Inaugurou

Confira mais um Papo Confidencial, com participação especial de Rosinha

Mesmo em um momento conturbado eleitoralmente, devido ao momento de filiações de pré-candidatos, o governador veio a Irati para inaugurar o Complexo Cidade do Idoso. Esta é uma obra pioneira no estado e deve atender a uma população que só cresce, o “60 +”. Foi uma ideia trazida pela secretária deputada Leandre Dal Ponte para o prefeito Jorge Derbli e implantada com recursos do Governo Ratinho Junior e da prefeitura de Irati. O complexo é um ato de pioneirismo e vai atender idosos de Irati e região.

Visita

O governador Ratinho Junior, durante sua visita a Irati, ainda fez uma pausa para conhecer a estrutura do comando da 8ª CIA da Polícia Militar. Ele esteve acompanhado do Cel Taborda, do Capitão Sá Ribas, do líder do Governo deputado Hussein Bakri, e dos secretários Guto Silva e Sandro Alex.

Definido

Parece que em Fernandes Pinheiro a definição de uma das duplas que iram disputar a Prefeitura já se estabeleceu. Oziel Neiverth já confirma sua pré-candidatura pelo União Brasil. Ele terá como candidato à vice, Dr Cristhian Czeluzniak, que é atual procurador do município. Essa foi uma longa trajetória de construção de uma dobrada que tem como objetivo acabar com a rivalidade dentro de grupos opostos na política de Fernandes Pinheiro. Na foto, Oziel e Cristian estão com o secretário das Cidades do governo Ratinho Junior, Eduardo Pimentel.

Hipocrisia

E a Rosinha trouxe uma notícia de última hora de Imbituva.  O PL de Imbituva mudou de lado. O comando do partido, que estava nas mãos do empresário Camilo, próximo a Bertoldo Rover, migrou para as mãos de Zezo Pontarolo. Os Rover estavam estruturando o partido e foram pegos de surpresa com a posição que, segundo informações da Rosinha, houve inclusive ações de “eminência parda”. A contradição é o perfil dos filiados. O que comentaram para Rosinha é que enquanto Bertoldo fazia campanha para Bolsonaro, Zezo fazia para Lula. E, agora, Zezo, que tem inclusive um perfil mais alinhado com Lula, fica com o partido que é do Bolsonaro. “Hipocrisia”, disse Rosinha.

Entregou

O deputado Hussein Bakri entregou na última quarta-feira (03), em Rio Azul, uma viatura a Polícia Militar. O pedido, segundo o prefeito Leandro Jasinski, foi realizado a não mais de 15 dias antes, e em uma ação bastante rápida do deputado e da Policia Militar. A viatura já foi entregue, dando uma resposta aos pedidos da população.

Ordem Unida

O governador Ratinho Junior, em uma reunião do secretariado, determinou que vai exigir de sua equipe, o apoio aos candidatos a prefeito que estejam no PSD. Sem meias palavras, segundo Rosinha leu em colunistas da capital, o governador foi enfático: “Ou está com os indicados do governador no pleito vindouro ou a degola”.

Declinou

O ex-prefeito de Irati, Odilon Burgath (PT), declinou da disputa, segundo informações do núcleo duro do PT. Em seu lugar, quem deverá ser candidato é o radialista e advogado iratiense, André Nogueira. Atualmente ele faz programa na 98 FM, em Curitiba, mas tem residência e atuações em Irati. André representa um PT menos extremista e tem conversado com frentes como Dagoberto Waydzik e Rafael Lucas. Vamos ver os ventos como sopraram.

Diplomata

Ao ser questionado a quem deverá apoiar em Irati, o governador citou três nomes que poderão ter apoio. Ieda Waydzik, Emiliano Gomes e Rafael Lucas. Segundo Ratinho, este é um assunto que deverá ser decidido no período das convenções entre os partidos que tiverem a melhor proposta. Segundo ele, “se puderem estar juntos, é a melhor opção”. Essa foi a opção que não magoa ninguém e permite que o governador se manifeste publicamente apenas no tempo oportuno. Mas foi Emiliano que veio junto no carro com o governador.

Machistas

A disputa pelo PSD de Irati ultrapassou a barreira do bom senso. É sabido por todos que no PSD de Irati tem, ou tinha, dois pré-candidatos a prefeito. Um é Emiliano Gomes e outro a vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik. Devido ao bom desempenho e fidelidade, ao longo dos anos, ao governo de Ratinho, o “núcleo duro” do PSD (membros da executiva compostos por oito nomes que inclui o governador Ratinho Junior) tendem a Emiliano como candidato nas próximas eleições.

Machistas II

Os movimentos sugerem que Ieda, ao perceber que seu espaço estava diminuindo no partido e com a ânsia de disputar o cargo de prefeita, estaria migrando ao PSDB, partido que tem como expoente o deputado Beto Richa. Mas o que estremeceu as bases foi a declaração de Ieda em entrevista à rádio Super Najuá dizendo, em determinado trecho, que o diretório do PSD do Paraná foi machista e desvalorizou as mulheres, se referindo ao ato do diretório de optar por Emiliano. Neste diretório estão políticos como Ratinho Junior, Beto Preto, Alexandre Curi, Eduardo Sciarra, Norberto Ortigara, João Carlos Ortega, Sandro Alex e Hussein Bakri. E parece que ninguém gostou da fala.

Consequências

Mas quem pode colher as consequências desta desastrosa fala é o prefeito Jorge Derbli. É fato que uma fala como está, dada pela vice-prefeita, modifica as relações institucionais e políticas. Como é o prefeito Derbli que está no comando do executivo e ainda membro do PSD local acabam, por acumular um desgaste com a situação, porque até então é ele que poderá ser cobrado por isso.

Situação

Alguns quesitos não podem conduzir decisões políticas. Disputas de gênero como o machismo x feminismo não deve conduzir as decisões políticas, mas sim a capacidade e aceitação do administrador perante a comunidade. A interação com a população é outro quesito que deve ser levado em conta, mostrando que o postulante consegue entender melhor o povo que governa.

“Toda ação tem uma reação igual ou contrário”

Lei da física que vale também para a política

“Toda ação tem uma reação igual ou contrário”

Lei da física que vale também para a política

Em Guamiranga

A ex-prefeita Telma Fenquer confirmou sua candidatura a prefeita pelo PSD do município. A pré-candidata a prefeita poderá ter como vice o presidente da Câmara, vereador Afonso, da localidade de Boa Vista, um dos locais mais populosos do interior do município. Telma confirmou sua candidatura em vista a boatos espalhados por adversários na sede de Guamiranga.

Klevinho no PSD

O vice-prefeito de Inácio Martins, Klevinho Perussulo, filiou-se, a convite do deputado Sandro Alex, ao PSD, partido pelo qual é pré-candidato a prefeito do município. Klevinho terá o apoio do prefeito Junior Benato e a construção é para que o vice venha do interior, tendo o nome do vereador Dimas Vier como o mais pretenso. Klevinho ainda conta com o apoio do Governo do Estado para disputa das eleições. Na foto, Klevinho e Dimas estão com o governador Ratinho, em Irati.

Está no PL

Depois de muito disque me disque, o vereador Claudemir Hertel assumiu de vez a presidência do PL. Rosinha, que esteve em Rebouças na semana anterior à Páscoa, escutou que o presidente do PL estaria tentando boicotar Claudemir, o que não aconteceu. O ex-prefeito assumiu então a legenda com as “bençãos” do deputado federal, Giacobo, presidente da legenda no estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.