Prudentópolis realiza 2º Mutirão de Oftalmologia

Ação aconteceu no sábado (11) e no domingo (12); expectativa é zerar a fila

Kauana Neitzel

Neste último final de semana, sábado (11) e domingo (12), aconteceu o 2º Mutirão de Oftalmologia de Prudentópolis. Ação tem como objetivo de zerar as filas de espera. A Gestão Municipal, juntamente com os vereadores Lucas Sanches, Júnior Pontarollo, Ambrósio Dohvi, Claudio Michalczuk e o secretário de Saúde Marcelo Mazurechen, conseguiram mobilizar profissionais para realizarem cerca de 200 atendimentos.


O objetivo da Gestão é zerar a fila até no início de 2024, sendo um dos poucos municípios a atingirem esse grande marco. De acordo com o secretário de Saúde, existe uma fila bem extensa. “São quase 800 pacientes em fila. Conseguimos, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, credenciar um prestador de serviço que se disponibiliza a trabalhar finais de semana e feriados”, conta Marcelo.


Este mutirão foi realizado no sábado e no domingo, atendemos 196 pacientes, com apenas quatro faltantes, eram 200 vagas disponibilizadas para os dois dias da ação. “É muito importante porque conseguimos parceria com o legislativo municipal. É o legislativo e o executivo trabalhando juntos para o benefício do cidadão, comodidade. Mesmo sendo poucas vagas que tínhamos anteriormente cadastradas, ainda era em outros municípios. Conseguimos trazer para Prudentópolis, facilitando. Assim, vem no dia para a cidade, consulta, faz os exames e sai com o diagnostico fechado, agilizando o processo”, explica o secretário.


O atendimento incluiu avaliação médica especializada por oftalmologista. Além disso, foram realizados diversos exames, como auto-refração, cicloplegia, mapeamento de retina e tonometria, a fim de garantir uma avaliação completa e precisa da saúde ocular.


As avaliações possibilitaram o fechamento de diversos diagnósticos cirúrgicos, como: catarata, pterígio e estrabismo. Além disso, aqueles que foram diagnosticados com condições como glaucoma e retinopatia diabética receberam encaminhamentos para tratamentos especializados. Também, a solicitação de óculos em diversos casos, proporcionando uma melhora na qualidade de vida das pessoas beneficiadas.


Tudo isso através de recursos indicados pelos vereadores com emenda impositiva da Câmara Municipal de Vereadores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.