Unidades de Saúde de Irati e região seguem com ações do Outubro Rosa

Varias ações acontecem nos municípios durante este mês para atendimento às mulheres

O Outubro Rosa tem como objetivo a divulgação de informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Por isso, várias ações acontecem nos municípios da região. Atendimento diferenciado com horário à noite, lembrancinhas, sorteio de motos, Dia D com atividades de beleza, entre outras ações estão disponíveis às mulheres durante este mês. Cada município preparou uma atividade para que a mulher tenha o autocuidado. Confira a programação para Irati, Rio Azul, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Inácio Martins e Imbituva.

IRATI

A prefeitura de Irati está com um cronograma para todo o mês, com diversas atividades sobre a temática e também com o sorteio de uma moto zero km para mulheres que fizerem o exame preventivo, desta forma, buscam incentivar cada vez mais o cuidado com a saúde da mulher.

A secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski, comentou sobre o cronograma para este final do mês de outubro. As unidades da Vila São João, Ademar Neves, Saúde da Mulher e Engenheiro Gutierrez estão fazendo atendimento das 16h30 até as 20h, para mulheres que não tenham disponibilidade no horário comercial. A unidade da Saúde da Mulher está atendendo também aos sábados.

Segundo a secretária, é importante que as mulheres façam os exames e cuidem da saúde. “Tudo no começo é mais fácil de tratar, eu falo por experiência própria, tive câncer de mama, descobri no começo e é muito mais rápidoo tratamento”, disse.

Jussara também explicou que várias ações estão sendo feitas como forma de incentivar mulheres a realizar os exames. No sábado (16), foi realizado um evento em parceria com o SENAC e a Câmara da Mulher, na Rua Doutor Munhoz da Rocha, com o objetivo de orientar os assuntos em torno do câncer de mama. Na quarta-feira (20), foi realizado um café da tarde na unidade da Saúde da Mulher para as pacientes estavam realizando o preventivo. O SENAC que ofereceu serviços de cuidados com a estética.

RIO AZUL

Encontro do Outubro Rosa Sicredi realizado em Rio Azul (Foto: Reprodução)

Em Rio Azul a campanha tem resultados positivos e uma adesão da população. E para que mais mulheres possam fazer os exames, a Secretaria de Saúde preparou um dia especial, que será na próxima sexta-feira (29), a partir das 9h, até as 17h, no Pavilhão da Igreja Matriz.

Será um dia de beleza com corte de cabelo; manicure; café com prosa (que vai acontecer nas comunidades do interior também); exames, auriculoterapia e dicas de atividades físicas. A programação está no cartaz abaixo.

FERNANDES PINHEIRO

No município o cronograma é diferenciado. Tem o cronograma de coleta de preventivo em todas as comunidades do interior, com horários agendados à noite e, neste sábado (23) acontece o Dia D, para coleta de preventivo e encaminhamentos para mamografia na sede e Angai, das 8h às 16h.

As equipes da Secretaria de saúde também fizeram visitas aos Grupos de Convivência de Idosos em parceria com a Secretaria de Assistência Social, levando agenda prioritária e encaminhamentos necessários nas atividades em grupo.

No dia 30, próximo sábado haverá um passeio ciclístico para fechar o mês com o tema do Outubro Rosa e iniciar o mês do Novembro Azul. “Focamos, assim, na necessidade de ações de promoção à saúde e estimulando a prática de esportes que é fator decisivo na evolução de inúmeras patologias”, disse a secretária de Saúde, Emanuelle de Matos.

O município dispõe de médica e medico ginecologista, o que contribui para atendimento precoce e encaminhamentos rápidos e acesso aos serviços necessários.

TEIXEIRA SOARES

Já em Teixeira Soares, não houve nenhum evento, mas aconteceram ações nas quatro unidades de saúde com as equipes, com a proposta de prevenção. De acordo com o secretário de Saúde, Amauri Klossowski, no ano passado, com a pandemia em alta, as ações não aconteceram, e muitas mulheres deixaram de lado a campanha. A ideia agora é voltar a acontecer as ações.  “A pandemia apagou o brilho de outubro rosa de 2020, pensando dessa forma, como equipe, priorizamos os atendimentos individuais que são as consultas de enfermagens, coletado do preventivo e exames de mamografia”, comenta.

O município já teve a marca de 500 pessoas atendidas para coleta de preventivo, e como forma de agradecer as mulheres que priorizam os cuidados, a Prefeitura está doando uma suculenta para cada mulher que fizer os exames neste mês.  

INÁCIO MARTINS

O município realiza a ações durante este mês, tanto na área urbana quanto rural. No dia 25 (próxima segunda), no período da manhã, a comunidade de Alemanha será atendida, e no período da tarde é no Faxinal do Posto. A UAPSF terá atendimento de manhã e a tarde no dia 30.

Os exames feitos nas unidades de são: Coleta de Preventivo; solicitação de mamografia; testes rápidos hepatites/ sifilis/ HIV; teste de glicemia / aferição de PA e cálculo de IMC; atendimento Odontológico/ extratificacã0o de saúde bucal; atualização vacinal e orientações de promoção Saúde da Mulher.

Na unidade Delcio Peplinski e UAPSF também serão oferecidas terapias complementares como auriculoterapia, cone Hindu e massagem.

IMBITUVA

Em Imbituva, acontecem atendimentos noturnos toda quinta-feira, com coleta de preventivos, atendimento médico e odontológico.

SORTEIO DE UMA MOTO 0 KM

A novidade este ano para a campanha em Irati está no sorteio de uma moto zero km, no valor de R$ 10 mil, para as mulheres que procurarem as unidades básicas de saúde do município e realizarem o exame preventivo. O sorteio surgiu como uma forma de incentivar as mulheres a realizarem o exame.

O prêmio será custeado por empresas fornecedoras de insumos para a Secretaria de Saúde. As mulheres que fizerem o exame farão um cadastro e receberão um número para o sorteio, que será realizado no dia 31 de outubro.

CAMINHADA OUTUBRO ROSA

No dia 30 deste mês, próximo sábado, acontece a Caminhada Outubro Rosa, uma realização da ANAPCI e do Espaço Mulher Fitness. A concentração será às 17h, em frente a Associação, a chegada será na Colina Nossa Senhora das Graças.

Na oportunidade, serão aceitas doações de alimentos e produtos de higiene, que serão destinados aos pacientes da ANAPCI.