Secretaria de Educação realiza formatura de 120 brigadistas

Funcionários das escolas municipais receberam o treinamento com o foco principal na prevenção

Na tarde da última quinta-feira (29 de agosto) foi realizada a cerimônia de formatura de 120 novos brigadistas que vão atuar nas escolas municipais de Imbituva. O curso de formação foi promovido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Educação e em parceria com a “Aquila Experts”, empresa especializada em consultoria, assessoria, cursos e treinamentos.

A brigada de incêndio é um grupo organizado por voluntários treinados e capacitados para atuar na prevenção e no combate a princípios de incêndio, no abandono da edificação e no isolamento de áreas, bem como prestar primeiros socorros. Em Imbituva, os integrantes da brigada são os próprios professores e demais funcionários das escolas municipais.

A engenheira de Materiais e Segurança do Trabalho, Erika Priscila Davanzo Magalhães, explica que a capacitação vem sendo realizada desde o fim do ano passado e que Imbituva se tornou exemplo para outros municípios da região: “Aqui, o município atendeu corretamente um requisito do Estado do Paraná – NPT 017 -, que é uma norma para dimensionamento de brigadas. Então, mostrando preocupação com as crianças, com os professores, com toda a edificação, a Prefeitura de Imbituva investiu na formação”, conta.

Foram 20h de treinamento onde a prevenção é o ponto principal. “O brigadista é treinado a se antecipar, enxergar antes de acontecer. Além disso, eles têm mais um trabalho importante, formar mini brigadistas, ou seja, crianças prevencionistas. Imbituva investiu pesado para formar professores que formam as novas gerações prevencionistas também”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação, Enilce Estela Schoefel Simão, ressaltou durante sua fala que “é motivo de orgulho para Imbituva ser referência na criação de uma brigada de incêndio”. Já, o prefeito Bertoldo Rover agradeceu a todos os professores, e demais funcionários, que assumiram mais esse papel, colaborando assim com o município.