Rio Azul é contemplado com mais 34 casas populares

Famílias terão moradias dignas no bairro Vila Feliz

Mais 34 famílias em Rio Azul serão contempladas com a tão sonhada casa própria. Pensando na melhoria de vida e dar uma moradia de qualidade, a Prefeitura conseguiu mais esta conquista. As novas casas populares serão construídas ao lado da Vila Feliz.

De acordo com o assistente social, Robison Godoy de Almeida, da gestão do SUAS de Rio Azul, as casas fazem parte do programa Nossa Gente Paraná, destinado às pessoas em situação de vulnerabilidade social e são repassadas de graça.

“O público-alvo é formado por famílias com renda mensal de até 1,5 salário mínimo, previamente cadastradas no programa de assistência social, que sejam acompanhadas pelo CRAS e que tenham seus Cadastros Únicos atualizados. É um trabalho integrado entre a Cohapar, Governo do Estado do Paraná e Prefeitura de Rio Azul”, disse Almeida.

As obras devem iniciar na próxima semana, e vão depender das condições climáticas. As famílias estão se cadastrando, e a prefeitura faz o acompanhamento. O projeto iniciou com a doação do terreno pela prefeitura para Cohapar, e estava tramitando há, aproximadamente, três anos.

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura junto da Secretaria de Assistência Social tem trabalhado para buscar programas habitacionais para as famílias de Rio Azul. Em 2017, parcerias foram feitas para agilizar projetos que estavam parados desde 2012.

As primeiras residências foram entregues a população em 2019. “Não podíamos parar, foi escrito mais projetos habitacionais em 2017 e 2018, e um deles acabou se realizando. Este projeto passou por todas as etapas da Cohapar, que é um processo que leva de um ano e meio a dois anos para conseguir construir. Agora, estamos na fase de inscrição e acompanhamento das famílias. Este projeto é o Nossa Gente, e são para famílias que estão em situação de vulnerabilidade e que podem realizar o sonho da casa própria, sem ter que desembolsar nada”, comenta a secretário de Assistência Social, Rodolfo Solda.

CASAS POPULARES

Desde 2017, a Secretaria de Assistência Social trabalha no programa das casas populares. Primeiro, foi feita a recuperação do projeto de 103 casas. Em 2018, foram entregues 48 casas populares rurais, dentro do Programa Nacional de Habitação Rural. Também, neste ano, foram liberadas mais 50 casas populares, que já estão com laudos de engenharia e jurídico da Caixa, e devem começar a comercialização nos próximos dias, de acordo com a Cohapar. No total, foram conquistadas, em quatro anos, 235 novas habitações para Rio Azul.