40 anos

O evento que comemorou os 40 anos da Amcespar teve a presença de dois deputados Artagão Junior, seu pai foi atuante na fundação da entidade, e Fabio Oliveira. Ainda, o presidente da AMP Edimar A.P. dos Santos, Joarez Lima Henrichs, que representou o Confederação dos municípios, prestigiaram o evento, além de, representantes do deputado Hussein Bakri e Beto Richa.

Registro

O registro marca a prefeita Cleonice Schuck, presidente da Comissão das Mulheres da AMP, junto do prefeito Junior Benato, 3º vice-presidente, junto do presidente Edimar Santos. Mostra prestígio para nossa região.

Foto: Nilton Pabis

Atrasado

A crise da Santa Casa é tão grave que foi pago apenas 50% do salário dos médicos e 50% dos plantões médicos. Devido a isso, a Santa Casa pode paralisar os serviços, mas não fechar. Sidnei acredita que em breve haja uma paralisação por parte de médicos e funcionários.

Viabilidade

Respondendo a pergunta do vereador Nego Jacumasso, o administrador disse que uma das formas de salvar a entidade seria trazer o Pronto Atendimento novamente para ser na Santa Casa. Isso reduziria uma despesa para a Prefeitura e ajudaria a diminuir o prejuízo da entidade. Neste caso, o PA seria transformado em Posto de Saúde. A Santa Casa está levantando os custos para prestar o serviço.

Indicado

O prefeito Lula Thomaz, de Teixeira Soares, vai indicar Hussein Bakri como segundo deputado para representar o município perante o Estado. Isso acontece devido a estreita sintonia entre Hussein e Curi, que é o primeiro indicado do município.

A conversa já vinha acontecendo nos bastidores, mas o prefeito informou aos representantes, Renato Taborda e Mauricio Chaves, durante o evento da Amcespar. Na foto, Lula após um dobrada vencedora em trazer mais um deputado de expressão para representar o município.

Vigilante

O Ronaldão foi quem discursou pela educação (na licença do professor Helio de Mello). Ele elogiou a atuação da Polícia e GM, no que tange ao ocorrido em Santa Catarina. Elogiou o prefeito pela contratação de segurança nas escolas municipais e pediu aos pais que se mantenham vigilantes com o conteúdo que os filhos acessam pela internet. Terezinha Veres (presidente da comissão de educação) também discorreu sobre o assunto.

Fofocas da Rosinha

Em homenagem ao cinquentenário da Folha de Irati, a coluna confidencial vai fazer um resgate de uma personagem que atuou no jornal na década de 70 e 80, a Rosinha. Rosinha era uma fofoqueira clássica, enxerida, bisbilhoteira e, além de tudo, com uma língua afiadíssima. E, durante este ano, ela vai voltar aqui na coluna confidencial com muitas informações e com seu jeito perspicaz de contar as fofocas de Irati e região. Quem conheceu, vai lembrar, e para quem não conhece a Rosinha, nas próximas edições contaremos mais sobre ela.

Fundestradas

O vereador João Henrique Sabat comemorou a aprovação, em segunda votação, do Fundestradas que é um fundo onde todo o ITR arrecadado pelo município será depositado em outro fundo específico destinado a manutenção de estradas. É um projeto do executivo, mas articulado pelo vereador Dr. João Henrique.

Desequilíbrio

O administrador da Santa Casa, Sidnei Barankievicz, fez uma prestação de contas na Câmara de Vereadores de Irati para mostrar o desequilíbrio econômico da entidade. A Santa Casa tem um prejuízo de, em média, R$ 400 mil ao mês que, anualmente, gera R$ 4,8 milhões ao ano. Na exposição, foram mostradas as promessas não cumpridas pela Secretaria de Saúde do Estado.

Apelo

Sidnei mostrou as regiões onde os municípios ajudam as Santas Casas. A sugestão é que os municípios ajudem a entidade. O administrador pediu que os prefeitos intervenham, junto dos seus deputados, para que sanem o prejuízo da instituição. João Henrique foi quem convidou o administrador para que explicasse a situação. Dr. Ladislau Obrzut, provedor do Hospital, esteve na plateia. A SESA tem responsabilidade nisso tudo.

Fronteriça

A Rosinha não foi à Mallet, mas ouviu de lá, principalmente da região fronteiriça com Rio Azul, que o que mais se comenta, segundo a fofoqueira, é que Vicente Solda, ex-prefeito de Rio Azul, que agora está com atividades madeireiras em Mallet, será candidato à prefeito por Mallet. É, tem coisas que a gente não espera. Vamos acompanhar os próximos movimentos. Rosinha diz até que ele foi pedir apoio para o prefeito Moacir, mas errou o pulo porque o prefeito trabalha para colocar o seu vice Chiquinho na sucessão. Por outro lado, no evento de comemoração dos 40 anos da Amcespar, ele disse a este colunista que será candidato à prefeito de Rio Azul.

E os Lucas

Rafael Lucas, que foi candidato à deputado em Irati, já está nomeado na Secretaria das Cidades, gerida por Eduardo Pimentel. Questionado sobre suas possibilidades de disputar a cadeira de prefeito em Irati, Rafael disse que está sendo muito questionado e que está ouvindo bastante as pessoas que vem conversar com ele sobre o assunto. Uma coisa me deixou intrigado e também deixou a Rosinha quando contei a ela. Ele disse que antes dele se manifestar sobre algo, ele vai ouvir o grupo.

Perdeu

Parece que o ex-candidato Emiliano Gomes (PSD) está perdendo mais um aliado. A Rosinha assistiu a sessão da Câmara pela internet e comentou que, após ser “presenteado” com a Primeira Secretaria da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o edil Batatinha está, além de votando com o prefeito, também está defendendo os seus projetos. Batatinha defende o projeto do médico Dr. João que delimita recursos do ITR para ser aplicado na manutenção das estradas rurais.

Chefes

Já está definido as indicações dos chefes dos Núcleo Regionais de Irati. Hussein Bakri foi o mais votado na região da Amcespar, seguido de Alexandre Curi. Educação e Saúde serão indicadas pelo deputado Hussein Bakri. A 21ª CIRETRAN fica com o deputado estadual da base, mais votado no município, no caso, Artagão Júnior. A SEAB (Agricultura) será de indicação do deputado Alexandre Curi que deve consultar a sua base, dentre elas, a prefeita Cleonice Schuck, fiel escudeira. Hussein entrou em entendimento com Artagão e a indicação de Jonas permanece no IAT, diferente do que outros queriam. Lucimara Farias permanece como chefe no DER, pasta onde Sandro Alex tem maior prospecção. E só o se ligar, a Rosinha disse que mais dois nomes já enviaram documentação. Nos próximos dias novas nomeações acontecem. E mudança vem por aí.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.