Prudentópolis quer fortalecer turismo religioso

A Secretaria de Turismo de Prudentópolis, com a aprovação do Conselho de Turismo, está iniciando uma comissão para tratar do turismo religioso do município. Nesta semana, já foi realizada a terceira reunião para nortear os trabalhos da equipe.

 Secretaria de Turismo de Prudentópolis, com a aprovação do Conselho de Turismo, está iniciando uma comissão para tratar do turismo religioso do município. Nesta semana, já foi realizada a terceira reunião para nortear os trabalhos da equipe.

Segundo a secretária da pasta, Cristiane Boiko Rossetim, o objetivo da comissão é reunir os representantes das igrejas e comunidades que queiram receber turistas. Queremos identificar o potencial de cada uma e incentivar a formação de guias locais nestas comunidades, explica ela. Além de o projeto visar mais um potencial turístico, fortalecerá a geração de renda e emprego no município. Cristiane comenta que, em 2018, houve um encontro com representantes das igrejas e comunidades religiosas e que, no final do ano, a comissão foi formalizada. Participaram da equipe funcionários da prefeitura, Paróquia São João Batista, Paróquia São Josafat, Catedral Imaculada Conceição, Igreja Evangélica, Luterana e representantes da Câmara Municipal.

Trabalho a ser desenvolvido A comissão já tem ações definidas para colocar o projeto em prática: vamos elaborar um mapa do Turismo Religioso e divulgar os horários, datas, calendários dos eventos, criar roteiros religiosos e identificar responsáveis pela sua comunidade, aponta a secretária. Ela lembra que, além da Igreja de São Josafat, o turista que vai a Prudentópolis somente contempla a fachada das igrejas, mas não conhece sua história, arquitetura e religiosidade. Já temos uma grande procura na Igreja São Josafat, comunidade ucraniana, pelo motivo cultural e religiosidade forte – diferenciados de outros municípios. Porém, mesmo na igreja ucraniana, queremos divulgar Irmã Anatólia, Santa Marina e igrejas do interior, como Barra Bonita, Barra Vermelha, Barra D' Areia, Ponte Nova e Linha Esperança, que terão muito mais destaque, planeja. Além destes locais, Prudentópolis conta com a Catedral Imaculada, Santuário Nossa Senhora das Graças – que comemorou 60 anos, e a centenária Igreja Matriz São João Batista, que promove a grande Festa de São João, realizada no mês de junho. Prudentópolis já é conhecida pela sua rica natureza. Somos a Terra das Cachoeiras Gigantes e o turista, que aqui vier, poderá conhecer também a Capital da Oração, rica pela sua cultura e fé, finaliza Cristiane.

Texto: Fernanda Hraber