X FENAFEP é sucesso em Prudentópolis e atrai 50 mil pessoas

Festa aconteceu no último fim de semana em comemorou os 113 anos do município

Neste ano a décima edição da Festa Nacional do Feijão Preto (FENAFEP), em Prudentópolis, foi sucesso, nos três dias, aproximadamente, 50 mil pessoas prestigiaram o evento, que contou com a feijoada gigante, os esportes off road, shows nacionais com Jerry Smith e a dupla, Zezé Di Camargo e Luciano, além de apresentações culturais e artísticas, e exposições.

Segundo o prefeito Adelmo Klosowski, as festividades de aniversário da cidade sempre são destaque, mas neste ano superou as expectativas. “Foi uma das melhores edições da Festa do Feijão, já foram 10 anos, mas esta está sendo especial, temos mais atrações, como o Velocross, a feijoada esse ano foi confeccionada pelo SOS, a maioria das pessoas são voluntárias, temos mais expositores. Foi um sucesso”, disse.

A festa recebeu várias visitas, uma delas foi do secretário do estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que representou o governador Ratinho Jr. “Todos os anos eu procuro participar, porque é uma festa que não é só de Prudentópolis, é do Paraná, é do Brasil. Eu estou aqui, junto do Governo do Estado, prestigiando a população, a administração, os produtores, os amigos, que dão esta riqueza para o estado e para o país”, comenta Sandro Alex.

FEIJOADA

A tradicional feijoada, preparada na panela de 12 toneladas, foi servida no horário do almoço de sábado (10), e atraiu um grande número de pessoas que prestigiaram a comida. Foi o caso do morador de Ponta Grossa, Hygor Banik Borowy, que visitou a festa pela primeira vez, junto de seus pais e avós, que sempre participam da FENAFEP. “É a primeira vez que eu venho na festa, meus pais e avós sempre vem aqui, e eu achei muito boa a comida, esperava menos, mas no caso está ótima”, comenta.

O responsável pela equipe da feijoada, Nilceu Rodrigues, disse que os preparos começaram perto das 6h, e foram utilizados 700 quilos de ingredientes e mais 300 quilos de feijão. “Mais uma vez foi um sucesso, tanto é que a fila estava enorme lá dentro. Contamos com a minha equipe que sempre está participando, deu tudo certo”, comenta feliz.

10 ANOS DE FENAFEP

Em 2019, a FENEFEP completou 10 anos, foi a festa que deu certo no município, já que várias outras tentaram se consolidar, esta destacando o feijão preto, visto que Prudentópolis é o maior produtor do cereal do país.

O prefeito Adelmo esteve presente em todas as edições, ele foi um dos precursores da festa, quando atuava como vice-prefeito e depois secretário de Agricultura. “Descobrimos a panela de 12 toneladas que fazia risoto, e resolvemos fazer a feijoada. E cada ano é um desafio, porque a confecção da feijoada é complicada, mas, com certeza, na próxima, que é a última do mandato, nós vamos fazer alguma coisa a mais, para fechar com chave de ouro a nossa administração”, conta.

 

CIDADE GANHA PANELA GIGANTE

Durante a X FENAFEP, o secretário da SEIL, representando o Governo do Estado, informou que o recurso para Prudentópolis adquirir a própria panela gigante já está garantido. Agora, é necessário encontrar empresas ou pessoas que confeccione o utensílio, visto que, quem fabricou a panela usada na festa já faleceu.

“A vontade do município é de ter essa panela própria, parece algo simples, mas o prefeito pediu o apoio do Governo do Estado, então, em nome do Governo, claro que quem deve fazer o anuncio será o secretário de turismo e o governador, mas temos a absoluta convicção que está dada a panela. O recurso está garantido”, disse Sandro Alex.