Para a Agricultura

O secretário da Agricultura de Paraná, Norberto Ortigara, esteve em Irati na terça-feira (18) fazendo entrega de mudas de uva do Programa Revitis que incentiva a viticultura na região. Estiveram prefeitos e vices da região. Na Câmara de Vereadores, o secretario veio defender a adesão ao SUSSAF, importante ferramenta para venda de produtos coloniais fora do município. Estiveram lá o vice de Mallet, Chiquinho, o vice de Prud, Evaldo, Ieda de Irati e os prefeitos de Inácio, Junior Benato, Cleonice Schuck de Fernandes e Jorge Derbli de Irati.

“Todo mundo veio pro rodeio, todo mundo veio…”

E é claro que vários políticos do estado se fizeram presentes em vários dias do Rodeio. Os deputados Hussein Bakri, Artagão Junior vieram na sexta. Ricardo Arruda, no sábado. A secretária Leandre Dal Ponte veio no sábado e anunciou recursos para realização da segunda etapa do Canal Hídrico. No domingo, o secretário Sandro Alex, de Infra, e o secretário Marcelo Rangel, de Tecnologia.

Foto: Leticia H. Pabis

Atuação de resultados

O deputado Hussein está sendo fundamental para os municípios de Mallet, Rio Azul e Rebouças. O deputado agiu tanto no governo, quanto para que os municípios fossem contemplados com recursos da multa da Petrobras. Os últimos detalhes serão definidos após a vinda do governador Ratinho, que está em viagem. A multa será paga parte agora e outra parte em 60 meses. Na mesma forma é que o recurso será investido nos municípios.

Como Prefeito

Quem está exercendo o cargo de prefeito em Imbituva é o vice Zaqueu Bobato. Celso tem um compromisso assumido de que Zaqueu assuma o município de tempos em tempos. O vice tem um papel de protagonismo em impulsionar projetos como a construção do Hospital, fazer andar as pavimentações e também trazer projetos novos, como a regularização dos condomínios industriais de Imbituva. Zaqueu tem se mostrado muito competente e executor, afirma Celso, que tem elogiado o aprimoramento de Zaqueu.

Fofocas da Rosinha

Em homenagem ao cinquentenário da Folha de Irati, a coluna confidencial vai fazer um resgate de uma personagem que atuou no jornal na década de 70 e 80, a Rosinha. Rosinha era uma fofoqueira clássica, enxerida, bisbilhoteira e, além de tudo, com uma língua afiadíssima. E, durante este ano, ela vai voltar aqui na coluna confidencial com muitas informações e com seu jeito perspicaz de contar as fofocas de Irati e região. Quem conheceu, vai lembrar, e para quem não conhece a Rosinha, nas próximas edições contaremos mais sobre ela.

Novidade no ar

O radialista André Nogueira, candidato a deputado federal pelo PT, em Curitiba, e estrategista próximo do ex-prefeito Odilon está circulando na “terrinha”. No domingo pela manhã estava fazendo comentários na Rádio Najuá, emissora onde trabalhou por muito tempo. Rosinha, que escuta tudo e não perde a chance de dar um pitaco, já acha que articulação do PT para as próximas eleições. Ainda mais que chegou aos ouvidos da Rosinha que André está voltando a Irati para promover a sua própria candidatura a prefeito da cidade. Será que procede?

Pista multiuso

O prefeito Jorge Derbli pode colocar em sua prateleira mais uma conquista. Foi um sucesso do 33º Rodeio de Integração de Irati. Além da organização, a pista coberta do CT Willy Laars foi o que colocou Irati como o maior Rodeio do Paraná e um dos maiores do Brasil. Só para lembrar que a pista coberta tem a participação do secretário Norberto Ortigara, de onde saiu o recurso, e do deputado Ademar Traiano que indicou a verba. Este Rodeio mostrou que a pista pode transformar outros eventos em sucesso.

Foto; Nilton Pabis

Aprovada!

As contas do ex-prefeito Ivanor Muller, de Teixeira Soares, que tramitavam na Câmara do município foram aprovadas mesmo com placar negativo. O primeiro parecer do Tribunal de Contas era pela “reprovação”, mas, após alguns embargos, o parecer mudou para aprovação com ressalvas. Um dos quesitos é que a administração, no referido ano, empenhou mais notas do que havia crédito no orçamento. Uma espécie de cheque sem fundos orçamentário.

Placar

Mas a Rosinha esteve conversando com algumas pessoas de Teixeira Soares e descobriu alguns fatos interessantes. Contaram para ela que seis vereadores disseram que votaram pela reprovação das contas de Muller, mas na sessão apenas cinco votos foram confirmados. Como o voto é secreto, Rosinha disse que algum dos vereadores não está falando a verdade. Aqueles da oposição já é sabido o posicionamento. O problema está na situação. E para que as contas fossem reprovadas necessitava seis votos. Vixi, tem clima de desconfiança no ar.

“Na política, mente-se de
verdade e
acredita-se de mentira”

Assessor Parlamentar

Fato

Com o placar e aprovação das contas, Muller poderá ser candidato. Mas Rosinha trouxe uma informação que o ex-prefeito pode assumir um cargo em uma Cooperativa que pertence. E com um poupudo ganho. “Analistas políticos de botequin” informaram a Rosinha de que Muller não seria candidato. Mas se isso não acontecer é previsto o retorno da dobrada da última eleição, Muller e Pires.

Primeira Mão

O deputado Sandro Alex anunciou, em Mallet, que o Governo Federal solicitou ao Paraná que indicasse três obras para serem implantadas através do PAC (Projeto de Aceleração de Crescimento), que deverá ser anunciado em agosto. Alex disse que a decisão do governador Ratinho, em consenso com o secretário, foi indicar a ligação entre Imbituva e Alto do Amparo, através da BR 153 (Transbrasiliana), obra que interessa muito a nossa região, a duplicação da BR 476 no trecho que liga União da Vitória à São Mateus do Sul. Ainda, a continuação da Rodovia da Boiadeira no centro do estado. Segundo Sandro, as obras são estruturantes para o estado.

“1000”

É o número de competidores que fez o Rodeio de Irati o maior do Paraná e um dos maiores do Brasil

Enfrentamento

Mas, por outro lado, o prefeito Lula vai por muita energia em seu sucessor. Lula Thomaz, o de 10 dedos, como ele mesmo diz, confidenciou que vai colocar toda a sua energia para eleger o sucessor. Três nomes orbitam o grupo de Lula. A vice Juliana, que é sucessora natural, o vereador e presidente da Câmara, Carlinhos Gorte, e também o vereador Fifo. Um outro nome também pode ter ascensão: o vereador Marcelo Acordi. A Rosinha me contou que ouviu comentários que quanto mais difícil, mais aguerrido o grupo fica.

Ativos

Alguns pré-candidatos a prefeito de Irati já buscam seguir o estilo do prefeito Derbli e cativar os tradicionalistas. Emiliano Gomes esteve o tempo todo por lá e Cleverson Santa Clara também. A vice Ieda também esteve no estilo “pampeano”. Helio de Mello e o Dr João marcaram presença. Ronaldão, inclusive fez dancinha com a “galera”. O que não se faz por um voto?! Já Joãozinho Almeida optou por fazer uma lasanha na “Casa do Prefeito” e Rosinha disse que a massa estava beeeemm fininha. Tem gente que quer pegar voto pelo estômago.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.