SAMU E UPA são conquistas marcantes na gestão 2017/2020

Em quatro anos da gestão, o prefeito Jorge Derbli investiu mais de R$ 1 milhão em equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimentos. Através de emendas parlamentares o município adquiriu computadores, aparelhos de ar condicionados, bombas de infusão, respiradores, monitores, desfibriladores e equipamentos para fisioterapia e consultórios odontológicos.

Por meio do programa de Transporte Sanitário do Governo Estadual, Irati adquiriu ônibus, vans, ambulâncias, veículos para as UBSs e um castramóvel. A secretária de Saúde de Irati, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, fala que as duas maiores conquistas do município foram a aquisição do SAMU e abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Vila São João. “Nossa mudança do prédio do Pronto Atendimento para o prédio da UPA, com todos os equipamentos bem amplos para atender a população. Foi concluído o prédio, mobiliado, e hoje é usado como PA. O SAMU era algo esperado há muitos anos, pois tinha esta falta na nossa região”, disse a secretária.

CONQUISTAS

As salas de vacinas foram 100% informatizadas, sendo que todas as unidades do município têm em suas salas o sistema de internet para fazer todos os cadastramentos. No início deste ano teve a implantação do SAMU, que atende toda a região e fica instalado na UPA.

As unidades do Arroio Grande e do Rio Preto foram reabertas; três novas unidades foram credenciadas para a Saúde da Família, sendo no bairro Lagoa, Engenheiro Gutierrez e François Abib. “Também reativamos alguns programas, como o Combate ao Tabagismo; a reforma e reabertura do Ildefonso Zaneti, que atendia 24 horas e agora ficou como ambulatório, com serviço de enfermagem, consultas médicas, trauma e serviços de pediatria”, afirma Jussara.

Também foi reaberta a unidade do Ademar Neves, que é o antigo PA, que agora abriga a Saúde Mental, atendimentos pediátricos e Saúde da Mulher, com o serviço de Pré-Natal e ginecologia. “Vemos que nosso povo merece todas estas conquistas, no Ildefonso Zaneti estão sendo colocados mobílias que vêm de sobra de emendas, que só podem ser usadas para investimento naquela obra. Então vemos que o SUS terá uma cara nova em Irati, que além de funcionar, tem qualidade”, esclareceas secretária.

REFORMAS

Foram feitas reformas nas UBSs do interior do município, como, Pirapó, Serro da Ponte Alta. “Terminamos a construção da UBS do Faxinal dos Neves, e do Faxinal dos Ferreiras. E ainda temos a obra nova que está sendo feita no bairro Alto da Lagoa”, comenta Jussara.

MUDANÇAS DA COVID-19

Em razão da pandemia, a Secretaria de Saúde fez adaptações rápidas para dar conta de atender o novo cenário. A unidade do François Abib, no Joaquim Zarpelom, foi transformada e voltada para atender apenas pacientes com síndromes respiratórios. “Todas as pessoas com síndromes respiratórias são encaminhadas para lá, que tem uma equipe médica, enfermeiros, técnicos e motoristas. Foi uma estrutura rápida que tivemos que montar de última hora”, informa a secretária.

A população merece um SUS de cara nova.

A mesma estrutura para atender pacientes com síndromes respiratórias foi montada na UPA, que fica em uma ala separada, com profissionais da saúde separados. Na Santa Casa está instalado, desde o início da pandemia, uma tenda de triagem, em que todos que forem entrar no hospital testam a temperatura, fazem a higiene das mãos e respondem se apresentam ou não sintomas gripais.

AINDA ESTE ANO

No antigo PA, onde funciona atualmente a Saúde da Mulher, a atual gestão está fechando o espaço que há embaixo do prédio, para que, futuramente, seja colocado o almoxarifado central da saúde. E será feito o arquivo da saúde do município, para que todos os documentos sejam digitalizados.

Comentários estão fechados.