Oposição tola

Quatro vereadores de Prudentópolis, Joacir, Adão, Éder e Carlinhos Wolski votaram contra um empréstimo que o município iria realizar para contratação de asfalto e aquisição de maquinários. O empréstimo atenderia três setores, pavimentação, máquinas e geração de emprego. Mais uma vez se percebe a ação da oposição querendo frear as conquistas do prefeito Osnei e, com isso, atingem direto a população. Prudentópolis ao momento em que sessou a corrupção deu um salto gigantesco e é, com certeza, a cidade que mais investiu em pavimentação, tanto em asfalto quanto pedras irregulares no interior. Claro que isso incomoda, mas o que é incompreensível é que vereadores coloquem a frente os seus interesses eleitorais. Parece demagógico, mas, mais uma vez, quem sai prejudicado é o povo. O município de Prudentópolis é exemplo de administração austera que coloca as contas em posição privilegiada tendo um crédito de mais de R$ 80 milhões para empréstimos. Pena que parte do legislativo pensa apenas em frear as boas ações do prefeito Osnei. Pena mesmo. Os vereadores em questão, que na maioria se elegeram na base de Osnei, precisam lembrar que não cabe mais a oposição tola que prejudica o povo em detrimento de satisfação própria.

Foto: Secom

Mulheres

A secretária da Mulher, Leandre Dal Ponte, realizou um evento na quinta (6) para mostrar o potencial da sua Secretaria e como ela pode ajudar o Paraná. Os encontros aconteceram em várias cidades e, desta vez, foi Irati a contemplada. O objetivo foi discutir, com as lideranças municipais, políticas públicas voltadas para o protagonismo feminino.

Convivência

A secretária Leandre também esteve em Rio Azul, cidade que representa como deputada, onde foi a mais votada. Durante a visita ela entregou uma retroescavadeira, mas anunciou, ainda, vários outros recursos para o prefeito Leandro Jasinski responsável por articular junto da comunidade a votação.

Aprovado

Na última sessão da Câmara de Vereadores, foi aprovado a lei que permite a regularização fundiária dos condomínios Industriais de Irati. É um marco do secretário Marcelinho Rodrigues que, para muitos, tem o mesmo peso da implantação de uma indústria. Após a sanção do prefeito Jorge, cada empresário instalado nos condomínios poderá comprar o terreno onde está. O projeto foi defendido por vereadores como Helio de Mello que vê no projeto um destravamento do setor industrial da cidade.

Fofocas da Rosinha

Em homenagem ao cinquentenário da Folha de Irati, a coluna confidencial vai fazer um resgate de uma personagem que atuou no jornal na década de 70 e 80, a Rosinha. Rosinha era uma fofoqueira clássica, enxerida, bisbilhoteira e, além de tudo, com uma língua afiadíssima. E, durante este ano, ela vai voltar aqui na coluna confidencial com muitas informações e com seu jeito perspicaz de contar as fofocas de Irati e região. Quem conheceu, vai lembrar, e para quem não conhece a Rosinha, nas próximas edições contaremos mais sobre ela.

Missão impossível

O prefeito Jorge Derbli tem acelerado o processo de indicar a vice Ieda como sua sucessora. Como o ator Tom Cruise, que interpreta o personagem Ethan no filme Missão Impossível, Derbli coloca todo seu esforço para essa missão. Dono de uma aprovação de 74% tem colocado como meta eleger Ieda como sucessora. Mas a informação que chegou à Rosinha é que a missão pode ser muito mais difícil do que se apresenta, uma vez que Ieda não comunga da mesma popularidade e aceitação de Derbli. Mas Derbli tem colocado em suas falas que Ieda vai dar sequência ao trabalho, uma clara demonstração de que apoia a vice como sucessora.

Em agosto

Mas, quando questionado, Derbli diz que em agosto ele vai definir a estratégia de sucessão. Ele diz que em agosto vai contratar uma pesquisa que vai definir qual é a melhor opção. A Rosinha deixa ao prefeito uma sugestão cautelar: contrate você mesmo a pesquisa, para que o resultado seja fidedigno. Talvez a expressão mais correta seria em “agosto de Deus”.

Pretendente

Em Teixeira, além de Juliana Belinoski e do ex-prefeito Ivanor Muller, o presidente de Câmara Carlinhos Gorti pretende disputar a Prefeitura do município. Embora esteja ligado ao ex-prefeito Muller, Carlinhos pretende se tornar uma via alternativa para o eleitor teixeira-soarense. Outros nomes como do vereador Fifo e do Marcelo Acordi também orbitam o cargo de prefeito da cidade.

Royalties

A prefeita Fernanda Sardanha, de São Mateus do Sul, está aplicando os primeiros R$ 24 milhões em pavimentação no município. Os Royalties deverão ser utilizados em pavimentação, meio ambiente e energia. Segundo a prefeita, isto foi decidido em audiência pública e orientado pelo Tribunal de Contas (TC) e Associação dos Municípios do Paraná (AMPr). O dinheiro é oriundo de recursos da Petrobras.

“Censura é a ferramenta daqueles que tem a necessidade de esconder a verdade de si mesmo, e dos outros”

Charles Bukowski

Mudou de dono

O partido União Brasil (UB) está mudando de mão em Inácio Martins. A Rosinha me disse, e comprovou com foto, que o vereador Dimas Vier (PSD) intermediou uma conversa entre o deputado Geraldo Mendes e o prefeito Junior Benato para discutir o futuro do partido. Dimas, que trabalhou para Mendes, deve migrar para o UB na janela partidária, mas até lá a legenda em Inácio Martins ficará sob a presidência do chefe de gabinete de Benato, Sid Lopes. Segundo a Rosinha, o União Brasil vai dar sustentabilidade ao candidato de situação, Klevinho Perússulo.

Circulando

Esse é um momento de vários pretensos candidatos buscar um espaço ao sol. E temos visto vários possíveis candidatos circulando bem para terem seu nome vislumbrado. Um destes nomes é o Cleverson Santa Clara, quem tem se marcado presente em vários eventos. Ouve-se por aí que Cleverson pretende disputar uma vaga no executivo de Irati com o apoio de Marcelo Rangel, de quem é assessor.

Probabilidades

Visto as próximas eleições, algumas pretensões podem nascer. Isso é o que me disse a Rosinha a qual ouviu que o vereador martinense, Gilberto Bello da Silva, mas conhecido por “Bello”, quer dar um passo à frente e buscar um espaço no executivo como vice-prefeito. Bello, que está no PSD no segundo mandato, foi o segundo vereador mais votado na última eleição. Caso volte a disputar a vereança pode ser um dos mais votados do município devido ao trabalho que realiza em diversas áreas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.