Atrás de Recursos

O prefeito Jorge Derbli esteve em Curitiba, esta semana, com o secretário de Infra, Sandro Alex, tratando da liberação de alguns recursos importantes para o município que ainda não destravaram no Governo. E é claro que o assunto sucessão também esteve em pauta. Derbli tem a missão de unir os candidatos do Governo em uma única chapa. Missão difícil a que Derbli tem no PSD.

Correndo

Foto: Assessoria

Emiliano Gomes está com agenda cheia. Suas visitas estão entre Curitiba e Irati. Na capital, pela busca de apoio e em Irati, pela busca de voto. Nesta semana ele esteve junto a chefe da 4ª Regional de Saúde visitando a SESA. A foto é com o chefe de gabinete do secretário de Saúde, Beto Preto, Ian Lucena e com a diretora da 4ª Regional de Saúde Drª. Larissa Mazepa. Segundo Emiliano, muitas novidades serão anunciadas esse ano, através da Secretaria de Saúde do PR, em articulação com o Líder do Governo, o deputado Hussein Bakri.

Trio de Novatos

Em Imbituva um trio de novatos pode disputar a eleição. Uma pesquisa realizada por telefone (URA), esta semana, trouxe apenas três nomes na enquete. Zaqueu Bobato, vice-prefeito do município, Diogo Rover, ex-vereador e Vinicius Pontarolo também ex-vereador, foram os nomes apontados na pesquisa e não os candidatos tradicionais. Nada de novo? Vocês podem pensar assim. Mas não é não. Rosinha explica que os três podem ser sucessores de grupos políticos. A novidade é os nomes de Diogo Rover que é filho do ex-prefeito Bertoldo e Zaqueu Bobato, vice de Celso Kubaski. E aí, como a população vê essa situação??

Quatro Candidatos em Guamiranga?

Rosinha está conversando muito nos municípios e já está detectando alguns cenários pré-estabelecidos das disputas eleitorais. Em Guamiranga, por exemplo, poderemos ter até quatro candidatos para um universo de 7.856 mil eleitores. A ex-prefeita, Telma Fenquer, poderá voltar ao cenário político para ser a
candidata oficial do Governo. Ex-prefeita esta filiada ao PSD e esteve, esta semana, conversando com o deputado Alexandre Curi, primeiro secretário da Alep, para construir um cenário favorável. O grupo dos Machados já definiram que a pré-candidata será Rosana Machado, ex-secretária de Saúde e filha do ex-prefeito, Angelo Machado, que tem proximidade com o Líder do Governo na Assembleia, Hussein Bakri. E que disse que não arreda o pé da disputa é o ex-vereador Marcos Nass, filiado ao PSDB. Atualmente ele é ligado a família Litro. E, ainda, o vereador de oposição André Posebom que foi o primeiro prefeito deste mandato e gostou da cadeira, deverá ser o candidato pelo PSB com o apoio do deputado Aliel Machado.

Baixas

Os prefeitos já começam e ver as possíveis baixas de secretários que poderão disputar a próxima legislatura. Irati terá um número significativo de secretários que disputaram o legislativo. Vejamos bem: Marcelinho Rodrigues da Indústria e Comércio, Raimundo Gnatkoski, da Agricultura, Sibil Ditrich, da Assistência Social, Robertinho Sequinel, da Habitação, Dede Demczuk, do Esporte e Mesquita, da Assessoria do Prefeito. Estes
todos devem se desligar até 06 de abril de seus cargos para concorrerem ao pleito. Alda Lee Jeferson, que é secretário de Segurança, avalia a possiblidade de desligamento e João almeida Jr, da Saúde

Transporte Universitário

O prefeito Leandro Jasinski assinou novamente o convênio em que o município vai custear 50% das
passagens para 130 universitários de Rio Azul que se deslocam a Irati ou União da Vitoria para concluir os
estudos. O prefeito pede para que os alunos que se enquadram no programa procurem a Secretaria de Educação para se cadastrar.

Visitando

Zaqueu Bobato seguiu com uma série de agendas buscando viabilidade política em Curitiba. Ele esteve
com o primeiro secretário da Alep, deputado Alexandre Curi, com o secretário de Infra, Sandro Alex, e também com o secretário de Saúde, Beto Preto. Todas as agendas cuidando de recursos para o município
e alinhamento político. Na quinta (01/02), Sandro Alex esteve em Imbituva liberando a obra da pavimentação da Avenida Santo Antonio, obra que agrada a população.

No PT ou no PV

E a Rosinha esteve na Santa Casa. Mas fiquem tranquilos, ela não estava internada. Foi apensa bisbilhotar. Mas trouxe uma informação interessante. Rosinha contou que o provedor da Santa Casa de Irati, Ladislau Obrzut Neto, possivelmente, será candidato a prefeito pela esquerda. Ladislau poderá se filiar nas próximas semanas no PT ou PV. Ainda estuda a melhor opção, embora os dois partidos estejam federados (uma espécie de coligação). Ainda temos a informação que quem está viabilizando a migração do PSDB para o PV ou PT é empresário e ex-provedor, Germano Strasman.

Antagonismo

Mas a Rosinha ouviu de uma fonte muito ligada ao PT que o partido ainda trabalha na candidatura de Odilon Burgath pelo PT. Ladislau seria o vice de Odilon em uma possível disputa. Rosinha contou que a
fonte explica que a meta é trabalhar uma união entre partidos de lados diferentes como foi a chapa de Lula que trouxe Alquimin de outra linha ideológica. Nesta conjectura seria viável que Ladislau estivesse filiado ao PSDB para então coligar com o PT, montado uma chapa bem antagônica. Odilon e Ladislau, ou PT e PSDB. E aí Rosinha? Você um dia pensou que isso aconteceria? Que ideologia que nada.

Os Novatos

Dentre os novos nomes que deverão disputar o legislativo em 06 de outubro, um dos nomes é Amanda Gryczynski que muito se falou em sua candidatura em períodos anteriores, mas acabou
não acontecendo. Mas, desta vez, segundo a Rosinha que assuntou com pessoas próximas, Amanda não descarta a pretensão e está avaliando
um partido. Segundo Rosinha, Amanda defende que não é só pela questão da participação da mulher na política, mas pela importância do papel de alguém que precisa ajudar na construção de uma Irati sempre em desenvolvimento, com qualidade de vida.

Conversando

O pré-candidato a prefeito de Irati, Rafael Felipe
Lucas, esteve na última sexta-feira (02) conversando com o prefeito Jorge Derbli. Acompanhado do Dr. Felipe, eles discutiram as viabilidades de uma composição. O Clã Lucas tem três partidos na sua base como o PSB, o PL e o Podemos, este último que deverá ter a filiação de Rafael Lucas. Segundo Rafael, eles têm buscado fazer um time competitivo para as próximas eleições fazendo filiações que agreguem a disputa. Mas o momento é de manter a conversa ativa para ter uma disputa ativa e viável em Irati.

Teatro

O prefeito Jorge Derbli anunciou, está semana, que não irá mandar mais o PL de doação do Terreno do Centro Cultural Denise Stoklos. Segundo Derbli, ele vai preservar o terreno em sua totalidade para a conclusão da obra. Se isto está acontecendo, é porque tem solução à vista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.