Papo Confidencial

Pela BR-153

O presidente da Amcespar e prefeito de Irati, Jorge Derbli, o prefeito de Rebouças e seu vice Fabio Chiqueto, o prefeito de Mallet, Moacir Szinvelski, o prefeito de Imbituva, Celso Kubaski e os vereadores Getúlio, de Rebouças, o presidente da Câmara de Irati, Dr João Henrique, estiveram junto do diretor do Denit no Paraná, Dr Hélio, para intervir por melhorias urgentes na BR-153. A Rodovia está novamente atingindo situações precárias. Segundo o Denit, em 10 dias teremos obras no trecho. A ação articulada mostra a importância da rodovia para nossa região.

Festa do Pinhão

O prefeito Junior Benato fechou com chave de ouro a última Festa do Pinhão de seu mandato. Muito bem organizada e com um layout novo, a festa mostrou no visual, e na programação, a força do povo martinense, além daquele friozinho que só o alto da serra traz. Estiveram por lá, no domingo, o deputado Nelson Justus e seu filho Roberto Justus, o deputado Estacho e a noite, no show de encerramento, o secretário/deputado, Sandro Alex. Também os prefeitos Luiz Zak e o vice Fabio Chiqueto, de Rebouças, e Celso Kubaski de Imbituva.

Foto: Divulgação

Principal Conquista

O prefeito Lula Thomaz inaugurou, na quarta-feira (5), uma das principais conquistas de seu segundo mandato. A empresa calçadista, Kadesh, já gera mais de 50 empregos e devem aumentar mais 80 até o final do ano. Era um compromisso onde a Prefeitura fez um comodato dos barracões para instalação da empresa que, além de imposto, traz o retorno rápido do emprego.

Deixou o Cargo

A médica Larissa Mazepa deixou o cargo na data limite para poder disputar o próximo pleito municipal. Larissa ocupava a chefia da 4ª Regional de Saúde e busca um espaço na disputa como vice de Emiliano Gomes. Mas ela deixou uma porta aberta para seu retorno ao cargo, se o processo não caminhar como pensa, uma vez que na mesma decisão tem muitos partidos com interesse e a decisão final acontece apenas no período convencional.

Conversa

A conversa na política é uma arte de remendar o passado e construir o futuro. Isso me disse a Rosinha depois de ouvir por aí que dois grupos que foram muito rivais no passado agora estão de “trelêlê”. Se é fato ou boato não sabemos, mas a Rosinha me disse que Rafael Lucas e a vice Ieda tem conversado bastante ultimamente. Será que isso ocorre a que influência?!?!

O DNIT diz que em poucos dias uma nova empresa deverá assumir a recuperação da BR-153

Desfiliado

A Rosinha, que andou trazendo várias notícias nos últimos meses, principalmente de Imbituva, descobriu que o prefeito Celso Kubaski está, no momento, sem partido. Ele se desfiliou do Cidadania, do qual tem laços históricos. Isso dá a segurança e confirma a decisão que Kubaski não vai disputar a Prefeitura de Imbituva e que Zaqueu Bobato será o seu indicado a sucessão.

Para Saúde

O presidente da Câmara de Irati, Dr. João Henrique Duarte, intermediou junto ao secretário de Saúde, deputado federal Beto Preto (PSD), uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para Santa Casa de Irati. A emenda vai ser utilizada para média e alta complexidade hospitalar. Beto Preto também fala da importância de Dr. Ladislau a frente da entidade. Isso mostra a articulação e representatividade do Dr. João em relação a Santa Casa de Irati.

“Dize-me com quem andas e eu te direi quem és!”

-Ditado popular

Mudanças

A Rosinha que está de olho em tudo e observou uma questão que a deixou encafifada. Me comentou ela que após a reunião do PP, onde decidiram lançar candidato próprio em Irati, o prefeito Jorge Derbli tem aparecido mais com o vereador e presidente da Câmara, Dr João Henrique. Tanto a viagem a Brasília, como a ida recente a Curitiba, Dr. João estava a tira colo. Será que mudaram os ventos?

E Moro

Para muitos que não acreditavam e até para alguns que diziam que Moro seria cassado, se não em Curitiba, mas em Brasília, não aconteceu. Claro que não com a mesma repercussão na mídia porque o que dá barulho é desgraça e não cassação acabou passando “meio” despercebido. Mas o Senador terá a oportunidade de continuar o seu mandato. Se é em paz, ou não, se foi por coincidência ou por articulação, se foi justiça ou arranjo político, não sei dizer. O que é sabido é que Sergio Moro, até agora, pode ser um dos senadores paranaenses que valha a pena, por que os demais…

Aproveitando

E quem já esteve com ele em Curitiba foi o prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, que levou demandas de Prud. Entre a pauta, estava ações para valorização da cultura, parcerias com a Ucrânia e ações para prevenir desastres naturais, além de aproveitar a oportunidade de externar o convite para a Fenafep que acontece em agosto.

É Ano Eleitoral…

… em Rebouças, o terreno do Hospital está indo novamente a leilão. É que, em um passado não muito distante, o Hospital Darcy Vargas já foi a leilão e, na época, também era ano eleitoral e virou palanque. Mas o que não pode acontecer é que, embora o Hospital seja patrimônio privado, as questões administrativas acabem por colocarem em risco uma instituição tão importante.

Palanque

E, segundo a Rosinha ouviu de muita gente pela capital da amizade, já tem gente usando do fato para fazer palanque eleitoral. No próximo domingo uma movimentação pretende juntar forças para derrubar a atual diretoria que está mantida por força de liminar. Um dos influenciadores do movimento dominical é o possível vice de Laercio Cipriano, Jeferson Okamoto, que é médico no município.

Mallet

A Vereadora Kelly foi demitida do seu cargo de professora do município por adulterar o livro ponto do CMEI onde era diretora. Embora o processo possa a deixar inelegível em um futuro, quem terá o poder de juízo será a população do município nas próximas eleições. Fico curioso ainda de como a Câmara de lá vai tratar o assunto. Será que algum vereador vai levantar o tema? Com a decisão, os eleitores de Mallet!

É de Perder o Sono

O ex-prefeito Luiz Adyr e o vereador Jackson Lima vão voltar ao cenário dos tribunais. É que o TSE ordenou que o TRE retome os processos envolvendo os dois políticos de São Mateus do Sul. Isso é decisão recente e promete mexer com a situação eleitoral de ambos. Eles foram acusados de abuso de poder político em 2020, mas tiveram seus casos arquivados. O caso, originalmente julgado em 2022, resultou na anulação da cassação dos mandatos e na retirada da inelegibilidade dos envolvidos. As acusações incluem a distribuição de materiais, como pedras e manilhas, e serviços de patrolamento e compactação de estradas em propriedades particulares. Nos bastidores da política de São Mateus já se falava que Adyr não disputaria o pleito, mas Jackson deveria ainda ser candidato a vereador. Agora, tudo pode mudar e trazer novo julgamento.

Imparcial???

Embora o prefeito de Rebouças diga que no próximo pleito estará em posição complexa e não se manifestará politicamente devido à proximidade que tem com Cipriano e com Chiqueto, as posições se mostram diferente. Zak tem aparecido mais com Fabio Chiqueto. É em Inácio, Imbituva e também em Curitiba, em agendas importantes, sempre Fabio está por perto. Aí vale a frase: dize-me com quem andas…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.