Imbituva: Duda, uma das vereadoras mais jovens do Paraná, é eleita presidente da Câmara

Nilton Pabis

A eleição da Câmara Municipal de Imbituva foi, mais uma vez, conturbada. A eleição foi composta por duas chapas. A chapa 01 foi composta por vereadora Duda Goebel, como presidente, Cristiano Beraldo, como vice, Valmir Ribeiro na vaga de primeiro secretário e Pastor Edson como segundo secretário.
Na chapa 02 foram escritos os vereadores Vinicius Prado, como presidente, Dirceu Camargo, como vice, Charles Ribeiro como primeiro secretário e Zico Fernandes como segundo secretário.
A chapa encabeçada por Duda Goebel, foi a vencedora por seis votos a cinco. A decisão foi mais uma vez pelo desempate do presidente Elcio Galvão. A vereadora Duda é a mais jovem de Imbituva e uma das mais novas do estado. Duda terá a difícil tarefa de conduzir a Câmara pelas altas temperaturas que a casa passa.


VEREADOR TENTA JOGAR CADEIRA EM VALMIR
Mas foi na palavra livre e na inversão de vereadores nas chapas que trouxe o transtorno e fez o clima esquentar. O vereador Valmir, que votava com a oposição, acabou por se inscrever na chapa da base da situação. O vereador Zico Fernandes, bastante exaltado, ao mostrar sua insatisfação disse que Valmir Beraldo teria se vendido para a eleição da Câmara. Ao iniciar a resposta, durante a palavra livre, Valmir Ribeiro falava ao vereador Zico Fernandes que se descontrolou e tentou atirar uma cadeira no vereador Valmir. O presidente pediu ação do segurança da casa para conter o vereador. Zico, após ter tentado agredir o vereador Valmir, se retirou da Câmara. O presidente Élcio Galvão, afirmou que a casa tomará as medidas cabíveis para que o vereador seja punido pelas suas atitudes. Galvão relatou que essa foi a primeira vez que passaram por uma situação como esta. Mesmo retomando os trabalhos, o clima ficou pesado mais do que já é em momento de eleição.
Ao continuar sua fala, Valmir Ribeiro, que foi eleito como primeiro secretário, explicou que foi tentado fazer uma chapa única, mas que não prosperou. Valmir disse que não houve nada que maculasse a imagem da casa. Antes da presidente eleita falar, o vereador Vinicius Prado disse que apoia a disputa, independente do resultado e que a democracia se faz desta forma com chapas se enfrentando. A nova presidente, Duda, agradeceu os votos e falou do trabalho que foi feito por uma chapa única. Duda reafirmou seu compromisso com o trabalho e a liderança na presidência da casa. Ainda,a vereadora pediu desculpa pelas atitudes do vereador. Elcio Galvão fez o encerramento da sessão lamentando o ocorrido.


RECADO A POPULAÇÃO
Segundo o presidente Galvão, que foi quem desempatou, disse que a presidência da Duda passa um recado pra uma nova geração de políticos. “A cidade não pode retroceder e precisamos pensar na juventude. E a gestão da Duda vai trazer esse conceito”.


NOS BASTIDORES
O clima só esquenta com as atitudes do vereador Zico que extrapolou o bom senso na Câmara. Comenta-se que, após uma denúncia, pode se abrir uma comissão para avaliar as atitudes do vereador e a quebra de decoro. Se isso prosperar, o vereador terá que responder por seus atos de inconsequência.
Isso aconteceu porque o vereador Zico contava com o voto do vereador Valmir Ribeiro que acabou se candidatando pela outra chapa. Zico chamou Valmir de vendido e quando Valmir foi fazer uso da tribuna tentou jogar uma cadeira, tentando o agredir.
Já o presidente Elcio Galvão votou com o grupo político a que pertence elegendo Duda na presidência. O entendimento inicial era para uma chapa única com o vereador Camargo na presidência, mas, segundo contam vereadores nos bastidores, o vereador Vinicius Prado pendeu pelo caminho da disputa das chapas. A oposição garantiu o voto de Elisoel, mas perdeu o voto de Valmir o que deu na mesma e a base do prefeito garantiu a Câmara mais uma vez.

“R$ 800 mil”
Valor que a Câmara de Imbituva estará devolvendo ao executivo no fechamento do exercício

EM MALLET

Alcides Affonso Pappis é o novo presidente da Câmara de Mallet. Segundo levantamento, embora não haja uma oposição acirrada, este é o terceiro presidente da Câmara que não é da base do prefeito. A mesa diretora é composta em sua totalidade por vereadores que não são da base do prefeito Moacir.

NA ACIAI

Renato Hora tomou posse, na última segunda (19), da Associação Empresarial de Irati – ACIAI. Não é a primeira vez que um advogado assume a entidade. Hora justifica sua base para assumir a Associação, visto que o mesmo representa, em seu escritório,várias empresas e conhece bem a “dor” do empresário. Ele sucede a Elias Mansur que ficou mais de quatro anos à frente da entidade.

MEDICAMENTOS

O prefeito de Inácio Martins foi reconduzido a vice-presidente no Consórcio Paraná Medicamentos. Este consórcio é responsável pela compra de medicamentos em parceria com as prefeituras do estado. Para Benato é importante estar perto e participando da gestão de um consórcio que é muito ativo na vida dos municípios.

EM RIO AZUL

A eleição da Câmara de Vereadores de Rio Azul aconteceu na noite da terça (20). A base do prefeito Leandro Jasinski elegeu a nova mesa diretora que ficou desta forma: o professor Marino Vicente Tisky ficou como presidente, Zerico Nepomoceno como vice, Sergio Mazur foi eleito primeiro secretário e a vereadora Jussara Martins foi eleita segunda secretária.

EM PRUD A MESA É CONTRA

Também na terça (20) foi eleita a mesa diretora da Câmara Municipal de Prudentópolis que foi montada por vereadores contrários a base do prefeito Osnei Stadler. A chapa composta pelos vereadores Lademiro Budnik (PV) como presidente, Éder Marlon Schwab (PSDB), como vice-presidente, Claudinei Beló (PSB) assumirá a vaga de primeiro secretário e JoacirBobato (PSD) será a partir de dia 1º como segundo secretário, teve sete votos.

Vários vereadores como o vice Éder se elegeram pela base de Osnei e foram se afastando do grupo do prefeito. Os vereadores Iroslau Woruby (PSDB), Adão Kostecki Primo (PSDB) Carlos Alberto Wolski (UB) também apoiaram a chapa de Busnik. A chapa que foi derrotada era composta pelos vereadores Ambrósio Dovhi (PDT) como presidente, Lucas Augusto Thomé Sanches (UB), como vice-presidente, Maurício Bosak (UB) como primeiro secretário e Élder Pontarollo Júnior (UB), como segundo secretário e tiveram o apoio dos vereadores Carlos Alberto Mielnik e Cláudio Michalczuk.

FERNADES TAMBÉM NA MÃO DA OPOSIÇÃO

Quem é o novo presidente da Câmara de Fernandes Pinheiro é irmão do candidato a prefeito nas últimas eleições, Rosene Pabis. Amauri Pabis (Mauro) foi eleito presidente após empate de quatro votos que foi desempatado pela quantidade de votos conquistados na última eleição. Em Fernandes, a eleição também é para o Biênio, mas a disputa é cargo a cargo com votação nominal.

Como vice-presidente ficou Wanderleia Pires Joner (PSL), Lorival Pacondes da Silva Junior foi eleito primeiro secretário e José Conrrado Silveira foi eleito segundo secretário. Em Fernandes Pinheiro, a mesa diretora, pela segunda vez, ficou contrária a administração da prefeita Cleonice Schuck.

EX-PREFEITO MARINO ASSUME A CÂMARA EM INÁCIO

No última quinta-feira (15) ocorreu a eleição da mesa diretora da Câmara do município de Inácio Martins. E não para surpresa de todos o vereador e ex-prefeito do município, Marino Kutianski (PSB), ser eleito presidente. Como vice ficou João Prestes (PSB), Laurici Oliveira (PODEMOS) assumirá o cargo de primeiro secretário e Julio Mendez (PV) será o segundo secretário. A nova mesa tem todos os vereadores da oposição, o que mostra uma dificuldade a mais em atuar do que na mesa anterior, criando mais dificuldade para o prefeito Benato, até porque, os dois cargos estratégicos da mesa estão nas mãos da oposição mais ferrenha.

PAGOU VIAGEM

O prefeito conseguiu uma emenda da deputada Leandre Dal Ponte de R$ 1 milhão de reais nesta raspa do tacho de 2022. Isso foi fruto da sua última viagem a Brasília que foi acompanhado pelo vice, Jair Boni, e pela secretária de Saúde Cristiana Schvaidak. A verba vem por intermédio da deputada Leandre Dal Ponte que tem seu potencial de trabalho ampliado na cidade pela votação conquistada.

REGISTRO

O prefeito Leandro Jasinski foi prestigiar o prefeito Moacir Szinvelski e conhecer as atrações da 2ª Feira do Empreendedor de Mallet e, também, assistir de perto o show da cantora Ana Castela.Os municípios são vizinhos e parceiros em várias atividades e nada mais certo do que fazer aquela visitinha de boa vizinhança.

RONALDÃO É O PRESIDENTE

Talvez pela primeira vez na história recente, mas a muito tempo eu não via um partido com duas cadeiras na mesa. Isso aconteceu devido aos ajustes da mesa. Ronaldão do Povo (PSDB) ficou como presidente, João Henrique Sabat ficou como vice (PV), o vereador Cesar Batatinha (PSD) como primeiro secretário e Vera Gabardo (PV) segundo secretário.

MESMO PERTIDOS

A Câmara ficou com dois partidos da mesa, porque nenhum dos vereadores de outros partidos queriam participar da chapa. Com esta situação, foi elaborada a chapa desta forma. Segundo conta os bastidores, uma outra chapa estava sendo formada, que teria quatro partidos, mas por uma estratégia foi esvaziada, o que a impossibilitou. Segundo “informações de cocheira”, o outro nome para compor seria a vereadora Terezinha Veres, mas está só participaria da mesa se fosse presidente, o que quase aconteceu.

ESTRATÉGIA

Na verdade, o que houve no final da tarde foi uma reviravolta para buscar outra estratégia. Mas com o formato que ficou com o vereador Batatinha sendo o primeiro secretário, Emiliano Gomes volta a ser fortalecido politicamente devido à proximidade dos dois. Se isso se confirmar, vale um DV Catena.

MENOR

O prefeito Jorge saiu menor do que entrou com a mesa montada desta forma. Isso acontece porque tem em posições estratégicas dentro da mesa diretora que podem lhe trazer dor de cabeça. Apenas para lembrar que o vereador Batatinha atua ou atuava, até o momento, como oposição e a cadeira de primeiro secretário tem força dentro do processo legislativo. A menos que venha apadrinhado pela aproximação de Hussein Bakri (PSD).

MENOS VOTOS

Outro fato é que sempre há perca no processo. E no momento, o prefeito Jorge tem dois votos contrários que precisaram ser revertidos durante as votações. Um é fácil de entender. Cesar Jacumasso, que tinha chapa montada junto do vereador Ronaldão, foi o único voto contrário a chapa única escrita. O outro é só interpretar que localiza. Isso é mostra que o segundo biênio da legislatura sempre é pior que o primeiro. Os sinais já estão aí.

SILÊNCIO

Às vezes quando uma pessoa fica em silêncio sobre um tema é um sinal, uma mensagem que podemos tirar da situação. É um silêncio que fala! Podemos aplicar esta mensagem a sucessão do prefeito Jorge Derbli. Ele não fala do assunto. Mas sua presença junto da vice e a influência que tem nas estratégias adotadas por ela e seu marido, dentro da Prefeitura, dizem algo. É só analisar.

Com Informação da CBN

TROCOU

O secretário de Comunicação do Paraná, João Debiasi, segundo contam os bastidores vai voltar para Santa Catarina. Ele deve cuidar da pasta do governador eleito Jorginho de Mello (PL). Ele assume em 1º de janeiro. Já para ocupar a sua vaga fala-se no nome de Paulo Martins. Mas o anuncio dos secretários será feito após o Natal. Informações do Blog do Tupã.

ZIQUINHO SHOW
O vereador de Imbituva Zico Fernandes, mais uma vez foi o centro das atenções na ultima eleição da mesa diretora. Ziquinho roubou a sena quando irritado por não conseguir eleger a chapa que estava se irritou e tentou jogar uma cadeira na tentativa de agredir o vereador Valmir Ribeiro. Ziquinho na palavra livre acusou Valmir de ter se vendido. O clima depois foi de consternação. Mas ficar chateado não basta. Cabe a próxima presidente, a vereadora Duda, tomar as medidas cabíveis para acabar com o show de “pirofagia” de Ziquinho. Isso já devia ter sido feito pelo atual presidente Elcio Galvão que por piedade foi postergando e acabou neste show sem precedente e que ainda não sabemos no que vai dar.

RICARDO BARROS SERÁ SECRETÁRIO NO PARANÁ
O ex-líder do presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai permanecer em Brasília para aguentar Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal, Ricardo Barros (Progressistas) irá assumir a Secretaria de Indústria e Comércio do governo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) a partir de 1º janeiro de 2023.
O comunicado oficial será feito por Ratinho Junior nas próximas horas ou após as festividades natalinas em uma rede social. Quem vai herdar a vaga de Ricardo Barros é o londrinense Marco Brasil, primeiro suplente do PP na eleição no dia dois de outubro. O próximo na suplência é o deputado Evandro Roman.

HUDSON VAI ASSUMIR A SEGURANÇA PUBLICA
O comandante da Policia Militar do Paraná, Coronel Hudson, vai assumir a Secretaria de Segurança Pública. Wagner Mesquita que é secretario desde abril foi exonerado nesta quarta (21). Mesquita, voltará para sua carreira na Policia Federal.
A principal meta será dar continuidade às políticas públicas de segurança pública o projetos Falcão, para uso de aeronaves de última geração para suporte aéreo às forças policiais, Olho Vivo, para a integração de câmeras de segurança para videomonitoramento, e de modernização das estruturas das forças, que culminou com a criação da Polícia Penal e a independência do Corpo de Bombeiros. Também esta no radar de Hudson melhorar a estrutura da PM construindo, reformando e ampliando os Batalhões da PM, delegacias da PC e penitenciarias. Ainda as delegacias cidadãs terão olhar voltado por Hudson.

PERFIL

Hudson Leôncio Teixeira é curitibano e tem 51 anos. Em 1990, ingressou na Polícia Militar como soldado. Durante a carreira, Teixeira serviu a Companhia de Polícia de Choque, o Comando do Policiamento da Capital, o Batalhão de Operações Especiais e a Casa Militar da Governadoria. O coronel também comandou a Rone, a Força Samurai da Capital, a Divisão de Operações e Segurança e o 1º Comando Regional (Curitiba), além de diversos batalhões e companhias.

GALERIA

O presidente Hélio de Mello (PV), inaugurou na presença de vereadores da câmara de Irati de outras legislaturas uma galeria para lembrar quem foram os ex-presidentes da câmara de vereadores de Irati. O evento teve a presidência do prefeito Jorge Derbli e de ex-presidentes como Sidnei Jorge, Vilson Menon, Toninho Filipus e Ammilton Komintski. O espaço fica já na entrada da câmara de vereadores. Hélio foi um presidente que teve uma preocupação muito grande com a memoria da câmara visto as ações que fez para recupera-la em parceria com o CEDOC da UNICENTRO e ALACS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.