Prudentópolis realiza Conferência de Cultura e recebe exposição fotográfica

Assessoria

A Secretaria de Cultura, junto com o Conselho Municipal de Política Cultural de Prudentópolis, promoveu nas dependências da Câmara de Vereadores, a “III Conferência Municipal de Cultura de Prudentópolis”, sob o tema: “Patrimônio Cultural de Prudentópolis”, na quarta-feira (19). Com o objetivo de atualização do Plano Municipal de Cultura e a definição de estratégias a serem desenvolvidas na área cultural nos próximos dez anos, em vista da criação do “Geoparque Prudentópolis”.
Após a abertura oficial foi proferida a palestra sobre o Geoparque Prudentópolis e Inventário Patrimonial material e imaterial. Também, durante a conferência, foram apresentados os candidatos a novos conselheiros para o biênio 2023-2025. No período da tarde, foram formados cinco GT’s para a elaboração de propostas que complementarão o Plano Municipal de Cultura.
“Parabenizamos a sociedade civil pela grande participação e colaboração com importantes propostas para o desenvolvimento cultural do município”, disse o prefeito Osnei Stadler.
Exposição do Projeto “Patrimônio Vivo” foi realizada na última quinta-feira (20), valorizando a cultura popular do município. Prudentópolis foi uma das três cidades escolhidas, junto com Lapa e Palmeira, para receber este Projeto cujo objetivo foi compartilhar com a população, as riquezas e a diversidade da cidade, retratando aspectos marcantes da nossa cultura, como: música, gastronomia, dança, artesanato, artes visuais, edifícios históricos, recantos naturais, lendas e personagens locais.
Foi realizado oficinas, envolvendo moradores locais, que ao final do curso, tiveram a oportunidade de expor seus painéis com fotos e textos. Foram abordados temas como o trabalho das benzedeiras, a literatura oral e muitos aspectos da imigração ucraniana, como as pêssankas (ovos decorados), a petrykivka (pintura ucraniana), as bonecas Berehênha e a música das banduras.
O projeto “Patrimônio Vivo: referências que conectam gerações e regiões”, foi organizado pelas pesquisadoras Lia Marchi e Carol Mira e viabilizado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Foram elaboradas propostas que complementarão o Plano de Cultura – Foto: Prefeitura de Prudentópolis
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.