Rio Azul adota tecnologia do app Sesc para combater a Dengue

Iniciativa visa incentivar participação cidadã e premiar esforços na luta contra a Dengue

Esther Kremer

A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação de Rio Azul, em parceria com o Sesc, lançaram um grande projeto para atuar no combate à Dengue, e uma nova ferramenta tecnológica está sendo empregada para envolver a população de forma mais ativa nessa tarefa. Trata-se do aplicativo do Sesc, intitulado “Aqui o mosquito não entra”, que foi adotado recentemente pelo município, permitindo que os moradores registrem a eliminação de focos do mosquito transmissor da doença.


A adesão ao aplicativo tem como objetivo o engajamento da comunidade no enfrentamento da Dengue. Agora, os moradores podem documentar os locais onde foram encontrados focos do mosquito, bem como as ações realizadas para eliminá-los.


O diferencial da iniciativa está na possibilidade de registrar o antes e o depois da intervenção, fornecendo uma visualização clara do impacto das medidas adotadas na redução dos criadouros do Aedes aegypti. Esses registros são compilados e contabilizados diretamente no aplicativo, permitindo que os participantes acompanhem seu progresso e contribuição para a saúde pública.


O Sesc lançou uma campanha de incentivo, oferecendo prêmios para aqueles que se destacarem na eliminação de focos do mosquito. Os seis participantes, em todo o Paraná, que registrarem o maior número de intervenções vão ganhar um super prêmio, estimulando ainda mais a participação ativa da comunidade.


Para a secretária de Educação, Adriana Rymsza, essa iniciativa representa uma nova abordagem no enfrentamento da Dengue. “São mais de 1.500 famílias, aqui em Rio Azul, que estarão trabalhando no combate aos focos da dengue. Se nós nos unirmos, com certeza vamos vencer esta batalha”, disse.
A secretária de Saúde, Cristiana Schvaidak, também comentou sobre a iniciativa e disse que “são mais de 1.500 soldados que estarão nesta luta para eliminar estes focos. É um grande projeto para cuidar da saúde das pessoas. Juntos somos mais fortes”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.