Prudentópolis recebe duas ambulâncias para atendimento de urgência e emergência

Daniela Valenga com informações da Agência Estadual de Notícias

Duas ambulâncias irão compor a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade de Prudentópolis. Os veículos fazem parte das 14 ambulâncias que passam a prestar apoio ao atendimento na 5ª Regional de Saúde do Paraná. O investimento total do Governo do Estado foi de R$2,6 milhões.
O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, aponta que os novos veículos irão impactar a cidade. “É uma conquista importante e histórica para Prudentópolis”, destaca. O município irá receber uma ambulância alfa, que funciona com um médico, um enfermeiro e um condutor a bordo, e uma ambulância bravo, que opera com um auxiliar ou técnico de enfermagem e um condutor.

“É uma conquista importante e histórica para Prudentópolis” – Prefeito Osnei Stadler

“Prudentópolis está com a estrutura preparada para receber os dois veiculos”, ressalta o prefeito. O serviço entrará em funcionamento após PSS para contratação de profissionais para atuar nas ambulâncias, que será realizado através do Consórcio de Saúde da 5° Regional.
A chegada das ambulâncias faz parte de um projeto do Governo Estadual para implantação do Samu em todo o estado do Paraná. “Parabenizo o governo estadual, o governador Ratinho Júnior, o secretário de Saúde Beto Preto e demais responsáveis pelo projeto, por se preocuparem com a saúde de todos os paranaenses”, declara o prefeito Osnei.

Samu

O Samu é o atendimento de urgência e emergência destinado a vítimas que passaram por alguma situação que leve a sofrimento, sequela ou morte. Com a implantação na 5ª Regional de Saúde, agora, todo o estado do Paraná tem atendimento do Samu. Em 2019, o serviço cobria 68% do estado e teve investimentos até chegar a 100% da cobertura atual, representando um aumento de 10% ao ano.
“Isso acontece quando existe união e tomada de decisão entre Estado e municípios, graças a uma gestão municipalista orientada pelo governador Ratinho Júnior. Este avanço é um salto de qualidade no atendimento de urgência e emergência”, disse o secretário estadual da saúde, Beto Preto.
Criado em 2014, inicialmente nos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, o Samu possui atualmente 12 Centrais de Regulação de Urgência, que mobilizam 217 ambulâncias de suporte básico e 67 de suporte avançado, além de contar com cinco helicópteros e um avião para remoções mais urgentes e em locais de difícil acesso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.