Secretária de Saúde agradece apoio e incentivo da Câmara no combate à Covid-19 em Rebouças

Durante a reunião ordinária do Poder Legislativo de Rebouças, na noite de 22 de junho, vários temas foram debatidos e, proposições apresentadas

Clayton Burgath / Assessor de Imprensa

SOBRE DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS
O vereador Jaderson Molinari, apresentou requerimento solicitando à 4ª Regional de Saúde, em Irati, solicitando o cronograma de distribuição das doses de vacina do COVID 19, em todos os municípios abrangidos pela 4.ª Regional, contendo também a faixa etária que estão sendo vacinados em cada município.
“O objetivo é verificarmos a distribuição de vacinas, pois fui questionado por várias pessoas sobre o fato de que em outros municípios, alguns estão mais avançados no recebimento desses imunizantes. E, a nossa secretaria de saúde está trabalhando dentro dos critérios, dentro do que é realmente, mas o quantitativo recebido ainda é muito pouco, se comparado com a demanda por exemplo de pessoas portadoras de comorbidades, e que aguardam sua vez para serem imunizadas”, comentou Jaderson.

13 LAMPADAS QUEIMADAS
O vereador Robert Luiz Matias (Binho), solicitou ao Executivo que sejam trocadas as lâmpadas da Rua Lisbela de Souza Franco, que liga a cidade a rodovia 153 – trevo do meio. “Diversos moradores cobraram a manutenção, pois cerca de treze postes estão com as lâmpadas danificadas tornando o devido trecho totalmente escuro e inseguro principalmente para transitar a pé e de bicicleta.
Binho ainda solicitou a troa de lâmpadas queimadas nas ruas João de Almeida Barbosa e, Alexandre Skrovonski.
O mesmo vereador agradeceu por estar tendo suas solicitações atendidas, principalmente no tocante a melhorias em estradas. Ele ressaltou sua preocupação com o Ginásio de Esportes Camilão. “Estive visitando o local, e percebi que as obras de reforma e revitalização estão paralisadas. Creio que seja em virtude da concentração de esforços e recursos estarem sendo voltados ao combate à pandemia. Mas se faz necessário um trabalho lá, visto que quando for possível a retomada de atividades esportivas, o local já esteja pronto para receber nossos atletas”, comentou ele.
Binho agradeceu a oportunidade que teve em estar ocupando uma das cadeiras da atual legislatura, mesmo sendo por apenas algumas semanas, pois como suplente de vereador, a partir de julho, o vereador Claudemir Herthel reassume a vaga como titular.

“É UMA VERGONHA”, DIZ VEREADOR
O vereador Bepinho Massoquetto, ao comentar sobre a falta de troca de lâmpadas queimadas na Rua Lisbela de Souza Franco, via que liga a Rodoviária Municipal até o conhecido Trevo do Meio, na BR 153, foi enfático: “Isso é uma vergonha! Fica feio para a cidade ter uma de suas vias de acesso principal com essa iluminação precária, além do perigo para quem passa à noite naquela região”.
Ele também solicitou a colocação de poste com luminária, no Bairro Beira Linha em frente à residência de Valdir José Zibikoski, próximo à Rua Tadeu Piskorz.
“A iluminação pública já está sendo cobrada dos moradores, mas na referida rua não tem postes iluminação pública”, mencionou Bepinho.

SOBRE VISITA DE HUSSEIN BAKI
O vereador Ricardo Hirt Júnior comentou sobre a recente visita do deputado estadual Hussein Bakri, ao município onde esteve fiscalizando obras que estão em andamento, oriundas de emendas de sua autoria, bem como anunciando a colocação mais emendas no valor de mais de 2milhões e 800 mil reais para novas obras no município.
“Ficamos muito felizes com a visita dele tendo em vista que existem vários recursos programados para o município de Rebouças dentre eles, salas de aula do Marmeleiro , óleo diesel para apoio à agricultura na conservação das estradas, reforma do atual prédio onde está a secretaria de saúde, bem como a construção de uma nova sede da saúde, a colocação de mais cinco academia da saúde, projeto meu campinho que ainda é indefinido local. Instalação para APAE de sala com piscina e quadra coberta e, a construção de uma sede nova para a terceira idade. Tudo isso é muito bom, e com perspectivas futuras do deputado ajudar ainda mais o município de Rebouças”, enumerou Ricardo.
Ele ressaltou que a proposição para contemplar esses vários setores do município, foi uma decisão conjunta do grupo de apoio do deputado, no município de Rebouças.

150 MIL
O vereador João Kosak informou que junto com o vereador Claudemir Herthel, estiveram em audiência com o deputado Artagão Júnior, onde conseguiram uma verba parlamentar na ordem de 150 mil reais. “Também é um recurso importante, o qual ainda iremos decidir sua aplicação, mas provavelmente deverá ser revertido para ações que contemplem o setor agrícola de nosso município”, mencionou João Kosak. Ele ainda ressaltou que a Câmara tem trabalhado de maneira harmônica. “Cada um pertence a um determinado partido político, mas todos os nove vereadores e vereadoras estão trabalhando de maneira harmônica, buscando recursos para beneficiar à toda população”, concluiu.


VEREADORA RETOMA SUAS ATIVIDADES
Após duas semanas afastadas de suas atividades presenciais junto ao Legislativo, em virtude de uma fratura em um dos membros inferiores, a vereadora Elizabete Piani comentou que mesmo não podendo participar das reuniões, manteve contato com os secretários solicitando a realização de demandas vindas da população. Ela também comentou sobre a visita do deputado Hussein Bakri. “Não pude estar presente, mas estou feliz por essas conquistas. Inclusive a população que reside na região da Rua Barquet Ayub está muito contente, pois é uma das vias que está recebendo pavimentação asfáltica, resultado de uma demanda que apresentei junto ao deputado Hussein Bakri”, comentou Elizabete.


SAÚDE APRESENTA GRÁFICOS SOBRE EVOLUÇÃO DA COVID
Na mesma reunião, estiveram presentes a secretária municipal de Saúde Tânia Selhorst, e o coordenador de combate a Endemias, Aguinaldo Hurbik, os quais apresentaram – em gráficos – a evolução da pandemia no município de Rebouças nesse período de um pouco mais de um ano e meio.
Tânia parabenizou o trabalho e apoio do Legislativo local no combate a pandemia. “Realmente temos de parabenizar essa Casa por nos ajudar. Seja no envio de recursos, como na tomada de decisões nos momentos mais críticos que passamos, quando chegamos a ter 350 pessoas positivadas para o vírus. E o apoio da Câmara foi fundamental nesse contexto de tomada de decisões”, comentou a secretária.
Ela alertou que mesmo estando baixando significativamente o número de casos positivados, a população deve manter os cuidados para evitar o contágio.


REINFECÇÃO
Por sua vez, Aguinaldo Hurbik relatou que já ocorreu no município, caso em que uma pessoa havia contraído o Covid, após tomar as duas doses do imunizante, acabou sendo desinfectada pela variante P1.
Ele também chamou à atenção para o que constou de que, algumas pessoas, inclusive comerciantes, estão relaxando nas medidas de segurança, como deixando de usar a máscara, um dos principais itens de prevenção. “Temos receio de que a atitude de alguns acabe prejudicando toda a comunidade”, frisa Aguinaldo.

PRESIDENTE DIZ QUE É PRECISO DENUNCIAR
Ao ouvir o relato dos profissionais de Saúde do município o presidente da Casa, Getúlio Gomes Filho, reforçou de que a Câmara continuará, assim como já fez; participando ativamente no combate ao Covid no município. “Agora, questões como essa que nos foram repassadas, em que alguns comerciantes não estão mantendo os cuidados necessários, como o uso de máscaras, é algo inadmissível. É preciso a colaboração de todos os munícipes. Esse tipo de situação coloca em risco todas as ações que foram tomadas até agora, e que contribuíram para a diminuição do número de contaminados. Mas atitudes como essas podem causar um retrocesso, fazendo com que tenhamos de tomar outras medidas, que são prejudiciais economicamente, mas necessárias para salvar vidas nos municípios. Quem não cumpre as orientações deve si ser denunciado, pelo bem da coletividade”, ressaltou Getúlio.