Emoção, alivio e esperança marcam o fim do calendário de imunização

Nesta semana, Irati, Inácio Martins, Imbituva e Teixeira Soares vacinaram adolescentes de 12 anos completos. Vacinação continua nas cidades

Jaqueline Lopes

A alegria e alívio tomam conta de pais e filhos em Irati, Inácio Martins, Imbituva e Teixeira Soares. A vacinação contra a Covid-19 avança na região e, nesta semana, os quatro municípios encerraram o ciclo de idade da primeira dose, vacinaram os adolescentes com 12 anos completo. Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), esta é a última faixa etária para aplicação da dose 1.
Jeferson de Souza, representante comercial e empresário, morador de Irati, levou o filho Felipe para receber a primeira dose do imunizante. Para ele, este é um momento de esperança. “É um sentimento de alívio porque vivemos um momento muito difícil nessa pandemia, muitas incertezas, é um alívio para a nossa família. É uma esperança de momentos melhores, que a gente possa logo tirar a máscara e viver novamente”. Ele e a esposa já estão vacinados contra a doença.
A bacharela em Direito, Aline Azevedo, também levou a filha para ser vacinada no Pavilhão do Parque Aquático, e diz que a vacinação é uma esperança que a pandemia acabe. “Isso traz uma tranquilidade para todos nós, eu também trouxe a minha mãe para tomar a terceira dose. Para mim, é uma sensação de alívio, de saber que, finalmente, está tudo acabando”, comenta.
Irati tem 47.705 pessoas vacinadas com a primeira dose, e 39.168 com o esquema completo de vacinação, até quinta-feira (11). Dos adolescentes, segundo o setor de Epidemiologia, 3.412 estão vacinados com a primeira aplicação. A estimativa do estado, que usa projeção do IBGE, é que o município tem 4.862 na faixa etária de 12 a 17 anos, assim, aproximadamente 70,18% dos adolescentes já foram vacinados no município.

                              "80%"
        Média da população da 4ª regional de Saúde imunizada contra a Covid-19

Jussara Kublinski Hassen, secretária de Saúde de Irati, comenta que este avanço é significativo para o município. “Faço um apelo à população para que tome a segunda dose. Procure as Unidades de Saúde para colocar em dia o esquema vacinal. A vacinação é a forma mais eficaz de frear a contaminação, a imunização em massa, além de proteger, diminui o número de contágio e agravamento da doença”, destaca.
Já em Inácio Martins, 8.327 pessoas receberam a primeira dose, e 6.063 pessoas estão com a imunização completa no município. Para a secretária de Saúde de Inácio Martins, Sandra Daniel, este momento também representa um alívio aos profissionais de saúde e a população. “Estamos feliz por concluir essa vacinação, porque, paralelo ao término da vacinação, vemos o número de casos diminuir gradativamente. Isso nos traz um alívio e esperança que a pandemia logo passe e que a gente consiga zerar o número de casos e permaneça. É uma grande felicidade, e nos dá o sentimento de trabalho concluído. Aos poucos, estamos vencendo essa pandemia”.
Teixeira Soares está com 7.373 pessoas vacinadas com a dose 1 e 5.783 com a aplicação completa. Até a próxima semana, a equipe da Secretaria de Saúde pretende vacinar 100% da população em geral e adolescentes. “É a retomada da vida normal, embora os números são variáveis, temos dados melhores no município. Mas o medo da população está indo embora, a vida está voltando ao normal. Ficamos felizes com o trabalho e a vacina em si dando resultado, porque são a esperança de dias melhores. Como equipe da Saúde e gestão é muito importante poder participar desse momento da vida das pessoas”, comenta o secretário da pasta, Amauri Klossowski.
Imbituva tem 22.661 pessoas vacinadas com a primeira dose e 14.333 também com a segunda. A vacinação continua nestes municípios com aplicação da segunda e terceira dose.

REGIÃO
A região tem, de acordo com o portal de vacinação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 144.135 pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante, e com a vacinação completa são 97.940. Segundo dados da 4ª Regional de Saúde, em média, 80% da população está vacinada com a dose 2, com variações em alguns municípios que já atingiram 90% de vacinação com a segunda aplicação.
Já a imunização dos adolescentes da regional, de 12 a 17 anos, ainda está em processo da primeira aplicação, com cerca de 60% de doses recebidas para esta faixa etária. Em Rio Azul, por exemplo, até quinta-feira (11), jovens de 13 anos completos receberam a primeira dose. O município tem 12.666 pessoas com mais de 12 anos aptas a serem vacinadas. Até quarta-feira (10), 11.154 munícipes já haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, cerca de 88,06% da população. Destas, 7.825 pessoas são consideradas imunizadas, contemplando 61,78%.
“As vacinas estão chegando com um ritmo melhor ao município, o que nos permite programar a ampliação das pessoas imunizadas. Contamos com a colaboração e parceria dos munícipes para que as doses sejam aplicadas o mais rapidamente possível nos braços dos rioazulenses, para, assim, vencer a pandemia”, comenta a secretária de Saúde, Cristiana Maria Schuvaidak.

Felipe, filho de Jeferson, sendo vacinado contra a Covid-19 – Foto: Jaqueline Lopes


Em Fernandes Pinheiro, 92% da população está vacinada com as duas doses. Já são 4.672 pessoas imunizadas com a primeira dose e 3.858 com a vacinação completa. A imunização continua para a dose reforço para os trabalhadores da área da saúde e idosos de 70 a 74 anos
A secretária de Saúde do município, Emanuelle de Matos, explica que mesmo com toda a vacinação expressiva, os números de casos estão elevados, em comparação com os municípios vizinhos. “Por isso, alertamos a necessidade de manter as medidas e cuidados para que não haja um aumento ainda mais nos números de casos positivos e, assim, possamos aos poucos, com prudência, retomar todas as atividades eletivas da Secretaria de Saúde”, informa a secretária Emanuelle.
Segundo dados do portal da Sesa, Mallet tem 10.661 imunizadas com a dose 1 e 8.440 com a dose 2; Guamiranga com 6.244 imunizadas com a primeira aplicação e 5.112 com a vacinação completa; e Rebouças tem 11.595 cidadãos imunizados e 9.583 com a segunda dose.

PRUDENTÓPOLIS
O município de Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional de Saúde, e faz parte da Amcespar, também apresenta avanço na vacinação. Até quinta-feira (11), 39 mil pessoas foram imunizadas, o que representa 74.26% com a primeira dose. Na próxima semana, a Secretaria de Saúde inicia a vacinação em adolescentes com 13 anos completos. E continua a aplicação da segunda e terceira dose.