Enfim o início

Uma das obras que mais marca a administração Celso Kubaski, até pelo desportista que é, teve ordem de serviço assinada. A revitalização do Estádio Municipal enfim vai iniciar. A obra teve muitos contratempos burocráticos, mas a empresa assumiu e deverá acelerar até porque já tem recurso depositado. Quem viabilizou a obra foi o deputado federal Aliel Machado (PV), via Ministério dos Esportes. Uma obra sonhada pelos amantes do futebol de Imbituva que, agora, terão casa própria.

Governador

Após o dia 12 de junho, o secretário de Saúde Beto Preto deve vir à Irati para dar a ordem de serviço da construção do AME (Ambulatório Medico de Especialidades) que abrigará o CIS-AMCESPAR. Mas está sendo ventilada a possibilidade de que o Governador Ratinho Junior esteja presente no evento. Segundo informações de bastidores, vindas da Rosinha, Ratinho disse que gostaria de estar presente, mas depende de incluir na agenda.

Foto: Arquivo Folha de Irati

Na Região

O Secretário da SEIL, Sandro Alex, estará na região nesta sexta-feira (02) fazendo vistoria técnica em obras do governo na região. Alex estará nas obras de Infra como na PR-364, entre Irati a São Mateus, e, ainda, visitando execução de pavimentação em Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares.

Agradecendo

O deputado federal Sandro Alex (PSD) que, atualmente, ocupa o cargo de secretário de Infra, reuniu simpatizantes e apoiadores para um jantar de agradecimento do seu desempenho na eleição do ano passado e pela votação atingida. Alex teve 2,74%, ou seja, 168.157 de votos. Ainda, vários deputados estaduais que Sandro Alex fez dobrada, como Hussein Bakri, Alexandre Curi e Nelson Justus, dentre outros, estiveram no evento. Mas este jantar tem jeitinho de quem está preparando para ir adiante.

Fofocas da Rosinha

Em homenagem ao cinquentenário da Folha de Irati, a coluna confidencial vai fazer um resgate de uma personagem que atuou no jornal na década de 70 e 80, a Rosinha. Rosinha era uma fofoqueira clássica, enxerida, bisbilhoteira e, além de tudo, com uma língua afiadíssima. E, durante este ano, ela vai voltar aqui na coluna confidencial com muitas informações e com seu jeito perspicaz de contar as fofocas de Irati e região. Quem conheceu, vai lembrar, e para quem não conhece a Rosinha, nas próximas edições contaremos mais sobre ela.

Sandálias da Humildade

O vereador Ronaldão, presidente da Câmara de Vereadores de Irati, está vestindo as sandálias da humildade. Conversei com ele esta semana e me posicionou que quer ouvir muito o time, no quesito eleição. Segundo ele, está disposto a qualquer cargo. “Não nego que tenho a pretensão do cargo de prefeito, mas, se for o caso, posso ir a vice e se a composição for de vitória, posso ir até de vereador novamente”. Ronaldão aposta em ter seu nome ainda fresco na cabeça do eleitor devido a sua recente campanha a deputado estadual. Atualmente, ele está no PSDB.

Pesquisa

Há notícias que três pesquisas estiveram em campo no município de Rebouças nos últimos dias. O resultado deve ter impactado positivo para o prefeito Zak, pois a euforia que estavam no jantar do Sandro Alex era de quem tinha recebido notícia boa. Será que é pela aprovação do mandato?

Candidatos

Mas acredito que cada pesquisa trouxe cenários diferentes e expectativas. Conta a Rosinha que uma reunião ocorrida na casa do ex-vereador Juquinha evidenciou que o cunhado do prefeito Zak, Laércio Cipriano, será o candidato da situação. Por outro lado, o secretário de Urbanismo, Alessandro Mazur, também deixou claro, nos bastidores, esta semana que assume definitivamente a postura de pré-candidato a prefeito de Rebouças, mesmo que de forma independente. E, ainda, pela oposição o ex-prefeito Claudemir Hertel ganha espaço pela oposição para disputar o pleito.

Pré-candidato

O ex-prefeito Ruy Machado (PP) deixou claro, esta semana, que o grupo político a que pertence deverá lançar candidato a prefeito de Guamiranga. A maior possibilidade é que os nomes estejam entre ele e sua irmã Rosana que já foi secretária de Saúde do município. Se Rui for o candidato, Rosana será novamente a secretária de Saúde.

Apicultura

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, está incentivando a apicultura do município. Recentemente, entregou, no Faxinal dos Mouras, 100 caixas para apicultura, adquiridas com recursos do ICMS da APA da Serra da Esperança. Segundo Leandro, é uma forma de incentivar e é um recurso que é de direito dos agricultores. Além das caixas, vieram também equipamentos para a apicultura. Os equipamentos foram entregues para a Associação dos Produtores Rurais.

Sucessão

O prefeito Moacir está de folga. E quem atuará como prefeito na cidade até sua volta é o vice Chiquinho que já vai pegando o jeito da administração. Além da proximidade e confiança do prefeito Moacir, Chiquinho reúne, na visão do prefeito, as características para sucede-lo na administração de Mallet.

Corda Bamba

Não é porque está nomeado que está em definitivo. A Rosinha andou bisbilhotando por aí e escutou que tem chefe de núcleo que foi nomeado, recentemente, que está na corda bamba. Segundo Rosinha, o chefe não está agradando no exercício da função e já se comenta a busca de outro nome para substituição. É pessoal, parece que a cobrança este ano será maior e é bom deixar os deputados que indicaram os cargos contentes.

Novo de Guerra

O MDB, via seu presidente, deputado Anibeli Neto, convidou esta semana o deputado Alexandre Curi para que retorne a sigla que por muito tempo foi sua casa política. O MDB, como muitos, vê em Alexandre um potencial candidato para qualquer uma das vagas que serão ofertadas nas próximas eleições do estado: governador, vice ou senador. O nome de Alexandre já cresce espontaneamente entre prefeitos e deputados.

“Bolo”

Até bolo de festa vira CPI na Câmara de Guamiranga. Segundo repassado a Rosinha, quem é a vítima da CPI é a vereadora Nilda (UB), por quebra de decoro parlamentar. Segundo a Rosinha, o vereador Ziquinho e outros vereadores compraram um bolo que era destinado para APAE. E, segundo contaram para Rosinha, um dos vereadores acabou por não pagar a sua parte para a boleira que confeccionou a guloseima. E na inocência, a vereadora Nilda cobrou o vereador durante a sessão, o que o vereador em questão entendeu como quebra de decoro. Aí você já sabe do restante. CPI na Nilda. Mas o fato é que ela é do lado do prefeito Marcelo e ela tem voto importante na CPI, não deve ter importância no caso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.