Manifestação

A manifestação dos prefeitos em prol de aumentar os repasses e fazer com que as esferas estaduais e federais arquem com suas funções deverá ser constante. Nesta segunda-feira (04), os prefeitos da nossa região estiveram com a bancada de deputados federais pedindo a intervenção dos parlamentares no aumento dos repasses. O que mais tem “judiado” o caixa dos municípios é a queda do FPM (Fundo de Participação dos Municipios), responsável pela maior parte da arrecadação do caixa das Prefeituras.

Foto: Assessoria AMP

Com o Ratinho

O presidente da AMP, Edimar Santos, e o vice Junior Benato estiveram com o governador Ratinho Junior debatendo a grave crise que assola os governos. O governador Ratinho se comprometeu a buscar saídas para ampliar os recursos embora há muito tempo é o estado que tem colocado o volume de obras nos municipios que fazem a máquina rodar. O Governo repassa aos municipios o “bolo” do ICMS que é baseado na arrecadação.

G5

Emiliano Gomes, pupilo de Hussein Bakri, foi nomeado como representante do deputado na Assembleia Legislativa. Emiliano, que busca se manter no PSD para disputar o executivo iratiense do próximo ano, também está de olho no União Brasil. O que esse cargo agrega a uma pessoa que quer ser prefeito de Irati? Isso só o tempo irá dizer! Segundo a Rosinha, ele foi nomeado a uns 30 dias e deve atuar em Irati. E, agora, o que isso muda na carreira do rapaz? Haa, “os vencimentos” estão no portal da transparência da Alep.

Um fio de cabelo

A dupla Chitãozinho e Xororó lançou o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), a presidente do Brasil durante um show no Hotel Mabu, acorrido em Foz do Iguaçu, na 6ª feira (01/09). Os cantores elogiaram o governador dizendo que é “um político honesto, correto, de uma família maravilhosa e que vem no meio do povo. Quem sabe um dia este homem não vai ser o nosso presidente? Pode contar com meu voto”, disse Chitãozinho ao agradecer a presença do governador. O público presente ao show aplaudiu a fala do sertanejo….

Essa aí passou…
Foi aprovada pela Câmara de Guamiranga, na noite da segunda (04), a aprovação de concessão de terreno para que a empresa ProtecGrão se instale na cidade. O prefeito Marcelo Leite tem um mérito especial na condução do processo para trazer a empresa para o município, gerando emprego, renda e melhorando a logística para o agricultor. A empresa irá investir cerca de R$ 30 milhões no empreendimento. Ainda bem que os vereadores entenderam a mensagem positiva e aprovaram o PL.

Exoneração

E a Rosinha trouxe notícias do “front” de Rebouças. Ela me disse que o prefeito Luiz Zak exonerou três secretários que tem pretensões ao executivo municipal de Rebouças. O cunhado Laercio Cipriano, que ocupava o cargo de secretário de Agricultura, voltou para a Câmara de Vereadores. O que também ocorrerá com o secretário Jader Molinari que, segundo a Rosinha, após as férias sai da Secretaria de Saúde e volta ao legislativo.

Exoneração II

O outro secretário que também saiu foi Alessandro Mazur que deixa a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos para voltar ao rol dos comuns. Alessandro é pré-candidato a prefeito do município, apadrinhado por Hussein Bakri, um dos deputados mais imponentes do governo Ratinho Junior. Rosinha me disse que estas exonerações eram para acontecer no final do ano, mas “instabilidades” precipitaram as mesmas. Hussein teria dado uma entrevista na rádio Alvorada que ainda falou de possíveis candidatos como Fabio Chiqueto e sua mulher Rosana.

“Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado”

Platão

Interpretação dos fatos

Como diz Galvão Bueno, a regra é clara. Segundo Rosinha, Laercio Cipriano tem todas as possibilidades de receber apoio do atual prefeito, embora Rosinha defenda a ideia que o prefeito não está muito interessado no resultado, uma vez que pode voltar a comandar o município em um futuro próximo. Já Alessandro Mazur, segundo Rosinha, faz parte de um terceiro grupo político que não recebe diretamente o apoio do prefeito Zak, mas também não é oposição, tanto que deverá buscar um outro partido para disputar o pleito. Mas tem o apadrinhamento do deputado Bakri que bagunça a organização política do prefeito. Se Laercio Cipriano ganhasse as eleições, abriria as porteiras para Aliel Machado (PV) do qual é próximo, trazendo perdas a Sandro Alex, que apadrinhou Zak no PSD. E agora, Rosinha, durma com um barulho destes!?!?! Será que o PSD vai virar fantoche em Rebouças?

Na Saúde

O vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato, pode assumir a Saúde do município nos próximos dias. Isso é o que me conta a Rosinha, que ouviu nos bastidores que devido a saída da secretária Gessane Antoni que deve se afastar da pasta por motivos particulares e dar lugar a Zaqueu. Se acaso isso se efetivar, Zaqueu estará tendo experiências administrativas nas áreas mais estratégias do município de Imbituva. Educação, Planejamento e, agora, a Saúde. Somando experiencia administrativa e conhecimento da máquina pública.

Foto: Nilton Pabis

“20”

Irati é a cidade com maior número de Secretarias da região.

Voltou

Quem voltou com o gás todo é o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, que se recupera de uma cirurgia na coluna. Leandro tomou uma decisão rápida e quando percebeu que a cirurgia era inevitável, fez logo. Além de evitar o incomodo da dor, resolveu fazer de imediato até porque ano que vem, tem eleições.

Voltando

O prefeito Jorge Derbli reassume o mandato na próxima segunda-feira (11). Na bagagem, Derbli deve trazer várias definições, principalmente, no que tange a sucessão. Segundo Rosinha, Derbli dizia que após agosto ele definiria como colocaria seu time em relação a sucessão. Aguarda-se a volta e os próximos capítulos sendo que agora tem atores novos na parada, como o empresário Nelson Menon que é próximo do prefeito Derbli e quer disputar, junto com o Santa Clara, o executivo. Segundo Rosinha, pode haver “choro e ranger de dentes!!!”.

Ascenção

O governador Ratinho está trilhando um caminho de ascensão à presidência. Tem o apoio e a estratégia de políticos importantes como Gilberto Kassab, presidente do PSD Nacional. Para analistas políticos, demonstração de apoio vindas, como esta, mostram uma expressão natural do povo em relação ao Ratinho que é um político jovem e com visão de modernidade. Muito do que o país espera. Além disso, é um político que está colocando o Paraná em um outro patamar, o que precisa acontecer para se tornar conhecido no Brasil todo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.