Saúde de Mallet se destaca pela inovação, cuidado e investimentos

Esther Kremer

Ao longo dos quase sete anos da gestão Moacir e Chico, mutas mudanças aconteceram na cidade de Mallet e a Saúde foi uma das pastas que recebeu muito investimento. A Folha de Irati esteve na cidade e conversou com o prefeito e com a secretária da pasta para entender melhor sobre o que está sendo feito.

O prefeito explicou que quando assumiu a Prefeitura, em 2017, o seu propósito era melhorar esta questão que afetava todos os munícipes. “Sempre falei que minha maior missão era ajudar a população, em medicamentos, consultas, exames, enfim, e quando fomos até Ponta Grossa, buscar ideias para implantar em Mallet, eu conversei com a Lorena e o que eu falei foi ‘atenda bem o povo’, eu nunca falei para a secretária que ela estava gastando demais com a Saúde, este é o nosso compromisso”.

Atenção básica

Segundo a secretária Lorena Aparecida Soares, Mallet conta com cinco postos de Saúde com estrutura própria contendo médico, dentista, enfermeiro, técnico em enfermagem, auxiliar de enfermagem e fisioterapia em alguns postos. Ainda, o município conta com cinco farmácias, junto aos postos, com uma grande variedade de medicamentos disponíveis para os pacientes.

Fila de exames

Lorena também explicou sobre as filas de exames no município que, atualmente, não passam de 30 dias de espera. “Temos um gasto alto com exames e consultas no Consórcio. Temos um Consórcio muito bom, talvez um dos melhores do Paraná, pois oferece muitos serviços com custo administrado. Mas nós administrados tudo melhor forma para poder deixar de forma agilizada, para que todos sejam atendidos e com um tempo não tão longo”, explica.

Autismo

A secretaria também comentou sobre o suporte que a Prefeitura oferece para os autistas da cidade e também de cidades vizinhas. “O nosso trabalho começou quando a Associação de pais de autistas se reuniu e pediu para o prefeito apoiasse essas crianças e o tratamento. Nós começar e por cerca de um ano nós oferecíamos o que estava ao nosso alcance, mas agora nós temos um protocolo bem estruturado, todas as pessoas com autismo na cidade de Mallet recebem atendimento, desde que se encaixe em nosso protocolo, que um dos requisitos é que o paciente não deve fazer algumas terapias conosco e algumas particulares, a família precisa optar pelo nosso serviço ou não”, explica.

“Nós contamos com duas psicólogas, para as crianças e para os pais, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, neurologista, nutricionista e equoterapia. Queremos estender ainda mais estes nossos atendimentos”, disse Lorena.

Saúde mental

O município também disponibiliza atendimentos para tratar de diversos transtornos e doenças ligadas a saúde mental. “Nós temos um neuropsiquiatra, temos três psicólogos e mais a assistente social que acompanha diretamente a vida do paciente”, disse.

Para finalizar, o prefeito Moacir diz estar comprometido com a saúde de Mallet e disposto a trabalhar em prol da população. “Não queremos ser o melhor, mas nós investimento massivamente na saúde de Mallet”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.