Aeroporto

Foi assinado a doação do terreno da família Kasparzak para a construção de um aeroporto regional em Fernandes Pinheiro. O terreno foi doado ao Conder – Amcespar, Consórcio responsável pela gestão do processo do Aeroporto. Isso aconteceu devido a negativa da Câmara de Vereadores de Fernandes em não querer receber o terreno. A articulação foi da prefeita Cleonice com a atuação do presidente da Amcespar, Jorge Derbli, que reuniu os prefeitos da Amcespar em torno do processo. Agora, se inicia a busca pelo recurso para construção do aeroporto, tanto junto ao governo do estado quanto no governo federal. Há de se enaltecer o gesto da família Kasprzak na pessoa do patriarca, Wladislau, que fez a doação do terreno.

Apoio

O deputado Hussein Bakri esteve em visita a dois municípios da região, fortalecendo a base e, por consequência, as ações do Governo. Em Guamiranga ele sentou com o ex-prefeito Rui Machado, sua irmã, Rosana Machado, o vereador João Sávio e a vereadora Edina Camargo. Rui Machado é um dos possíveis candidatos a prefeito do município. Na retaguarda, ainda tem o nome da ex-secretária de Saúde, Rosana Machado, que, juntos, firmaram parceria com o deputado.

Foto: Divulgação

Em Prud

E Rosinha me contou que em Prudentópolis o deputado e líder do Governo, Hussein Bakri, ajustou apoio ao secretário de Esportes do município, Adriano Cardoso. Adriano já vinha conversando com o deputado que, agora, deverá viabilizar recursos para a Secretaria junto ao estado. A parceria tem a benção do prefeito Osnei Stadler. Um dos pedidos que Hussein sinalizou apoio para Adriano é ampliar as ações do Esporte no interior de Prudentópolis, onde está localizado mais de 45% da população do município.

Foto: Assessoria

Itinerante

O prefeito Jorge Derbli informou que no dia 28 de outubro, primeiro dia da 2ª ExpoIrati, acontecerá nas dependências do CT Willy Laars a sessão da Assembleia Itinerante. A propositura surgiu dos deputados Alexandre Curi, Hussein Bakri e Artagão. É o momento de os deputados ouvirem as reivindicações da população e o que esperam como estrutura do Governo para região. O objetivo é aproximar cada vez mais os parlamentares da população, recebendo propostas, iniciativas, sugestões e demandas de todas as regiões.

“3.5%”

Indústria paranaense cresce em agosto, acima da média nacional.

Por quê

Para Hussein, que é líder do governo, é importante que a população conheça de perto a ação da Assembleia. É um momento de ouvir as demandas e conhecer o que a população mais precisa. Já o primeiro secretário, Alexandre Curi, diz que é importante neste momento de uma festa tão grande como a ExpoIrati, mostrar a ação dos deputados para a população.

Improbidade

O ex-prefeito de Rio Azul, Vicente Solda, teve mais uma condenação. O crime para a justiça foi a utilização de máquinas públicas para benefício particular, em 2017. Primeiro ano do mandato do filho Rodrigo Solda, abrindo estradas para extração de pinus. Foram condenados Nelson Kochinsk, secretário de Viação, Obras e Serviços Urbanos e Vicente Solda por ter sido beneficiado com o serviço. Embora seja em primeira instância e cabe recurso, a condenação prevê ilegibilidade por seis anos.

Emenda impositiva

O destaque da semana vai para os vereadores de Prudentópolis que, através de emenda impositiva, destinaram recursos para zerar a fila de exames em Prudentópolis. Ações deste tipo tem efeito sobre a população e a Câmara de Vereadores mostra ações bem maiores que apenas o blá, blá, blá de sempre. Aí está a diferença entre criticar e agir. Vereadores participantes: Lucas Sanches, Elder Jr. Pontarollo, Ambrósio Dovhi e Claudio Michalczuk.

Velho ou novo

E lá vem a Rosinha com informações da cidade de Rebouças. Fofoqueira que só, ela conta que foi aberta uma comissão especial de inquérito (CEI), na Câmara de Vereadores, para investigar a compra de um Britador Móvel em 2022 pela Secretaria conduzida, na época, por Laercio Sipriano, atualmente vereador. Segundo a Rosinha destrinchou, o britador esta construído em cima de um chassi anos 2004 que ainda não foi baixado. E a Rosinha me pergunta: ninguém da Prefeitura viu isso?

Bom exemplo

A Rosinha, reparadeira que só, passou pela Rua Munhoz da Rocha e viu algo diferente. A Rua Munhoz da Rocha recebeu uma revitalização muito importante para o Centro da cidade que, além de embelezar, retirou o risco de alagamento. Alguns empresários estão indo além, como é o caso dos proprietários da loja Thalento que plantaram novos arbustos e fazem a manutenção das floreiras e mobiliários urbanos instalados na revitalização, em frente à loja. Já, a poucos metros dali outros empresários fazem da rua um depósito de lixo. De um lado fica um exemplo do que fazer, de outro, o que não fazer.

Foto: Divulgação

MP

O processo veio a Câmara por intermédio do Ministério Público que pediu providências. O presidente Ricardo Hirt viu deu encaminhamento ao processo e sorteou os vereadores que compuseram a CEI composta por Jader (presidente), Bepinho (relator) e Claudemir Hertel (membro). Não adiantou o prefeito Zak exonerar os secretários para diminuir os estragos. Parece que estão vindo igualmente. O que acontece no caso do Britador? A CEI vai averiguar.

“Não espere que a solução venha do Governo. O Governo é o problema!”

Ronald Reagan

Inelegível

E a Rosinha, bisbilhoteira que só, recebeu, confirmou e me encaminhou o link que mostra que José Antonio Pontarolo, o Zezo, como é conhecido em Imbituva, permanece inelegível perante o TCU (Tribunal de Contas da União). Isso se deve a um processo referente a compra de medicamento do ano de 2011, época que Zezo era prefeito e Silvana, sua filha, era secretária de Saúde, sobre aquisição de medicamentos da farmácia básica com irregularidades como: ausência de evidência de aplicação dos recursos e indícios de fraudes nas notas fiscais. A inelegibilidade é por conta de reprovação de contas e, segundo o TCU, a inelegibilidade de Zezo vai até 2027, portanto, fora das próximas eleições. Os processos estão no link https://contasirregulares.tcu.gov.br/ordsext/f?p=105:2:0:::

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.