Secretaria de Saúde alerta população sobre situação da Covid-19 no Paraná

Segundo os últimos dados divulgados a cidade possui 233 casos confirmados e 5 óbitos. Seguindo a Campanha Nacional de Vacinação, foram aplicadas 234 doses da vacina até o momento

Na última sexta-feira (27), diante do crescente número de casos do coronavírus no estado e a lotação de leitos nos hospitais, o Governo do Paraná, decretou o toque de recolher em todos os municípios das 20h às 05h.

Em Guamiranga, segundo os últimos dados divulgados a cidade possui 233 casos confirmados e 5 óbitos. Seguindo a Campanha Nacional de Vacinação, foram aplicadas 234 doses até o momento. As equipes estão vacinando a população prioritária de forma escalonada, conforme o quantitativo de doses recebidas.

A Secretaria de Saúde tem buscado sensibilizar as pessoas para que colaborem a evitar a propagação do vírus, com orientação pelos diversos profissionais. “Realizamos vídeo para sensibilizar as pessoas devido à falta de leitos hospitalares para o tratamento da doença. Além disso, nossos profissionais de saúde estão abordando o comércio local e população que estão nas ruas para o cumprimento Decreto Estadual nº 6983, de 26/02/2021, o qual determina medidas restritivas de caráter obrigatório visando o enfrentamento da pandemia da Covid-19”, conta a Secretária de Saúde de Guamiranga, Glaci de Fatima dos Santos Pacheco

As ações da equipe de saúde de Guamiranga contemplam também: avaliação rápida das pessoas com sintomas respiratórios, coleta de exames em tempo oportuno, isolamento domiciliar das pessoas contaminadas e suspeitas juntamente com seus familiares que residem juntos. Monitoramento dos casos suspeitos e contaminados diariamente. Esclarecimento sobre sinais, sintomas da doença e importância do isolamento social.

Guamiranga está atualmente sem leitos hospitalares para tratamento do Covid-19. “Precisamos que todos façam sua parte para evitar a disseminação do vírus, mantendo distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel, além de não realizar nenhum evento comemorativo que aglomere pessoas. Com todos fazendo sua parte conseguiremos reduzir os números e melhorando o quadro geral da população”, conclui Glaci.