Intervenção

O prefeito Jorge Derbli pediu a intervenção do deputado Hussein Bakri, líder do governo na ALEP, para a liberação dos códigos de atendimentos de portadores de câncer no Erasto de Irati. Segundo Derbli, no primeiro ano de atuação do Erasto, em Irati, foram liberadas 1000 consultas. Já neste último ano, em seis meses, apenas 8 atendimentos foram liberados. O assunto tem causado muito transtorno aos pacientes.

IML

O prefeito e presidente da AMCESPAR, Jorge Derbli, convocou a equipe técnica da polícia científica para falar sobre o IML e SVO (Serviço de Verificação do Óbito). Um terreno na Unicentro já está disponível para a instalação. Os técnicos explicaram todas as funções que não é apenas as perícias fúnebres. Mas a construção é uma obra cara, só que mais caro ainda é a manutenção. O deputado Hussein assumiu, junto de outros deputados, de brigar pela instalação do IML.

Sem demanda

Embora haja uma legião de pessoas pedindo para implantação do IML em Irati, é preciso entender se existe demanda suficiente para implantação do Instituto. Apenas para lembrar que o governo não atende plenamente com médicos e estrutura os IMLs próximos a nossa região como Ponta Grossa ou União. Será então que atenderia mais um com médicos e estrutura em uma região de baixa demanda? Não seria melhor estruturar bem o de Ponta Grossa por exemplo e colocar um veículo em Irati para remoção, do que ter uma estrutura que não funcione direito?

Subdivisão

Uma das formas de agilizar o atendimento é estruturar melhor a Polícia Civil, implantando em Irati uma subdivisão policial. Com essa estrutura viria também a “criminalística” que agilizaria as liberações em casos de morte violentas. A perícia é feita, ainda, com o corpo no local. Esse processo agiliza muito a remoção de corpos. E isso é um processo viável de ser liberado pelo governo.

Itaipu

O deputado Hussein Bakri anunciou, em Irati, que a Hidrelétrica poderá investir em vários municípios do estado e não apenas nos lindeiros, como acontecia antes. Isso acontece porque a Itaipu já pagou o financiamento da construção e, agora, o recurso que sobra é maior. Mas, segundo o deputado, os projetos apresentados devem ser estruturantes, que impactem na vida do cidadão, para que tenham chance de ser liberados.

Fofocas da Rosinha

Em homenagem ao cinquentenário da Folha de Irati, a coluna confidencial vai fazer um resgate de uma personagem que atuou no jornal na década de 70 e 80, a Rosinha. Rosinha era uma fofoqueira clássica, enxerida, bisbilhoteira e, além de tudo, com uma língua afiadíssima. E, durante este ano, ela vai voltar aqui na coluna confidencial com muitas informações e com seu jeito perspicaz de contar as fofocas de Irati e região. Quem conheceu, vai lembrar, e para quem não conhece a Rosinha, nas próximas edições contaremos mais sobre ela.

Intercessor

O deputado líder do governo, Hussein Bakri, que esteve na reunião a convite do presidente e prefeito Jorge Derbli recebeu alguns pedidos. Um deles, feito com maior veemência, é para atuar na liberação das consultas para o Erasto de Irati. Esse processo se arrasta enquanto os pacientes são enviados para hospitais da capital ou região metropolitana. Jorge Derbli pediu a intervenção do deputado que já entrou em contato para agilizar o processo, que se arrasta na Secretaria Estadual de Saúde.

Erasto

Ainda, durante a reunião, o deputado Hussein mostrou um áudio a todos os presentes dizendo que o Governo vai fazer um contrato direto com o Erasto de Irati para que volte a dar atendimento aos pacientes de câncer. O deputado disse que vai atender a situação pessoalmente para que esse contrato seja assinado o mais rápido possível.

Sob nova direção

Segundo informações que chegam da Rosinha, o PDT de Irati, que foi até a pouco tempo o lar político do ex-prefeito Odilon Burgath, está sob nova direção. Quem dá as cartas na legenda agora é a professora Fabiana Godoy, que atuou na última eleição estadual apoiando o deputado Hussein Bakri. Segundo a Rosinha, Fabiana deve reconstruir a legenda e dar apoio ao candidato a prefeito mais próximo de Hussein. O posicionamento da legenda teria acontecido, segundo contaram a Rosinha, pelas mãos do deputado pedetista Goulart.

Na mão grande

Enquanto isso, o pessoal que estava no PDT já vendo que “o barco fez água”, procura outra canoa. Rosinha, que esteve em Rebouças esta semana, ouviu atrás da porta que o representante do deputado Aliel Machado na região, Juca Andrade (PT raiz,) já estaria inclinado a oferecer o PV de Irati a turma do Odilon. Quem assumiria o PV seria Renato Berger abrigando toda a ala esquerda que não se sente tão confortável no PT.

Definiu

Rosinha já soube que o deputado petista, Tadeu Veneri, teria informado ao núcleo petista que o candidato da legenda em Irati será o ex-prefeito Odilon Burgath. Embora tenha a maior rejeição nas pesquisas, ele é quem melhor representa a esquerda iratiense. Resta saber o que farão com a Rafaela que foi a candidata que representou o time na última eleição. Embora o time de Odilon tenha diminuído nos últimos anos.

Foto: Nilton Pabis

Absolvido

O prefeito Marcelo Leite foi absolvido do processo de cassação do mandato como prefeito de Guamiranga. O placar foi bastante elástico sendo seis votos favoráveis, dois contras e uma falta. Além dos quatro votos da situação, o prefeito contou com mais dois votos de vereadores que, até então, votavam contra o prefeito e votaram, inclusive, pelo recebimento da denúncia. Segundo a vereadora Edina, por exemplo, não foi comprovado fatos que justificassem a cassação.

Estranho

Ao assistir pelas redes sociais a última sessão da Câmara de Vereadores de Guamiranga, Rosinha sentiu a falta do vereador Ziquinho, que fazia parte da CPI e se posiciona como oposição ao prefeito Marcelo Leite. O vereador não compareceu à sessão de julgamento do prefeito, ocorrido na última segunda (19). Segundo informações obtidas pela Rosinha, Ziquinho não passou bem de saúde, por isso sua ausência. Puxa, que falta fez o posicionamento do vereador. Rosinha levantou que ele lutou arduamente pela CPI. Será que se desmotivou por ver frustrado o objetivo de cassar o prefeito Marcelo?

Político

Para Rosinha, o placar e a falta de provas para incriminar o prefeito Marcelo e as análises do setor político de Guamiranga mostrou que a CPI tinha objetivos políticos de cassar o prefeito e colocar no lugar o vereador presidente da Câmara, Cléber Kordiak. Rosinha explica que como não existe a figura do vice-prefeito em Guamiranga, qualquer ação do legislativo em afastar o executivo faz com que o presidente da Câmara se torne o prefeito.

Ajuda

Nove municípios da Amcespar, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde, vão ajudar a Santa Casa com investimentos na compra de Insumos. É a forma que os municípios encontraram de ajudar a entidade, diz a presidente do CIS, Cleonice Schuck. A Santa Casa passa por dificuldades e até que o Governo aumente o repasse, o valor ajuda a custear as despesas da entidade. O único município que não entrou no racha foi Prudentópolis, pois pertence a outra regional de Saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.