora da APS de Prudentópolis, juntamente com MarceloMarcelo Mazurechen, secretário de Saúde. Camila conta que escreveu o relato de experiência com relação ao tratamento que é ofertado à mulher no pré-natal. “Esse projeto traz um relato da nossa experiência vivenciada aqui no município, quanto à oferta, qualidade e integralidade durante o pré-natal. A gente fica muito feliz que vamos compartilhar essa nossa experiência, principalmente os resultados que a gente obteve com os outros municípios”, relata.


Suélen Carla Dalpiaz, Psicóloga do CAPS I de Prudentópolis, é a idealizadora do terceiro projeto: “Protagonismo Político em Pauta: A experiência das Assembleias no CAPS I de Prudentópolis/PR”, juntamente com Danielle Maria Pacheco, Coordenadora de Saúde Mental de Prudentópolis. Suélen relata que o projeto tem a finalidade de mostrar às pessoas a importância da sociedade na construção de um SUS melhor. “Os momentos de assembleia nos permitem construir o serviço mais próximo do ideal de cada um, nos quais conseguimos discutir questões coletivas e deliberar sobre o que é melhor, considerando todas as opiniões. Entendemos que, além da importância pessoal de ter um trabalho selecionado, nossa alegria também é coletiva, em saber que a saúde mental é considerada uma pauta importante nas discussões dos serviços públicos. Estou muito feliz e honrada pelo reconhecimento e também por representar o município em um evento tão importante!”, disse.


Marcelo Mazurechen, secretário de saúde de Prudentópolis, comenta que ficou muito orgulhoso e feliz por ver projetos da cidade com esse reconhecimento. “É um orgulho para nós ter três projetos desenvolvidos pelas nossas equipes. Estar entre todos esses projetos, e irem para a fase de apresentação já é importante para nós, e também um reconhecimento do trabalho que a gente tem feito no município, pensando na qualidade e na efetividade dos serviços de saúde do SUS. Quero parabenizar principalmente essas equipes, que têm desenvolvido um ótimo trabalho aqui no município”, finaliza o secretário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.