Erva Matte

Confira mais um Papo Confidencial, com participação especial de Rosinha

O prefeito Jorge Derbli, presidente da AMCESPAR, esteve esta semana em União da Vitória, assinando um convênio para que a Amcespar passa a integrar o COGEMATE que representa a região referente a produção de Erva Mate. O maior produtor de Erva da Região é Cruz Machado que pertence a Amsulpar. Com a união, os municípios saem fortalecidos para ampliar a produção de Erva Mate, produção importante para gerar renda e preservação do meio ambiente. Estiveram presentes os prefeitos de Irati, Jorge Derbli, Leandro Jasinski, Junior Benato, Moacir Szinvelski, além de prefeitos da Amsulpar.

“Tem político que está agindo como um elefante em uma sala de cristais. Para onde mexer, quebra alguma coisa”

Analista político de botequim

Melhor que os Portugueses

O governador Ratinho Junior tem realizado muitas missões internacionais. Diferente do governo federal, as suas estruturas de viagens são enxutas e com muito resultado. Desta vez, o governador, que busca ser presidente, foi as Indias e teve mais sucesso que as “expedições portuguesas” às Indias. Na bagagem, Ratinho está trazendo do continente asiático duas empresas, uma ligada a tecnologia, outra a embalagens, além de acordos de possibilidades de exportação de celulose.

O PL em Irati

O grupo do Rafael Lucas saiu estruturado. Na sua base ficou o PL e o Podemos. Rafael Lucas está filiado ao Podemos, por onde deverá sair candidato. Já o PL, que tem a identidade de Bolsonaro e é presidido por Dr Felipe Lucas, trouxe três vereadores: Hélio de Mello, que saiu do PV, Vilson Karas que deixou o PSDB e Tere que deixou o Podemos. Lucas fica com uma expressão significativamente forte. Mas no PL, Hélio pode ser um potencial vice para Rafael ou, segundo a Rosinha, para qualquer outro partido. Isso acontece, segundo a fofoqueira, porque Rafael diz que “não será vice de ninguém”.

Pssss!!! É Segredo

Parece que o problema está no DNA. A Rosinha, que é muito bisbilhoteira, encontrou na comarca de Imbituva um processo que está tramitando contra Vinicius Pontarollo, ex-vereador, ex-assessor jurídico da Câmara de Vereadores da cidade e pré-candidato a prefeito pelo União Brasil. Um dos processos que José Vinicius Pontarolo foi citado é uma denúncia feita pelo Ministério Público onde Pontarolo é acusado de “apresentar atestados médicos falsos como forma de justificar seu não comparecimento as sessões da Câmara de Vereadores”. Imaginem como seria uma gestão de um prefeito que já tem uma denúncia contra ele deste peso?!?! E a Rosinha ainda informa que para os duvidosos é só procurar no Projudi pelo nome do jovem político que encontrará os processos por lá.

Bom Salário

Por falar em Vinicius Pontarolo, a Rosinha ainda descobriu que o jovem Pontarolo está “encostado” no Governo do Estado. Ele está lotado na Casa Civil, ganhando o polpudo salário pelo que desenvolve. Ele está lotado no Núcleo Regional da Casa Civil, em Irati, ganhando R$ 7.860.12 por mês para executar um serviço que seria como um gerente regional do Governo. Rosinha ficou com uma pergunta encafifada que só o povo de Imbituva pode responder: o Vinicius está trabalhando home office ou é “só para inglês ver”?

Temos a Vice?

Parece que as definições acontecem rápido em Teixeira Soares. Com o apoio do prefeito Lula Thomaz, Pitter, que é o secretário de Assistência Social, deverá ser o candidato a prefeito pela situação. Esta semana, Rosinha viu nos grupos de WhatsApp uma foto de Pitter com Cecilia Antunes Weber. Ela é funcionária da Saúde do município e, segundo Pitter, é uma forma de valorizar as mulheres e também os funcionários públicos da saúde.

Continua

O cenário político de São Mateus do Sul ainda tem muito por definir. Após o período da janela partidária, alguns vereadores mudam de partido e aqueles que podem disputar as próximas eleições já estão filiados nos partidos pelos quais devem disputar. Já no cenário do executivo, uma das dobradas que devem permanecer é a prefeita Fernanda que tem como vice o Adão da Taquaral. Essa é uma dupla que se confirma e são pré-candidatos à reeleição pelo PSD.

Novidade?!?!

E a Rosinha está trazendo novidade nas candidaturas de Irati. O PRTB, do presidente Rafael Brodai e do fiel escudeiro e articulador Guzze, anunciou esta semana nas redes sociais que o empresário Ticão Prado (Dilson Ribeiro Prado) está colocando seu nome para disputa a prefeito de Irati. Empresário ligado ao agro, ele tem longo tempo a frente da administração da empresa de cereais, mais especificamente, batatas. Pouca ou nenhuma experiência pública, já ensaiou algumas vezes ser candidato, mas agora, segundo a Rosinha, parece que a coisa tem mais massa.

Em Busca do Vice

Segundo a Rosinha trouxe de informação, os articuladores do Ticão e ele mesmo estiveram conversando com o também candidato Nelson Menon (União Brasil). Mas segundo as informações, a turma do PRTB está empolgada com a candidatura e não abre mão de ter o Ticão na cabeça de chapa. Rosinha acha que é um misto de imaturidade com prepotência, mas este é o momento onde todos os candidatos aparecem e estão na mesa para as negociações. E já não faltou memes nas redes sociais. Resta saber quem está no grupo político do PRTB que dá sustentação ao novato na política, Ticão Prado. “Wyrok” Ticão.

Não é Prioridade

Durante a visita do governador Ratinho Junior em Irati, o governador foi questionado por este colunista sobre a retomada da obra do Centro Cultural Denise Stoklos. Ratinho disse que a obra não é prioridade, que é muito recurso envolvido, mas que deverá resolver o problema, disse durante a visita.

Aprovadas

O prefeito Leandro Jasinski comemorou a notícia de que a Câmara de Vereadores de Rio Azul aprovou as contas do município referente ao exercício de 2021. As contas foram aprovadas por unanimidade de votos. Para Leandro, o parecer favorável do Tribunal de Contas e a aprovação da Câmara de mostra a transparência aplicada e o bom uso do dinheiro público que é meta da sua administração.

Nova Candidatura

Em Imbituva, a Rosinha trouxe uma novidade. Uma nova dobrada pode acontecer. O vereador de primeiro mandato, que já foi inclusive candidato a deputado estadual pelo PSB, deve ser candidato a prefeito. Para engrossar o time ele trouxe o eterno candidato Acir Moraes que até então estava no PP. Segundo Rosinha, agora a cidade pode ter quatro candidatos. Bertoldo, Zaqueu, Vinicius e Ziquinho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.