Prestigiada

Confira mais um Papo Confidencial

Muita gente enfrentou o forte frio para prestigiar a 14ª Festa do Pinhão que foi novamente um sucesso. Os três dias de festa reuniram muita gente ao comando do prefeito Junior Benato. Políticos como Artagão e Sandro Alex, que tem obras importantes no município, marcaram presença no evento junto de prefeitos como Jorge Derbli de Irati e Marcelo Leite de Guamiranga, além do vice prefeito de Guarapuava, Samuel Ribas, e lideranças locais. Shows e o festival de música SapeCanção fizeram a diferença no evento, além da Olimpíada do Agricultor.

Linha de frente

Informações de cocheira dizem que o comandante geral da campanha do governador Ratinho Junior à reeleição será o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara. E “segundo me foi dito”, Norberto escalou Hussein Bakri, Beto Preto e Agustinho Zuchi como defensores oficiais do governador. A função deles será de entrar nos meios de comunicação para rebater qualquer crítica que seja feita ao governador. Ataques que já são esperados durante a campanha. Isso mostra que tanto Hussein como Beto Preto têm papel relevante na campanha. E para a defesa, é convocado somente quem dá conta do recado. Na foto Hussein está com Leandro Jasinski em Rio Azul, onde entregou Caixas D’água na quarta (15).

Está pronto

O deputado Nelson Justus informou a este colunista, que o processo que tramita no Governo do Estado para a criação da 10º Subgrupamento Independente de Corpo de Bombeiros de Irati já tem todos os pareceres favoráveis para sua criação. Resta apenas uma demanda orçamentaria para ser definida e, segundo o deputado, após isso, segue o decreto para assinatura do governador. A expectativa é que seja resolvido ainda antes do período eleitoral. Até porque, é uma notícia muito importante para nossa região.

ExpoTexas

O prefeito Lula está arrebentando na programação da 8ª ExpoTexas. Uma festa que começou tímida está se tornando uma das maiores festa com shows gratuitos da região. Lula está trazendo quatro shows nacionais entre 14 e 17 de julho. Todas as noites terá rodeio em touros, prova do tambor, parque de diversão e shows nacionais. Programação de patrão para a primeira festa pós-pandemia de Teixeira Soares.

Parcerias

Dentre as parcerias que dão certo, o prefeito Jorge Derbli abre espaço também para o ex-secretário de Infra, Sandro Alex, que é um dos quatro deputados que terá uma fatia do grupo de Derbli em sua campanha. Sandro é deputado federal pelo PSD e vai a reeleição na mesma sigla. A foto é na última semana em Irati.

"10"

Número de leitos de UTIs liberados para Prudentópolis

Quebra de decoro

A quebra de decoro está sendo uma constante em algumas Câmaras da região. Prudentópolis, Imbituva e Rio Azul têm situações que já levam, na pior das hipóteses, uma análise mais incisiva sobre a quebra de decoro. Penas que os legislativos não tomam atitude nenhuma para corrigir a postura dos edis delituosos que está desprestigiando as casas legislativas. Mas em Prudentópolis, por exemplo, o vereador tem colocado desinformação a população.

“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”. – Platão

Aposta

Durante a transmissão de cargo do prefeito Celso Kubaski para o vice, Zaqueu Bobato, na última sexta (10), o prefeito Celso deixou claro uma vontade, misturada com premonição. “Não sei o momento específico, mas o Zaqueu e o Élcio Galvão estão preparados e serão prefeito e vice de Imbituva”. Kubaski não faz cerimônia ao elogiar a capacidade política e administrativa de Zaqueu e Galvão e vê neles potenciais comandantes do executivo local.

Dobradas

Quem esteve fazendo visitas na região foi o deputado Artagão Junior (PSD) e o pré-candidato a deputado federal Newton Bonim (UB). Eles estiveram em Teixeira Soares com Ivanor Muller e também em Irati fazendo contato com o farmacêutico Amilton Komintski. Ainda em Rebouças, estiveram com o ex-prefeito Claudemir e o vereador João Kozaki, além do ex vice-prefeito Antonio Padilha. Bonim é empresário de sucesso e fundador da BeautyColor.

Inaugurou

O secretário de Saúde do Paraná, Cesar Augusto Neves Luiz, esteve em Prudentópolis na quarta (15) para inaugurar a instalação de 10 UTIs na Santa Casa do município. A implantação aconteceu, segundo o prefeito Osnei, devido ao apoio do presidente da Assembleia, Ademar Traiano, e o apoio do secretário à época, Beto Preto, e do deputado Sandro Alex. Para o presidente da Câmara, Lucas Sanches, que acompanhou a instalação, o município viverá outro momento após a instalação das UTIs.