Prudentópolis investe na manutenção dos mais de 10 mil km de estradas rurais

KauanaNeitzel

Com a compra de maquinários, com recursos próprios, trabalho com o credenciamento e a chegada da Patrulha Rural nos próximos meses, Prudentópolis busca sanar reivindicações antigas de manutenção de estradas rurais. Com a aposentadoria de Elizeu Sandeski, quem passa a comandar a Secretaria de Transporte e Infraestrutura é Carlos Stasiw. Este já fazia parte da equipe e a medida adotada pela Gestão é fazer um trabalho de acompanhamento diário, com reuniões matinais, para definir os trabalhos desenvolvidos.

A Secretaria é dividida em cinco grupos e cada um deles tem um encarregado, com estrutura de máquinas e caminhões, para que sejam realizadas as obras com maior agilidade. A Prefeitura adquiriu, neste ano de 2023, uma nova máquina com recurso próprio, que já está sem utilizada.

O prefeito OsneiStadler conta que Prudentópolis tem atualmente 10 mil quilômetro de estradas rurais, para atender cada região. As cinco equipes tem duas máquinas e na média de quatro caminhões para estar fazendo o cascalhamento e patrolamento. “Nós tivemos um período difícil, desde junho, de muita chuva, mas o serviço não para. O tempo dando certo estamos trabalhando, patrolando e cascalhando, inclusive, por que temos um transporte escolar muito grande, fazendo oito mil quilômetros diários. Neste sentindo, estamos fazendo todo dia está manutenção”, diz.

“Tem muitas regiões que ainda tem dificuldades, com buracos devido à chuva, mas a gente vem fazendo um trabalho em todas as localidades”, completou Osnei. Vale destacar que a comunidade pode estar cuidando, tambem, das estradas, tendo a colaboração de não passar com o maquinário pesado em dias de chuva. “Na região do Ivaí Velho tivemos o patrolamento e no mesmo dia o pessoal saiu depois de uma chuva, com tratores. Pedimos a colaboração, não estrague as estradas para outras pessoas. Chega em uma comunidade, está fazendo o trabalho e vem o pessoal estragar logo na sequência, isso dificulta o trabalho para terminarmos e ir para outro local”, explica o prefeito.

A Prefeitura tem adquirido novas máquinas todos os anos, patrolas, escavadeiras, retroescavadeira e caminhões, mas também trabalha com o credenciamento de equipamentos. A Patrulha Rural está prevista para chegar a Prudentópolis em maio para apoiar o trabalho que já vem sendo desenvolvido.

“Em 2021 foi feito um trabalho grande no Papanduva de Baixo, Barro Branco, Papanduva de Cima, ampliando as estradas, inclusive com liberação do IAP, para que possa ser reabertas. Na segunda fase dessa Patrulha conseguimos fazer a readequação da estrada de Ligação, a qual já está preparada para receber o calçamento, que inclusive já está para começar”, destaca Osnei.

A Patrulha Rural vai atender este ano, em primeiro momento, até a região dos Saltos Gêmeos, parte turística e com muitos moradores, e, em seguida, será a região de Santos Andrade com a reabertura de toda a estrada, juntamente com a área de Tira Dentes chegando até Gramadinho. Com cerca de cinco meses de trabalho no total.

“Mesmo com as fortes pancadas de chuva, não deixamos de atender as regiões da zona rural do nosso município. O serviço de patrolamento foi realizado recentemente no Morro Alto de Perobas. Estivemos realizando manutenções preventivas em diversas localidades, com instalação de bueiros e tantos outros serviços necessários”, finalizou o prefeito.

Os moradores ainda pedem o cuidado com a comunidade onde moram, a reivindicações para serviços nas localidades de Limeira de Cima, Nova Galicia a Barra Vermelha, Tijuco linha Taboão, Bananal e Ponte Nova.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.